As melhores praias e locais para banhos na Ilha do Faial

Publicidade

Na Ilha do Faial encontra várias opções de praias e piscinas naturais para desfrutar da sua estadia. A maioria das praias e locais para banhos estão preparadas para receber os visitantes, possuindo o mínimo de infraestrutura de apoio para atender as suas necessidades.

Confira as melhores praias e locais para banhos na Ilha do Faial.

Praia do Almoxarife

Praia do Almoxarife - Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart via Turismo da Horta

A Praia do Almoxarife é uma das praias mais bonitas da ilha. Está localizada na Horta, na freguesia do Almoxarife. Possui um areal extenso e negro e uma óptima infraestrutura de apoio ao visitante. Possui uma vista espetacular para a Ilha do Pico e é muito frequentada por jovens e famílias pelas boas condições que apresenta.

Publicidade

Praia da Conceição

Praia da Conceição, Faial - Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

A Praia da Conceição, também chamada de Praia da Alagoa, está localizada na baía da Horta, na freguesia da Conceição. O areal da praia é de coloração castanho escuro e muito macia. A praia possui uma bela localização, possuindo uma bela vista para a Marina da Horta e da Ilha do Pico.

Localização no Mapa

Praia da Fajã (Praia do Norte)

Praia da Fajã - Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart via Turismo da Horta

A Praia da Fajã ou Praia do Norte está localizada no norte da ilha. O mar é muito agitado, deste modo, possui óptimas condições para a prática de surf.  A praia é de grande beleza, contrastando o tom escuro da areia e rochas vulcânicas com o verde da vegetação ao redor.

Localização no Mapa

Praia de Porto Pim

Verão
Verão
Fotografia de Rui Simas

A Praia de Porto Pim está localizada na baía de Porto Pim, na cidade da Horta. Esta praia foi povoada pelos primeiros povoadores da ilha no século XV. Ela se destaca por sua beleza natural e por estar próximo do Monte da Guia. A praia possui um extenso areal, com areia fina, águas cristalinas e com temperaturas muito agradáveis.

A Praia de Porto Pim apresenta boas condições para a prática de windsurf e mergulho e possui boas infraestruturas de apoio ao visitante.

Localização no Mapa

Publicidade

Piscinas de Castelo Branco

As Piscinas de Castelo Branco foram formadas pelos recortes das formações rochosas e é um óptimo local para relaxamento e lazer entre amigos e familiares. As águas são sempre renovadas e possui equipamentos de apoio ao visitante, dispondo de vestiários, zona de merendas e parque infantil.

Localização no Mapa

Piscinas Naturais do Varadouro

Varadouro - Faial, Açores

(C) Helder Afonso

As Piscinas do Varadouro estão localizadas na costa ocidental da ilha, na Fajã do Varadouro. O local possui boa infraestrutura de apoio ao visitante e o mesmo pode optar por ficar nas tranquilas piscinas naturais ou dirigir-se para o mar que fica logo ao lado. A praia possui uma bela vista para o Morro de Castelo Branco.

Localização no Mapa

Porto do Comprido

Praia do Comprido - Faial, Açores

(C) Paulo H. Silva / STARAM via Turismo da Horta

O Porto do Comprido está localizado na freguesia do Capelo, próximo ao Vulcão dos Capelinhos. As suas águas são cristalinas e mornas. São formadas por rochas basálticas.

Localização no Mapa

Porto da Eira

Porto da Eira - Faial - Açores

via mapio.net

O Porto da Eira está localizado na freguesia dos Cedros. É um local pequeno cercado por rochas negras. O contraste com o azul do mar destaca ainda mais a beleza do lugar. O Porto da Eira não possui Bandeira Azul (dada a sua localização a norte e pelo mar bravo),  porém as suas águas possuem uma temperatura agradável.

Pela sua ondulação e pela possibilidade de encontrar alforrecas no mar, é preciso muita atenção ao entrar na água. O local possui alguma infraestrutura de apoio ao visitante com restaurante, balneários e algumas estruturas de lazer.

Localização no Mapa

Porto da Ribeirinha / Porto da Boca da Ribeira

Porto da Ribeirinha - Faial, Açores

(C) Turismo da Horta

O Porto da Ribeirinha é também conhecido como o Porto da Boca da Ribeira. O Porto oferece uma vista privilegiada para a ilha do Pico e possui boas infraestruturas de apoio ao visitante com balneários, zona de merendas, churrasqueiras, bar e um espaço para acampamento.

Localização no Mapa

Poça da Rainha

Poça da Rainha - Faial - Açores

(C) Néri Goulart via Turismo da Horta

A Poça da Rainha está localizada na freguesia da Feteira. Ela está rodeada por rochas basálticas e é um excelente local para mergulho e prática de snorkeling. O local possui acesso ao mar, além de dispor de balneários e duches.

Localização no Mapa

Porto do Salão

Porto do Salão, Ilha do Faial

DiscoverFaial

O Porto do Salão fica localizado na costa norte, sendo um antigo porto de pesca e de baleação. Esta zona balnear não é vigiada durante a época balnear. Este é um excelente local para a prática de snorkeling.

Localização no Mapa

Praia da Feteira

Praia da Feteira - Faial, Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

A Praia da Feteira está localizada na freguesia da Feteira, no concelho da Horta. A praia possui um areal de pequena extensão e de coloração castanha escura. Suas origens vulcânicas estão presentes nas rochas negras originadas pelos corrimentos das lavas que adentraram ao mar. O local possui um parque de campismo e local para piqueniques.

Localização no Mapa


A Ilha do Faial é belíssima e possui muita beleza natural, desfrute das várias opções para banhar-se e aproveitar o verão açoriano.

Actividades populares nos Açores: