Locais a visitar no Nordeste – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 10 minutos | Ilha de São Miguel

O Nordeste é uma vila e sede de Concelho, localizado na parte mais oriental da Ilha de São Miguel. O Concelho ocupa uma área de 101,5 km2, distribuído por nove freguesias.

A região é composta por muitos campos verdes, vaquinhas e arvoredos e também muito conhecida pelas lindas flores que emolduram a sua paisagem, como as hortênsias ou as azáleas. O clima húmido e ameno fica na média dos 18 graus, com precipitações regulares durante o ano, mantendo os solos férteis e os recursos hídricos abastecidos.

Locais a Visitar no Nordeste, Ilha de São Miguel Açores

É nesta região que se localiza o ponto mais alto da Ilha de São Miguel, o Pico da Vara, com 1100 metros de altitude. Deste miradouro natural, tem uma vista espetacular de grande parte da Ilha.

Vila de Nordeste
Vila de Nordeste
Fotografia de ByAçores

Veja abaixo os locais a não perder durante a sua visita ao Concelho de Nordeste:

Vila do Nordeste / Ponte dos 7 Arcos

A Vila do Nordeste é pequena e é onde está localizado o património arquitetónico de maior valor. Nos meses mais quentes do ano, a simpática vila fica florida e com muitas cores de todos os lados.

Igreja Vila do Nordeste
Igreja Vila do Nordeste
Fotografia de ByAçores

Como porta de entrada para quem vem de Ribeira Grande e Ponta Delgada, está a bela Ponte dos 7 Arcos, uma das mais bonitas de todo Açores. A Ponte foi edificada entre 1882 – 1883 e remonta ao último quartel do século XIX. À noite, candeeiros são acesos e por um momento somos remetidos para o final do século XIX.

Ponte 7 Arcos Vila do Nordeste
Ponte 7 Arcos Vila do Nordeste
Fotografia de ByAçores

Boca da Ribeira

Boca da Ribeira – Nordeste
Boca da Ribeira – Nordeste
Fotografia de ByAçores

O Miradouro da Boca da Ribeira tem vista da piscina de água salgada  que se encontra na foz da Ribeira do Guilherme. Seus caminhos são ladeados por uma paisagem muito verdejante e que se abre para o mar.

Boca da Ribeira – Vista do Miradouro
Boca da Ribeira – Vista do Miradouro
Fotografia de ByAçores

Parque da Ribeira dos Caldeirões

O Parque da Ribeira dos Caldeirões é um dos pontos mais procurados de todo o Concelho. O Parque faz parte de uma área protegida nos declives da Serra da Tronqueira. Também ocupa parte do curso da Ribeira do Guilherme.

Cascata Ribeira dos Caldeirões – Achada, Nordeste
Cascata Ribeira dos Caldeirões – Achada, Nordeste
Fotografia de Lchacal

O Parque da Ribeira dos Caldeirões chama atenção pela sua flora espetacular. Há uma variedade enorme de flora macaronésia, além do predomínio da Floresta Laurissilva, destacando fetos arbóreos de grande porte. Hortênsias e criptomérias finalizam a paisagem que ainda conta com uma bela cascata e um lago muito charmoso.

Repuxo Parque Natural Ribeira dos Caldeirões
Repuxo Parque Natural Ribeira dos Caldeirões
Fotografia de ByAçores

 

Cascata do Salto da Farinha

Salto da Farinha, Nordeste
Salto da Farinha, Nordeste
Fotografia de Inês Silva

Um pouco depois do Parque da Ribeira dos Caldeirões, na freguesia da Salga, e antes de entrar na zona urbana está a Cascata do Salto da Farinha, de mais de 40 metros de altura e de águas férreas. O seu nome vem da moagem de cereais feita no local antigamente. A Cascata possui maior fluxo de água no inverno e nas proximidades foi construído um miradouro, que possui parque de merendas e sanitários.

Miradouro da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada

Vista do Miradouro da Ponto do Sossego
Vista do Miradouro da Ponto do Sossego
Fotografia de ByAçores

Os Miradouros da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada são paradas obrigatórias para quem visita a região. Ambos são marca registrada da região, com paisagens muito verdes e floridas.

