Pinhal da Paz – Ilha de São Miguel

Publicidade

O Pinhal da Paz, localizado na Fajã de Cima, concelho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, ocupa uma área de 50 hectares e, além de inúmeras áreas de lazer, também oferece uma importante parte de educação ambiental, principalmente por meio de uma coleção temática de camélias, samambaias, palmeiras e cactos de grande valor botânico.

A proximidade com os centros das cidades de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa faz desta reserva florestal recreativa um dos espaços verdes mais emblemáticos e procurados da ilha.

História

O parque ocupa uma área de 49 hectares e está 240 metros acima do nível do mar. Foi criado pelo Decreto Legislativo Ilha Regional n.º 15/2000, de 21 de junho. O objetivo foi a criação de uma área de lazer, pelo que está instalada uma área de merendas neste parque, que conta com infra-estruturas como mesas, bancos e churrasqueiras.

Em 1998, com o objetivo de transmitir os aspectos e as belezas do passado às pessoas num local de relaxamento e observação natural, muitos investimentos foram iniciados para restaurar a propriedade degradada. Um lugar que respeita a natureza e o meio ambiente.

Desde que o novo Serviço Florestal mudou a cara do parque, não só manteve a sua estrutura tradicional e as espécies que o tornaram famoso, a vitalidade tornou-se um dos factores mais importantes na restauração do Pinhal da Paz.

Publicidade

Também introduziu novas espécies de plantas endémicas e infraestrutura de apoio: há um amplo estacionamento na entrada do parque.

A mudança de nomes

Antonio do Canto deu início ao atual parque, inicialmente para seu uso. O novo parque aberto ao público aos poucos passou a fazer parte do roteiro turístico, e Antonio do Canto passou a chamá-lo de Pinhal da Paz. Na década de 1970, os herdeiros de Antonio do Canto desenvolveram um plano para proteger o ambiente natural do Parque Pinhal da Paz. Mas mesmo assim, por razões de custos, o Pinhal começou a perder um pouco do seu encanto e organização, quase restaurado ao seu estado original de floresta.

No início dos anos 80, de acordo com o Decreto Regional n.º 12/82, do Governo Regional dos Açores de 1 de Junho. “Pinhal da Paz Reserva Recreativa”, visa ter em conta a abundância da flora ainda existente pelo parque, com quase 15 quilómetros de extensão, e visitas de turistas que procuram o Pinhal da Paz.

A reserva era administrada pelo comité, mas nunca foi implantada, o que levou à deterioração das condições do parque. Num local que respeita a natureza e se preocupa com o meio ambiente, proporcionando às pessoas os aspectos e belezas do passado, relaxamento e passeios turísticos. Desde a criação do Novo Serviço Florestal de Ponta Delgada, a vitalidade tornou-se um dos fatores-chave na restauração do Pinhal da Paz, que mudou a cara do parque, não apenas preservou a sua estrutura e paisagem tradicionais.

Publicidade

O que fazer

Desfrute de condições confortáveis ​​de alimentação ao ar livre. Uma das principais características deste parque é que todos os materiais usados ​​hoje são feitos de materiais de construção tradicionais para criar uma boa paisagem.

O parque possui um centro de disseminação florestal, um conjunto de plantas temáticas, um projeto de prestação de serviços e uma plataforma de observação panorâmica.

Está estrategicamente localizado perto dos centros das cidades de Ponta Delgada, Ribera Grande e Lagoa. O parque foi ampliado para incluir uma plataforma de observação com vista para o Pico do Cascalho e parte da cidade de Ponta Delgada, bem como as costas sul e norte de São Miguel.

A flora existente no parque acrescenta uma plantação de plantas exóticas da Macaronisiana e hortênsias de várias cores. Do ponto de vista geológico, por se tratar de uma área altamente vulcânica, esse fato leva ao aparecimento de afloramentos rochosos e materiais piroclásticos com certa frequência, os quais são muito suscetíveis à erosão.

Publicidade

Horário

O horário de funcionamento do parque é o seguinte

Horário de Inverno (16 de outubro a 14 de abril)

  • Segunda a Sexta-Feira: 08h00 às 16h00
  • Fins-de-semana e Feriados: 10h00 às 17h00

Horário de Verão (de 15 de abril a 15 de outubro)

  • Segunda a Sexta-Feira: 08h00 às 19h00
  • Fins-de-semana e Feriados: 09h00 às 20h00

Experiências recreativas para todos

Uma área de fitness de 1.700 metros e seis estações de treino foram construídos numa grande floresta de pinheiros dedicada ao desporto. Foi instalada uma réplica da casa do guarda-florestal para as crianças, uma verdadeira casa de bonecas onde as crianças brincam; existe um parque infantil com escorregas, gangorras e cordas de escalada nas proximidades.

Para quem quer passar o dia ou fazer um piquenique, há mesas, bancos e as churrasqueiras permitem desfrutar de uma refeição confortável ao ar livre, por outro lado, várias casas de banho foram construídas para garantir mais conforto e higiene aos visitantes, incluindo infra-estruturas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Vasta fauna e flora

Bambu, acácia, pinheiro, bem como cactos, palmeiras, samambaias, camélias, plantas endémicas e a área temática de um vasto gramado de mais de um hectare faz parte da bela flora de Pinhal da Paz. Em termos de vida selvagem, vemos pavões, galinhas e faisões indianos. Como característica, assim como o Lago dos Cisnes que atrai todos os turistas.

Mapa

Publicidade

Vídeo


Promoções de Viagens para os Açores