Miradouro Salto do Cavalo, Salga – Nordeste

Publicidade

Chama-se Miradouro do Salto do Cavalo e fica localizado na Salga, no Concelho de Nordeste, Ilha de São Miguel. Este oferece uma vista privilegiada sobre o Vale das Furnas e também da costa sul e norte da ilha.

Miradouro Salto do Cavalo, Salga, Nordeste - São Miguel, Açores

A cerca de 760 metros de altitude pode observar o Vale da Povoação e as suas 7 lombas, a fantástica Lagoa das Furnas e todo o Vale das Furnas e, claro, a costa da ilha (sul e norte). É possível igualmente apreciar a Laurissilva presente no local.

Miradouro do Salto do Cavalo

Com principal destaque para a vista sobre o Vale das Furnas, pode encontrar igualmente no local informação detalhada sobre a Caldeiras das Furnas (Área de paisagem protegida das Furnas):

Esta área possui cerca de 3150 hectares, implantados no interior da caldeira do vulcão das Furnas. O vulcão central das Furnas, formando por numerosas erupções intercaladas com períodos de acalmia, ao longo dos últimos 800 mil anos, apresenta uma grande depressão no topo – a Caldeira das Furnas – de forma elíptica e diâmetros máximo e mínimo de 8 e 5.6 quilómetros, respectivamente.

Publicidade

Esta geopaisagem, e geositio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, engloba uma importante geodiversidade, destancado-se a Lagoa das Furnas (com cerca de 200 hectares de superfície), cones de escórias, anéis de tufos e domos traquíticos (como os do Pico do Ferro), campos fumarólicos e um grande número e variedade de nascentes, águas meinrais e termais – a adesigndaa “hidrópole” das Furnas.

Os banhos termais, o uso de lamas vulcânicas e a utilização de águas minerais, são exemplos de manifestações geoculturais locais, de que é elemento mais emblemático o “Cozido das Furnas“, um prato gastronómico cozinhado em covas, durante 5 a 6 horas, no solo quente do vulcão.

As comunidades vegetais incluem espécies exóticas e invasoras – nomeadamente em jardins botânicos – e, nos locais de menor acessibilidade, espe´cies endémicas como o azevinho e o louro-da-terra que, como outras espécies endémicas e nativas, têm sido reintroduzidas nesta área protegida no âmbito das ações de recuperação ecológica desta lagoa.

Na margem sul da lagoa está implantado o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, com informação relevante e sobre a história da sFurnas, este geossítio e o plano de recuperação da sua massa de água.

Publicidade

Como chegar

O Miradouro situa-se na Salga, concelho do Nordeste. O acesso pode ser feito pelo lado Norte da Ilha, no centro da freguesia encontrará indicação do miradouro facilmente. Já no acesso Sul, depois de sair das Furnas e em direção a norte da ilha, encontrará um desvio com indicação de Salto do Cavalo / Estada Secundária acesso Salga.

Localização no Mapa

Fotografias

Miradouro Salto do Cavalo, Salga, Nordeste - São Miguel, Açores

Miradouro Salto do Cavalo, Salga, Nordeste - São Miguel, Açores

Publicidade

Vídeo


Promoções de Viagens para os Açores