O Miradouro da Ponta da Madrugada possui vista para a Serra da Tronqueira é tem o melhor nascer do sol de toda a Ilha de São Miguel, por isso o seu nome. Há zonas de lazer e merendários, rodeados pelos belos jardins floridos das mais variadas espécies.

Miradouro da Ponta da Madrugada – Jardim – Nordeste
Miradouro da Ponta da Madrugada – Jardim – Nordeste
Fotografia de ByAçores

O Miradouro da Ponta do Sossego é relativamente próximo ao mirante da Ponta da Madrugada e também é rodeado por belíssimos jardins. Seu nome vem da serenidade aproveitada neste espaço. Dele avista-se a Fajã do Araújo, a Ponta da Madrugada, a Ponta da Marquesa e a Praia do lombo Gordo.

Vista do Miradouro da Ponta da Madrugada
Vista do Miradouro da Ponta da Madrugada
Fotografia de ByAçores

Farol da Ponta do Arnel

Farol do Arnel
Farol do Arnel
Fotografia de Jorge Rodrigues

O Farol do Arnel fica localizado na Ponta do Arnel e foi edificado no final do século XIX. Ao longo dos anos o Farol do Arnel recebeu diversas melhorias fazendo com que ele chegasse aos dias de hoje mantendo as suas funções.

Farol da Ponta do Arnel
Farol da Ponta do Arnel
Fotografia de Bruno Sousa

O farol que é considerado um marco no património do concelho, possui uma exposição permanente sobre os faróis de todo o arquipélago dos Açores.

Poço Azul – Achadinha

Poço Azul – Achadinha, Nordeste
Poço Azul – Achadinha, Nordeste
Fotografia de Bruno Sousa

O Poço Azul na freguesia de Achadinha é outro dos pontos mais procurados da Ilha de São Miguel. Suas águas azuladas e cristalinas encantam os visitantes. Para aceder até ao poço há um trilho pedestre de média dificuldade. Apesar de pequeno, sua beleza impressionante vale uma visita. Saiba como chegar até ao Poço Azul >

Miradouro da Tronqueira

Miradouro da Serra da Tronqueira, Nordeste - São Miguel, Açores

(C) cmnordeste.pt

O Miradouro da Tronqueira oferece uma vista admirável da Serra da Tronqueira, do Pico da Vara e do Pico Verde. Está localizado no coração do habitat do Priolo, que pode ser avistado por ali em determinadas épocas do ano e cercado pela maior Floresta Laurissilva da Ilha de São Miguel. Este espaço encantador oferece uma vista imponente sobre toda a freguesia, as povoações vizinhas e sobre o mar.

Parque Endémico do Pelado

Miradouro Parque Endémico - Nordeste - São Miguel, Açores

(C) cmnordeste.pt

O Parque do Pelado ou Parque Endémico da Lomba da Fazenda é um espaço natural destinado ao lazer e rodeado pela floresta Laurissilva típica da Macaronésia. Nesta região há uma proximidade maior com o mar, dessa forma, o solo é mais árido e a vegetação de baixo porte.

Deste local se observam a vegetação nativa das áreas costeiras dos Açores, muito escassa na ilha, como a Faia-da-Terra, o Bracel-da-rocha e a Urze. Todas elas são identificadas e o parque possui merendários e um mirone.

Casa do Trabalho

Casa do Trabalho - Nordeste, São Miguel - Açores

(C) Casa de Trabalho Nordeste

A Casa do Trabalho foi fundada em 1954 por um grupo de senhoras e se dedica à tecelagem e ao bordado, entre outras atividades. Neste local são produzidas peças tradicionais destinadas a grupos folclóricos. O visitante pode observar todo o processo de confecção, desde quando se recebe a lã cortada das ovelhas, o tingimento, a tecelagem nos teares tradicionais manuais, até à confecção da peça final. O artesanato produzido também  é vendido na própria instituição.

