Locais a visitar em Lagoa – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 9 minutos | Ilha de São Miguel

Publicidade

A Lagoa é uma cidade na costa sul da Ilha de São Miguel e constituída por 5 freguesias: Água de Pau, Cabouco, Nossa Senhora do Rosário, Ribeira Chã e Santa Cruz.

Começou a ser povoada logo depois da Ilha de São Miguel ter sido descoberta, tendo os seus fundadores se estabelecido na zona onde hoje é a Igreja de Santa Cruz e junto a uma lagoa existente ali. Daí provém o seu nome. A partir do Porto dos Carneiros chegaram os primeiros animais domésticos à Ilha, como gado e carneiros.

Cidade de Lagoa
Cidade de Lagoa
Fotografia de ByAçores

Em 1522 a Lagoa foi elevada à Vila e naquela época era considerada uma das melhores regiões agrícolas da ilha de São Miguel e o seu porto tinha uma papel fundamental na exportação de trigo e peixe. A introdução e posterior exportação da laranja fez a Vila da Lagoa e Água de Pau prosperarem.

Publicidade

No século XIX começaram a surgir as primeiras fábricas de cerâmica e destilação de álcool e no século XX surgiram novas fábricas de óleo vegetal, sabão e de ração para animais.

Farol da Caloura
Farol da Caloura
Fotografia de Lchacal

A Lagoa foi elevada a cidade em 2012 e conta com diversos espaços culturais educativos como o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, o Núcleo Museológico da Ribeira Chã e a Mercearia Central – Casa Tradicional. Na região também é possível visitar um dos maiores complexos de piscinas da Ilha de São Miguel: as Piscinas Municipais da Lagoa.

Publicidade

Veja abaixo os locais a não perder durante a sua estadia:

Piscinas Municipais da Lagoa

Piscina Municipal da Lagoa
Piscina Municipal da Lagoa
Fotografia de Lchacal

As Piscinas Municipais da Lagoa ficam localizadas na freguesia do Rosário e oferecem agradáveis momentos de lazer e desportivos. O complexo é considerado um dos melhores de toda a Ilha de São Miguel e abriga uma piscina coberta, algumas piscinas naturais, uma piscina natural semiolímpica, piscinas para crianças e infraestrutura de apoio com vestiários e bar.

Publicidade

Piscina Municipal da Lagoa
Piscina Municipal da Lagoa
Fotografia de Lchacal

O local conta também com um Spa, uma piscina de hidroginástica, jactos de água e um jacuzzi para fins de lazer e terapia.

Cerâmica Vieira

Cerâmica Vieira I
Cerâmica Vieira I
Fotografia de ByAçores

A Cerâmica Vieira foi fundada em 1862 por Bernardino da Silva e mantém-se na família desde então. É um local de paragem obrigatória para todos que visitam a Lagoa.

Cerâmica Vieira III
Cerâmica Vieira III
Fotografia de ByAçores

O processo de fabrico artesanal é mantido desde o início e os visitantes podem acompanhar todos as fases do processo de confecção das louças e azulejos. Há também uma loja onde podem ser adquiridos as “Louças da Lagoa”.

Caloura

Piscina e costa da Caloura
Piscina e costa da Caloura
Fotografia de ByAçores

A Caloura é uma pequena e elegante freguesia localizada no Vale de Cabaços, Vila de Água de Pau na Lagoa. Costuma receber muitos visitantes no verão em função da sua magnífica costa azul e piscinas naturais localizadas ao lado do mar, além de uma excelente vista panorâmica.

Publicidade

Cercado de natureza exuberante, é um local perfeito para relaxamento e um ótimo banho.

Parque Chã da Macela

A Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela ocupa uma área total de 28 hectares. No seu ponto mais elevado encontra-se um miradouro que proporciona uma vista magnífica da zona central da Ilha de São Miguel, com os seus pequenos cones vulcânicos e as pastagens verdejantes.

No passeio além de apreciar a paisagem belíssima e exuberante vegetação, o visitante pode admirar os inúmeros animais que vivem ali e ter mais informações sobre as espécies no Centro de Divulgação Cinegética da Macela. Pode-se observar de perto e de forma didática o coelho, a codorniz, a perdiz-cinzenta, a perdiz-vermelha, os patos, o pombo-da-rocha, a galinhola e a narceja.

Mapa do Parque

Horário

De 31 de Março a 31 de Maio
Segunda a Sexta-Feira: 08h00 às 19h00
Fins-de-semana e Feriados: 10h00 às 19h00

Publicidade

De 1 de Junho a 15 de Setembro
Segunda a Sexta-Feira: 08h00 às 20h00
Fins-de-semana e Feriados: 10h00 às 20h00

De 16 de Setembro a 31 de Outubro
Segunda a Sexta-Feira: 08h00 às 19h00
Fins-de-semana e Feriados: 10h00 às 19h00

1 de Novembro a 30 de Novembro
08h00 às 18h00

1 de Dezembro a 31 Janeiro
Segunda a Sexta-Feira: 08h00 às 16h00
Fins-de-semana e Feriados: Encerrado

1 de Fevereiro a 30 Março
08h00 às 18h00

Porto dos Carneiros

Porto da Lagoa / Porto dos Carneiros
Porto da Lagoa / Porto dos Carneiros
Fotografia de Lchacal

O Porto dos Carneiros também é conhecido como Porto da Lagoa e estabelece ligações com outros pontos da Ilha de São Miguel. A sua fundação é bem antiga sendo que no século XVIII já existia o Forte da Vila da Lagoa, com o intuito de proteger as embarcações que ali chegavam.

