Morro de Castelo Branco – Ilha do Faial

O Morro de Castelo Branco está localizado no concelho da Horta, na Ilha do Faial. Este é um domo vulcânico formado há cerca de dez mil anos e está ligado à Ilha do Faial por uma estreita faixa de terra.

Devido à sua importância e interesse geológico é um dos atrativos mais importantes da freguesia que recebe o mesmo nome, Castelo Branco.

Morro de Castelo Branco - Faial, Açores

(C) Paulo Silva / SIARAM

Características

O Morro de Castelo Branco é uma reserva natural que é formada por diversos estratos geológicos resultantes de uma erupção vulcânica costeira ocorrida há cerca de 30 mil anos.

Morro de Castelo Branco, Faial, Açores

(C) Azores.gov.pt

O seu nome está relacionado com o seu formato, que faz lembrar um castelo e também pela sua cor branca nas paredes.

Este está coberto por piroclastos pomíticos (pedra pome) vindos do vulcão da Caldeira. A coloração esbranquiçada típica do morro vem da rocha traquítica.

Acesso

Morro de Castelo Branco - Faial, Açores

(C) Turismo Horta / CMHorta

O acesso pode ser realizado de carro ou a pé. Se preferir de carro, é possível estacionar junto à rocha. Se optar por uma caminhada pode realizar o trilho pedestre que começa junto à estrada regional e que leva até a costa sul em direção ao Morro de Castelo Branco.

Trilho Pedestre

O trilho pedestre até ao Morro de Castelo Branco é de categoria fácil e possui 4 quilómetros, levando cerca de 1 hora e meia para ser finalizado.

O trilho está parcialmente inserido em área protegida e leva o visitante até a Reserva Natural do Morro de Castelo Branco. Este começa junto à estrada regional e passa por um caminho de terra. Durante o trajecto o visitante passa por alguns campos até chegar à costa de onde se observa o grandioso morro.

Morro de Castelo Branco, Faial, Açores

(C) Azores Geopark

No caminho passará pela Gruta das Anelares, um tubo vulcânico de cerca de 35 metros. Este local não é possível de se visitar, já que apresenta dificuldade de exploração. Quando chegar à costa poderá observar o Morro de Castelo Branco, porém é preciso atenção ao subir ao morro devido aos perigos no acesso.

Informação completa do trilho: clique aqui

Fauna e Flora

Devido às suas características geofísicas e também pelo facto de ser um local mais isolado, o Morro de Castelo Branco é muito procurado por aves marinhas que vão até o local fazer ninhos. O local apresenta uma grande variedade de plantas e animais.

Vista Faial - Açores

(C) Paulo Silva / SIARAM

Localização no Mapa

O Morro de Castelo Branco é um local lindo na costa da Ilha do Faial e é de fácil acesso. É um local de paragem obrigatória para quem visita a ilha, além da beleza natural do local e arredores é um ótimo lugar para observar as aves que pousam por lá.


Avalie este conteúdo