Horário de visita

De segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Museu do Nordeste

Museu do Nordeste - São Miguel, Açores

(C) cmnordeste.pt

O Museu Municipal Nestor de Sousa ou Museu Etnográfico do Nordeste foi inaugurado em 1989, nas comemorações dos 475 anos da criação do Concelho. Este museu conta a história local através de objetos tradicionais de valor histórico, etnográfico e cultural que foram doados por particulares e instituições locais.

Horário

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

Lombo Gordo / Praia Lombo Gordo

Praia do Lombo Gordo - Nordeste, São Miguel - Açores

(C) cmnordeste.pt

A Praia do Lombo Gordo é uma importante zona de conservação da natureza na Ponta do Arnel. É um sítio muito calmo e de areia negra. Devido à influência das correntes marítimas e os fenómenos de assentamentos de areias, em um período de 7 anos há um areal muito extenso e nos 7 anos seguintes há uma redução de metade da sua extensão.

Veja também: As melhores praias de São Miguel

Centro Ambiental do Priolo

O Centro Ambiental do Priolo tem o objetivo de divulgar o Priolo e o seu habitat, a floresta Laurissilva. Essa é uma das aves endémicas mais ameaçadas da Europa, e só existe a leste da ilha de São Miguel. No Centro Ambiental há uma exposição interativa permanente do Priolo e de todas as ações de conservação que têm sido realizadas desde 2003, para garantir a sua sobrevivência e de seu habitat. É aberto ao público e pode ser visitado todo o ano.

Miradouro da Vista dos Barcos

Farol Ponta do Arnel – Miradouro da Vista dos Barcos
Farol Ponta do Arnel – Miradouro da Vista dos Barcos
Fotografia de ByAçores

O Miradouro da Vista dos Barcos está localizado próximo à aldeia da Lomba do Moio e oferece uma paisagem encantadora que se estende até à costa da ilha. Deste vê sempre o mar ao fundo e o Farol da Ponta do Arnel a distância. É o primeiro local da costa de onde se vê as embarcações que se aproximam da costa vindas do Oriente.

Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro

Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro

A Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro também conhecida por Pedreira do Nordeste ou Parque florestal da Pedreira está localizada na área poente da serra da Tronqueira. O local é rodeado por extensas manchas de criptoméria e pastagens baldias protegidas por cortinas de abrigo.

Todas as espécies endémicas são identificadas, há zonas de merenda cobertas e espaço reservado ao golfe rústico.

Ermida de Nossa Senhora do Pranto

Capela Nossa Senhora do Pranto - Nordeste, São Miguel - Açores

(C) cmnordeste.pt

A Ermida de Nossa Senhora do Pranto foi edificada em 1522. No século XVII passou por um período de relativo abandono, tendo a partir de 1731 recebido um trabalho de reedificação, à custa de esmolas.

No caminho à ermida foram colocados painéis de azulejos com os passos da Via-sacra.

Pico da Vara

Pico da Vara, São Miguel - Açores

(C) cmnordeste.pt

O Pico da Vara é o ponto mais elevado da Ilha de São Miguel, a 1108 metros de altitude acima do nível do mar. O Pico está integrado no Complexo Vulcânico Basáltico do Nordeste, com cerca de 4 milhões de anos e é o habitat natural do Priolo.

A Reserva Natural do Pico da Vara tem cerca de 1980 hectares e possui uma riqueza botânica enorme, coberta por uma densa floresta de Laurissilva.

Jardim da Ribeira do Guilherme

Parque Ribeira do Guilherme, São Miguel - Açores

(c) cmnordeste.pt

O Jardim da Ribeira do Guilherme está localizado nos declives da Serra da Tronqueira e é cercado de vegetação típica das florestas da Macaronésia, com destaque para a Laurissilva. Ao longo da ribeira surgem diversas cascatas, cujas águas são usadas em antigos moinhos, além de alimentar belos lagos.

Pelo fato de suas florestas serem o habitat natural do Priolo, parte do parque foi incluso na Zona de Protecção Especial do Pico da Vara e Ribeira do Guilherme.

Tours Guiados Nordeste

Vídeo


O Nordeste é uma região de beleza singular, recoberto de flores coloridas e com uma flora e fauna riquíssima. É um local de visita obrigatória para quem está de visita na Ilha de São Miguel.


Promoções de Viagens para os Açores