Pico Alto – Ilha de Santa Maria

Localizado na Ilha de Santa Maria, freguesia de Santa Bárbara, concelho da Vila do Porto, arquipélago dos Açores, o Pico Alto é considerado o ponto mais elevado da ilha e os seus miradouros são óptimos para visualizar toda a beleza desta ilha.

Dependendo da visibilidade do dia, avista-se também a bela ilha vizinha de São Miguel.

O Pico Alto possui 590 metros de altura e no seu cume é possível ter um ângulo fantástico de 360º sobre a Ilha de Santa Maria. Dependendo da humidade dos ventos, podem formar-se nuvens à volta do pico e isso acaba por dificultar a vista.

Pico Alto - Santa Maria, Açores
Fotografia de Carlos Cruz

Por isso, faça uma pesquisa sobre as condições meteorológicas para melhor aproveitar o passeio e as paisagens. No entanto, ressalta-se que as nuvens fazem um diferencial e trazem uma sensação incrível.

A natureza da Ilha de Santa Maria chama bastante atenção quando vista do Pico Alto. Vai poder respirar ar puro, observar a vegetação abundante paralela a uma costa árida de plano relevo e todo o mar azul que os rodeia. É um momento único de relaxamento para a alma.

Não deixe de fazer uma caminhada até o Pico Alto e tirar fantásticas fotografias desta paisagem maravilhosa dos Açores.

Veja também: Poço da Pedreira – Ilha de Santa Maria

Pico Alto - Santa Maria, Açores
Fotografia de Carlos Cruz

História do Pico Alto

O Pico do Alto tem origem vulcânica, com uma cobertura vegetal magnífica e a floresta laurissilva, com algumas espécies endémicas da região. A Vila do Porto é o único local dos Açores onde os solos possuem formações de origem sedimentar, encontrando assim variedades de fósseis de moluscos, bem como outras espécies de maior porte.

Apesar de grande parte do território da Ilha de Santa Maria já ter sido explorado pelo homem no decorrer da sua história, ainda é possível localizar algumas espécies nativas na região do Pico Alto, como a urze, a queiró, o louro e o zimbro.

Vale destacar as “Casamatas do Pico Alto”, que fazem parte da formação histórica da região, criadas entre os anos de 1956 e 1957, durante a Guerra Fria, na sequência da constituição do Pacto de Varsóvia de 1955, com a finalidade de abrigar uma estação de radar, cuja responsabilidade era da Força Aérea Portuguesa. Atualmente estão desativadas e em mau estado de conservação, servindo apenas como transmissões radiofónicas.

Pico Alto - Santa Maria
Fotografia de Carlos Cruz

Atração e Trilho Pedestre

A principal atração é fazer o trilho até o Pico Alto, caminhando entre a exuberante flora de Santa Maria, ao lado de pastos com vacas, em área considerada de proteção. Vai poder conhecer diversos miradouros para apreciar de diferentes perspectivas as paisagens da ilha. Não se esqueça da máquina fotográfica!

Vista Pico Alto - Santa Maria
Fotografia de Dreizung

É no parque do estacionamento do Pico Alto que se inicia o trilho. Em seguida, há uma escadaria próximo de um edifício militar, que lhe leva até ao ponto mais alto da Ilha de Santa Maria, onde cada detalhe vale a pena.

Outra opção, partindo do ponto inicial, será seguir pela zona florestal em direção ao norte. Irá encontrará árvores de grande porte, como a Criptoméria, que cobre grande parte do Pico Alto, além de outras vegetações endémicas, como o Folhado e a Uva-da-Serra.

Há vários trilhos disponíveis na ilha, coloque um calçado confortável e aproveite para caminhar! É uma experiência única!

Desastre aéreo de 1989

Durante os trilhos, irá encontrar um monumento erguido em memória do trágico acidente aéreo que ocorreu em 1989 no Pico Alto, vitimando 144 pessoas,  passageiros e membros da tripulação. O impacto aconteceu a 546 metros de altitude, no momento em que a aeronave se manobrava para aproximação da pista de aterragem.

Pico Alto - Santa Maria, Açores
Fotografia de Carlos Cruz

Localização no Mapa

Vídeo Pico Alto

Desfrute da sua estadia na Ilha de Santa Maria, explore o Pico Alto!