Publicidade

O Porto dos Carneiros recebe anualmente o Festival Lagoa Bom Porto, que é a festa em homenagem a São Pedro Gonçalves Telmo. O festival apresenta excelente gastronomia, música e atividades náuticas.

Convento dos Franciscanos

O Convento dos Franciscanos é um belíssimo património arquitectónico construído pela Ordem dos Frades Menores, entre o século XVII e o século XVIII. O seu edifício em estilo barroco é carregado de significado e simbolismo e possui um jardim anexo.

No seu interior há uma única nave e no seu altar-mor de talha dourada há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Pisão (zona de merendas) / Miradouro do Pisão

Caloura, Vista Miradouro do Pisão
Caloura, Vista Miradouro do Pisão
Fotografia de ByAçores

O Miradouro do Pisão está localizado na freguesia da Ribeira Chã e oferece uma vista deslumbrante sobre o porto da Caloura e a costa sul da ilha de São Miguel. Situado a meio de paisagens montanhosas, penhascos e belas praias de areia dourada, há também um merendário equipado com cobertos e churrasqueiras que podem ser usados para apreciar uma refeição saborosa.

Este miradouro oferece vistas para ambas as direções, tendo o mar ao fundo.

Merendário e Praia da Baixa D’Areia

A Praia da Baixa D’Areia fica localizada na freguesia de Água de Pau, próxima à zona da Caloura. O seu areal conta com cerca de 100 metros de extensão e areia muito fina. Na sua recente requalificação criou um agradável espaço de lazer e merendário.

Praia da Caloura
Praia da Caloura
Fotografia de Bruno Sousa

Além do melhoramento ao acesso da praia, foram construídos espaços cobertos com grelhadores, instalações sanitárias, balneários e estacionamento. O local propicia bons momentos de lazer e relaxamento, com um delicioso banho de mar no verão.

Veja também: As melhores praias na Ilha de São Miguel >

Publicidade

Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores

O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores dedica-se à divulgação da vulcanologia, da sismologia, da geotermia e dos geoambientes dos Açores. Além da divulgação para o público em geral e para as escolas, o OVGA também possui laboratórios de pesquisa científica e é uma entidade editatorial.

A sede notarial do OVGA fica em Ponta Delgada, mas tanto os seus pavilhões exposicionais quanto os seus laboratórios situam-se na Avenida Vulcanológica, no município da Lagoa. No OVGA o visitante encontrará A Casa dos Vulcões, a biblioteca de vulcanologia e a Ecoteca da Lagoa. Equipamentos modernos permitem “viagens geológicas” e acesso a acontecimentos vulcanológicos em todo o mundo.

Horários

Segunda a sexta-feira

  • 9:30 às 12:30 – Escolas, universidades, associações e IPSS’s (grupos com marcação prévia obrigatória)
  • 14:30 | 15:30 | 16:30 – Visitas guiadas para o público em geral (sem necessidade de marcação prévia)

Encerrado aos fins-de-semana e feriados, salvo marcações acordadas previamente com a Direção, incluindo viagens/saídas de campo vulcanológicas

Preço

  • Crianças até 10 anos – gratuito
  • IPSS’s, escolas, docentes, discentes e sócios do OVGA – gratuito
  • Público em geral – 2.5€/pessoa

Mercearia Central – Casa Tradicional

O núcleo museológico Mercearia Central – Casa Tradicional fica localizado na Vila de Água de Pau. O edifício que é referência cultural e turística, foi fundado no século XIX e ampliado no século seguinte com a construção de mais um andar.

No piso térreo está a mercearia, que conta com a divulgação de produtos regionais, como peças de cerâmica, iguarias gastronómicas e artesanato. No andar superior está a residência dos antigos proprietários, agora transformado em museu e mostrando a vivência doméstica de uma pequena família local.

Horário

Segunda a sexta feira:

No Inverno (1 de outubro a 29 de março) – 9h30 – 13h00 | 14h00 – 17h30
No Verão (30 de março a 30 de setembro) – 10h00 – 13h30 | 14h30 – 18h00.

Contactos

Mercearia Central – Casa Tradicional
Praça da República n.º 1-3
9560 Água de Pau
Telefone: 296 913 718 / 96 25 81018

Núcleo Museológico da Ribeira Chã

O Núcleo Museológico da Ribeira Chã é constituído pelo Museu de Arte Sacra e Etnografia, Casa Museu Maria Anjos Melo e o Quintal Etnográfico. O núcleo é uma das heranças deixadas pelo Padre João Caetano Flores e representa belíssimos exemplares da cultura e memória do povo da Lagoa.

Publicidade

No Museu de Arte Sacra é possível admirar peças religiosas de grande valor histórico. No Quintal Etnográfico são retratadas as actividades económicas e profissionais da freguesia, como a agricultura e o Museu do Vinho. E na Casa Museu Maria dos Anjos Melo encontra-se um típico ambiente doméstico da Ilha de São Miguel.



Estes são apenas alguns dos locais que não pode perder durante a sua estadia e passagem pelo Concelho da Lagoa. Explore a Lagoa, Explore a Ilha de São Miguel.

Veja também: Locais a visitar na Ilha de São Miguel


Promoções de Viagens para os Açores