Cascata do Aveiro – Santa Maria

A Cascata do Aveiro, situada no Lugar da Maia, freguesia de Santo Espírito, concelho de Vila do Porto na Ilha de Santa Maria é considerada uma das atrações mais interessantes da ilha, muito desejada e procurada também pelos amantes de fotografia, devido à bela cascata de aproximadamente 100 metros de altura.

Os patos que vivem na lagoa formada na base do local, deixando a região mais agradável, são igualmente um dos pontos de atracção de quem visita este local. Além disso, o espaço conta com uma área para merendas, uma óptima opção para fazer um lanche e desfrutar de toda a natureza à sua volta. Momentos de paz e tranquilidade, onde se prevalece apenas o barulho das águas!

Ao visitar a Ilha de Santa Maria, não deixe de conhecer a linda Cascata do Aveiro e encantar-se com este espetáculo proporcionado pela natureza. Aproveite!

Cascata do Aveiro - Santa Maria - Açores

História da Cascata do Aveiro

Na zona sudoeste da Ilha de Santa Maria, a Cascata do Aveiro é mais um ponto turístico que faz parte da história dos Açores, sendo classificada como uma das maiores de Portugal. As águas da cascata desfazem-se no ribeiro, depois passam sob uma ponte e, por fim, chegam ao mar, que se encontra muito próximo.

O lago dos patos surgiu a partir da criação de algumas espécies no local pelas próprias pessoas que por lá passavam. Atualmente, vivem na localidade e são controlados e alimentados pela população vizinha.

A Cascata do Aveiro é um sítio de importância geológica na zona de veraneio da Maia, que conta com poucas casas. A região está na encosta de uma falésia, formando uma atraente baía e pertencente a uma área de Reserva Natural, importante para preservação do meio ambiente, derrubado no passado para dar espaço à agricultura.

Aos interessados em geologia, certamente não podem deixar de ir à Cascata do Aveiro. A sua formação geológica é impressionante, cada detalhe deve ser contemplado.

Pitoresca freguesia da Maia, Ilha de Santa Maria
Pitoresca freguesia da Maia, Ilha de Santa Maria
Fotografia de Carla Dias

Atração

Para chegar até à Cascata do Aveiro, o ideal é realizar o trilho pedestre, aproveitando cada instante dentro da beleza da Ilha de Santa Maria, bastante rica na sua vegetação. No entanto, é possível realizar o trajeto de automóvel, pela estrada da Maia até o ponto final destinado para estacionamento.

O percurso da Ribeira do Aveiro oferece ao visitante vistas panorâmicas sensacionais, possibilitando o visual da queda de água e das lagoas por ela formadas.


Sugestões:

  • Os patos que vivem na Cascata do Aveiro adoram pão. Leve alguns pedaços para deixá-los felizes!
  • No inverno, o volume das águas aumentam, tornando a cascata ainda mais fascinante, vale a pena conferi-la nesta estação do ano.

Localização no mapa

Vídeos