Mapa dos Açores

O Mapa dos Açores foi surgindo e crescendo de forma gradual desde os anos 1325 e 1439, onde foi representado em vários portulanos e atlas. Mas foi efetivamente em 1584 que surgiu o primeiro mapa com todas as ilhas que compõem o arquipélago. Veja o mapa completo e abaixo em detalhe, por ilha.

Mapa dos Açores

O Arquipélago dos Açores situa-se em pleno Oceano Atlântico e faz parte da região da Macronésia, onde estão igualmente inseridas a Madeira, Canárias, Cabo Verde e Noroeste Africano.

Dividido em três grupos, os Açores são compostos por 9 ilhas que totalizam uma superfície de 2 329,67 km2.

Grupo Oriental: Santa Maria (97 km2) e de São Miguel (747 km2);
Grupo CentralTerceira (397 km2), Graciosa (61 km2), São Jorge (238 km2), Faial (173 km2) e Pico (447 km2);
Grupo Ocidental: Flores (143 km2) e do Corvo (17 km2);

Abaixo veja o Mapa dos Açores dividido pelas 9 Ilhas dos Açores.

Santa Maria

Santa Maria – Recortada por baías profundas, a ilha de Santa Maria tem 97,42 Km2 de superfície, com 17 km de comprimento e 9,5 km de largura máxima. A um planalto de baixa altitude segue-se uma área acidentada que tem no Pico Alto, com 590 m., a maior altitude.

São Miguel

São Miguel é a maior ilha dos Açores, mede 90 km de comprimento e 8-15 km de largura. Ocupa uma superfície que ronda os 747 Km2, divididos por 6 concelhos diferentes: Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste. São Miguel é também conhecida como ilha Verde, devido às suas pastagens infinitas.

Terceira

Como indica o seu nome, foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta, depois de Santa Maria e de São Miguel. A ilha Terceira tem aproximadamente 29 km de comprimento e 18 km de largura, medindo o seu perímetro 90 km e tem uma área de 402,2 km2. O ponto mais alto da ilha está a uma altitude de 1022 m e situa-se na Serra de Santa Bárbara, no lado Oeste.

Graciosa

A Ilha Graciosa, pertence ao Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Tem uma área de 60,84 km2 e uma população de 5500 habitantes. Mede 10 km de comprimento e 7 km de largura.


São Jorge

A Ilha de São Jorge, situa-se no centro do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, separada da Ilha do Pico por um canal de 15 km. São Jorge tem 56 km de comprimento e 8 km de largura, sendo a sua área total de 246, 25 km2. A costa, escarpada e quase vertical, sobretudo a norte, é interrompida por pequenas superfícies planas costeiras – as fajãs.

Pico

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, e dista da Ilha do Faial 8,3 km e da Ilha de São Jorge dista 15 km. Tem uma superfície de 447 km. Mede 42 km de comprimento e 20 km de largura. Deve o seu nome a majestosa montanha vulcânica (P Montanha do Pico). É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros de altitude.

Faial

Situada no extremo ocidental do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, a Ilha do Faial está separada da Ilha do Pico por um estreito de 8,3 km (ou 4,5 milhas náuticas) de largura – o Canal do Faial. Tem uma área de 172,43 km². Em 1924, Raúl Brandão chamou-a de “Ilha Azul” devido à grande quantidade de hortênsias.

Flores

A Ilha das Flores situa-se no Grupo Ocidental e ocupa uma área de 141,7 km2, na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias.
O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. As Flores são uma das mais belas ilhas dos Açores.

Corvo

A ilha do Corvo é a menor das ilhas do Arquipélago dos Açores.
Com uma área de 17,2 Km2, 6,5 km de comprimento e 4 km de largura, a Ilha do Corvo é formada por uma única montanha vulcânica extinta – o Monte Gordo, coroado com uma ampla cratera de abatimento chamada localmente de Caldeirão.

O primeiro Mapa dos Açores

Este foi o primeiro mapa do Arquipélago dos Açores por Abraham Ortelius (cartógrafo e geógrafo flamengo) e Luís Teixeira (cartógrafo português). Algumas curiosidades podem ser vistas na imagem abaixo:

Mapa dos Açores em 1584

Mapa interativo

Agora que ficou a conhecer em detalhe o Mapa dos Açores considere partilhá-lo: