Farol da Ponta do Arnel – Nordeste, São Miguel

Situado no extremo nordeste da Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, o Farol da Ponta do Arnel é mais uma atração turística que impressiona pela sua bela construção e incrível localização, destacando-se sobre o mar azul do oceano Atlântico.

O caminho para chegar ao Farol da Ponta do Arnel é bastante íngreme, mas no final vale a pena a sua descida.

Farol do Arnel
Farol do Arnel
Fotografia de Nuno

A torre do farol tem a forma octogonal e o edifício conta com uma parte destinada ao alojamento dos faroleiros que lá residem. Há uma pequena aldeia de pescadores próxima do local, bastante acolhedora.

Como alternativa à descida até ao farol, poderá apreciar todo o lugar indo até ao Miradouro da Ponta do Arnel, que irá presenteá-lo com uma vista panorâmica do oceano e toda a beleza natural da paisagem à sua volta. Este é também um óptimo local para uma boa fotografia, não se esqueça de levar a sua máquina fotográfica!

Farol da Ponta do Arnel
Farol da Ponta do Arnel
Fotografia de Bruno Sousa

História do Farol da Ponta do Arnel

O Farol da Ponta do Arnel começou a funcionar em 26 de novembro de 1876, sendo considerado o primeiro farol introduzido na Região Autónoma dos Açores. A sua construção ocorreu no final do século XIX, com ideias modernas do grande obreiro da época, António Alves de Oliveira.

Ponta de Arnel
Ponta de Arnel
Fotografia de Nuno Vieira

O custo total da obra de edificação foi de 21 mil reis, conforme documentação existente.

Com o passar dos anos, o Farol passou por diversas melhorias e adaptações, para manter a sua conservação e oferecer uma ótima opção de visita aos turistas, classificando-se como um marco no património do concelho do Nordeste.

Farol do Arnel
Farol do Arnel
Fotografia de Jorge Rodrigues

Um facto interessante: em 1990 ocorreu a substituição do aparelho ótico do farol, devido ao abandono do uso de gás acetileno como combustível. Desta forma, foi instalado um aparelho “híbrido” na Direção de Faróis, contendo painéis com anéis dióptricos dispostos em um pedestal rotativo automático.

Atualmente, o farol é formado por relâmpagos brancos, simples, 5 segundos de período e tem um alcance de 25 milhas marítimas. A sua torre possui 15 metros de altura e uma altitude de 66 metros.

Curiosidades

O caminho de acesso até ao Farol da Ponta do Arnel é de inclinação bastante acentuada, rua com 35% de inclinação e não tem estacionamento. Portanto, apesar da possibilidade de ir até o farol de carro ou mota, aconselha-se a fazer o trajeto de 500 metros a pé.

Se preferir fazer o percurso de carro, deve estacionar na Estrada Regional, perto da descida em direção ao porto de pescas. O caminho é muito estreito e corre o risco de encontrar viaturas em sentido oposto. Tenha atenção e faça o trajecto com prudência!

Ponta de Arnel
Ponta de Arnel
Fotografia de Nuno Vieira

O Farol da Ponta do Arnel oferece ainda aos visitantes uma exposição permanente que conta a história sobre os faróis dos Açores. É uma excelente oportunidade para ficar a conhecer e saber mais sobre os antepassados e história.

Visitar o Farol

Horário

Verão: Quarta-Feira das 14h às 17h
Inverno: Quarta-Feira das 13h30 às 16h30

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição e ou reserva.

Localização no Mapa

Miradouro da Ponta do Arnel
Miradouro da Ponta do Arnel
Fotografia de Nuno

Não deixe de visitar o Farol da Ponta do Arnel, no concelho do Nordeste. Certamente será um óptimo local a descobrir durante o seu passeio pela Ilha de São Miguel.


Promoções de Viagens para os Açores

Encontre os melhores preços em alojamentos nos Açores.

Data de Check-in
Data de Check-Out
Irá ser redirecionado para o site do nosso parceiro Booking.com