Ilha de São Miguel vista a partir do espaço – Foto incrível

A Agência Espacial Europeia (ESA) partilhou um vídeo (veja abaixo) onde a Ilha de São Miguel, nos Açores, está em destaque.

A imagem partilhada no vídeo é de 2016, ainda assim permite-nos ter uma visão única da Ilha Verde a partir do espaço.

Publicidade

Reserve Agora as Melhores Actividades nos Açores
Powered by GetYourGuide

A ESA é uma organização internacional com 22 Estados-Membros sendo responsável pela realização de programas e atividades muito além do escopo de qualquer país europeu.

Os programas da ESA destinam-se a descobrir mais sobre a Terra, o seu ambiente espacial, o nosso Sistema Solar e o Universo, bem como desenvolver tecnologias e serviços baseados em satélite e promover as indústrias europeias. A ESA também trabalha em estreita colaboração com organizações espaciais fora da Europa.

Imagem espacial da Ilha de São Miguel

A foto abaixo foi captada a 8 de Setembro de 2016.

Clique na imagem para visualizar em alta resolução e por zonas, ou clique aqui

Sao Miguel Azores Spacial Photo

Vídeo da ESA sobre a Ilha de São Miguel

“O satélite Copernicus Sentinel-2A leva-nos até à maior ilha dos Açores: São Miguel. Descansando no cruzamento das placas tectônicas euro-asiática, africana e norte-americana, os Açores formam uma cadeia de ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico Norte, a cerca de 1500 km a oeste de Portugal continental. As nove ilhas principais estão divididas em três grupos.

O arquipélago é uma região autónoma de Portugal e abriga pouco menos de 250 000 pessoas. Podemos ver a capital da região, Ponta Delgada, no canto inferior esquerdo da imagem. O principal centro de transportes dos Açores, o Aeroporto Internacional João Paulo II de Ponta Delgada, é claramente visível na mesma parte da imagem. O turismo é uma indústria importante para as ilhas, com os visitantes a desfrutar das praias virgens e das paisagens deslumbrantes.

Conhecida localmente como a Ilha Verde, São Miguel é a mais populosa das ilhas e, entre a exuberante folhagem, as crateras vulcânicas e os lagos de água doce, os visitantes têm muitas opções quando se trata de atrações visuais.

O maior lago de água doce dos Açores, a Lagoa das Sete Cidades, pode ser visto no canto superior esquerdo da imagem. Encontra-se em uma grande cratera vulcânica e consiste em dois lagos: a Lagoa Azul e a Lagoa Verde. À direita da imagem podemos ver o Lago das Furnas, no Vale das Furnas, famoso pelos seus cones vulcânicos. A paisagem vulcânica da ilha influenciou até mesmo os métodos locais de culinária. O Cozido das Furnas, um prato do tipo ensopado, é preparado baixando uma panela cheia de carne e legumes nas fontes termais espalhadas pelo vale e deixando-a cozinhar por cerca de cinco horas.

As ilhas dos Açores são ricas em termos de flora e fauna e abrigam um grande número de populações de aves residentes e migratórias. Esforços estão sendo feitos para restaurar e expandir as florestas de louro típicas das ilhas Macaronésias (uma área que cobre os arquipélagos da Madeira, Açores, Ilhas Canárias e Cabo Verde), já que apenas cerca de 2% da floresta de louro nativa permanece nas ilhas.”