Praias e Zonas Balneares na Ilha de Santa Maria

Publicidade

A Ilha de Santa Maria situa-se no extremo sudeste dos Açores e é conhecida também como a Ilha do Sol. Esse apelido deve-se à sul localização, tendo um clima mais quente e seco em comparação com as restantes ilhas que constituem o arquipélago.

E porque quando há Sol e tempo quente, os banhistas e amantes de praias, querem precisamente desfrutar de belas praias e zonas balneares. Confira abaixo as principais praias e zonas balneares de Santa Maria – Açores.

Praia Formosa

Situada em Almagreira, na Vila do Porto, a Praia Formosa é uma das praias mais raras em todo o arquipélago, com areias claras e muito puras. Nas restantes praias da região, a areia preta provocada por eventos vulcânicos acaba por dominar.

Muito indicada para quem gosta de nadar, as águas límpidas e pouco profundas são procuradas pelos turistas. Há 25 anos, a Praia Formosa acolhe anualmente o Festival Maré de Agosto, um importante evento musical.

Praia Formosa - Santa Maria - Açores

Publicidade

Praia Formosa é uma das praias mais conhecidas e bonitas da ilha. Como mencionado anteriormente, a sua areia rasa e quase com um quilómetro de extensão destacam-se. As águas são límpidas, quentes, o que a torna um dos melhores locais para banhos do arquipélago.

A praia também oferece boas condições para a prática de desportos náuticos, sendo que os surfistas e bodyboarders podem frequentemente ser avistados nas suas águas. A Praia Formosa oferece boa acessibilidade para os turistas. Estacionamento, casa de banho, duces, bar e instalações para pessoas com mobilidade reduzida.

Existe também um parque de campismo no final da praia, adequado para quem pretende ficar mais tempo na zona à procura de locais mais baratos e opções de aventura.

Localização no Mapa

Publicidade

Praia de São Lourenço

Nascer do Sol São Lourenço, Santa Maria, Açores

No nordeste da Ilha de Santa Maria, a Praia de São Lourenço atrai turistas com o seu magnífico formato de anfiteatro, que a torna uma paisagem única.

Para todos os entusiastas da fotografia, aprecie a bela vista da baía do alto. Como reserva natural, possui diversas espécies de plantas endémicas, além de habitats para aves marinhas como o cagarro.

Praia de areia, águas mornas e claras. Há todas as necessidades para os turistas, incluindo bares, chuveiros e banheiros. Vale a pena conhecer a praia de São Lourenço, um cenário único!

Localização no Mapa

Publicidade

Baía dos Anjos

Baía dos Anjos, Ilha de Santa Maria, Açores

A Baía dos Anjos possui um belo complexo, sendo a principal atracção deste local a sua piscina natural, considerada uma das melhores da ilha. Ao chegar aos Anjos, a capela de Nossa Senhora dos Anjos, do século XV, destaca-se pela sua simplicidade e história.

Destaca-se também a igreja Hermida do Pilar, do século XVIII, que possui um charmoso altar de pedra barroca. Outra atração histórica em Anjos é o arco da capela original, onde Cristóvão Colombo orou após retornar de uma viagem aos Estados Unidos em 1493. Vale a pena visitar este sítio histórico e desfrutar da sua zona balnear.

Localização no Mapa

Piscina Natural da Maia

Piscina da Maia
Piscina da Maia
Fotografia de Carla Dias

Está localizada na costa sudeste da Ilha de Santa Maria. A piscina natural da Maia é um lugar encantador com casas brancas e portas, janelas e cantos verdes, fazendo com que todos os visitantes se sintam tranquilos e relaxados.

Publicidade

A principal característica deste local é a beleza natural envolvente, pois se situa no sopé da falésia, formando uma bela baía classificada como reserva natural. Um dos atrativos que mais atraem os turistas é a piscina natural de águas calmas e paisagens naturais de tirar o fôlego.

Para quem gosta de conforto e tranquilidade, a piscina natural da Maia é a escolha ideal, tendo as colinas verdes e o azul como o oceano.

Veja também: Baía da Maia 

Localização no Mapa

 

Gostava de praticar snorkel na Ilha de Santa Maria? Veja esta actividade e reserve online

Outros locais a não perder em Santa Maria

Farol Gonçalo Velho
Vista para o Farol da Maia (Farol de Gonçalo Velho)
Vista para o Farol da Maia (Farol de Gonçalo Velho)
Fotografia de Carla Dias

O Farol Gonçalo Velho, localizado em Ponta do Castelo, Espírito Santo, foi inaugurado em 15 de novembro de 1927 e leva o nome do navegador que descobriu a ilha. A sua estrutura arquitectónica é muito interessante. Contém uma torre de alvenaria com 14 metros de altura e 114 metros de altitude.

As lanternas vermelhas instaladas na cauda da torre têm um brilho de 54 quilómetros e podem ser vistas em diversos pontos da ilha à noite. Além da sua história, também proporciona excelente visibilidade da região e pode tirar lindas fotos.

Cascata do Aveiro
Cascata do Aveiro
Cascata do Aveiro
Fotografia de Bárbara Silva

Situa-se na costa sudeste, a Cascata de Aveiro é considerada um dos locais mais bonitos da ilha, com cerca de 100 metros de altura. Na Cascata do Aveiro, os visitantes irão desfrutar de uma visita à Ribeira do Aveiro, rodeada de belezas naturais e belas vistas panorâmicas. Poderá conhecer a zona a pé para melhor perceber as vantagens deste local, cuja beleza tem atraído a atenção de profissionais e entusiastas da fotografia de todo o mundo. Outra atração são os patos que moram aqui.

Pico Alto

Vista Pico Alto - Santa Maria

Publicidade

O Pico Alto é o ponto mais alto da bela Ilha de Santa Maria, a cerca de 590 metros acima do nível do mar. O Pico Alto proporciona uma vista panorâmica maravilhosa.

Os percursos pedestres que conduzem ao ponto mais alto são fascinantes, rodeados por florestas naturais especialmente protegidas pelo Governo dos Açores, e existem miradouros naturais que permitem avistar a ilha de diferentes ângulos. O percurso começa no parque de estacionamento do Pico Alto.


 


Promoções de Viagens para os Açores