Termas das Caldeiras da Ribeira Grande – Ilha de São Miguel
As Termas das Caldeiras da Ribeira Grande são um belo conjunto termal localizado no concelho da Ribeira Grande, no interior da Ilha de São Miguel. As suas construções pintadas de branco remontam ao século XIX e estão situadas num vale recoberto por espécies típicas das florestas da Laurissilva e atravessado por uma ribeira.
Na sua área central há uma caldeira de águas ferventes em de tons azul claro e temperaturas que rondam os 30 graus celsius. O local é perfeito para um banho de água termal revigorante ou massagens com lama vulcânica.
Os espaços públicos foram requalificados nos últimos anos, marcando a paisagem definitivamente. Um local, sem dúvida, a não perder, durante a sua estadia na Ilha de São Miguel. Veja abaixo mais detalhes e informações.
Índice de conteúdos
Caldeiras da Ribeira Grande
As Caldeiras da Ribeira Grande são constituídas por um conjunto paisagístico envolvidas por um arvoredo, um pequeno núcleo de fumarolas e diversas nascentes de água mineral. O edifício central data de 1811 e trata-se de um antigo estabelecimento termal que possui a primeira banheira de pedra de que há registos na região.
O local é repleto de histórias e conta-se que recebeu a visita do rei D. Carlos em 1901, quando este esteve em visita aos Açores. A vegetação muito usada para delimitar os espaços públicos formou espaços íntimos bastante agradáveis e peculiares.
Fotografia de Helena Botelho
No edifício termal existe uma “fumarola” com três tanques de pedra que recebem água quente natural e no espaço envolvente grelhadores e zona para refeições ao ar livre. No ponto mais alto existe uma ermida de onde é possível apreciar todo o conjunto paisagístico.
Cozidos nas Caldeiras da Ribeira Grande
Desde agosto de 2014 são disponibilizados , perto da zona das Caldeiras da Ribeira Grande, 9 buracos para a confecção dos tradicionais cozidos açorianos. A confecção aproveita o calor da terra vulcânica, é gratuita e demora de cinco a seis horas para ficar pronta.
Veja também: Cozido das Furnas – Como é feito, como fazer e onde comer
Esse procedimento é muito semelhante ao que já acontece nas Furnas e que passou a ser pago no ano de 2014. Nas Caldeiras da Ribeira Grande, o espaço tem gestão municipal e um funcionário fica disponível integralmente para garantir a gestão e manutenção dos buracos.
Mais de cem cozidos são confeccionados por semana nas Caldeiras, para a alegria dos locais e dos visitantes que podem deliciar-se com este prato tradicional dos Açores.
Termas das Caldeiras da Ribeira Grande
As termas da Ribeira Grande são chamadas também de banhos da Coroa e começaram a ser utilizadas no século XVII para cura de doenças. No século seguinte houve uma procura crescente das termas em função das suas propriedades curativas das águas vulcânicas.
Por muitos anos permaneceram fechadas pois careciam de recuperação e melhorias na sua infraestrutura. Em 2016, após diversos melhoramentos sem desfigurar a arquitetura, foram reabertas ao público e passaram a oferecer serviços de SPA, como imersão d’alma, banho de revitalização e rejuvenescimento e massagem com lama vulcânica.
Horário
Aberto todos os dias das 10h00 às 22h00
Localização no Mapa
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >