Locais a visitar em Madalena – Ilha do Pico

Tempo de leitura: 7 minutos | Ilha do Pico

Publicidade

Madalena é vila sede de Concelho e fica localizada na Ilha do Pico. É subdividida em 6 freguesias e é o Concelho mais recente da Ilha tendo sido criado em 1723.

Defronte à vila erguem-se os ilhéus da Madalena, o Ilhéu Deitado e Ilhéu em Pé, formações geológicas que resultaram de um cone de vulcão milenar. O local é muito frequentado por aves marinhas para descanso e nidificação.

Madalena, Ilha do Pico

(C) António Faria

Um dos pontos altos de Madalena é o seu centro histórico onde fica a Igreja de Santa Maria Madalena, a Câmara Municipal de arte francesa e algumas ruas muito pitorescas. Os seus terrenos férteis produzem vinhos de altíssima qualidade e oferecem aos visitantes inúmeras possibilidades de visitação, tanto às vinhas quanto a museus e adegas que exaltam a produção vitícola.

Um dos pontos de maior interesse, sem sombra de dúvidas, é a Montanha do Pico, ponto mais alto de Portugal e que oferece uma vista indescritível das ilhas ao redor.

Publicidade

Veja abaixo alguns dos locais a não perder durante a sua estadia:

Igreja de Santa Maria Madalena

A Igreja de Santa Maria Madalena fica localizada no centro histórico de Madalena e é o maior templo da Ilha do Pico. Foi edificada no século XVII e o seu interior barroco exibe belíssimos azulejos ilustrados, uma capela em talha dourada, algumas imagens religiosas e dois altares laterais.

Publicidade

A sua fachada e algumas outras partes foram reformadas no século XIX. Sue exterior exibe duas belas torres sineiras e um relógio pente decorativo do século XIX. Em julho realizam-se as tradicionais festas em honra de Santa Maria Madalena e o arraial e festejos são um dos mais animados da localidade.

Museu do Vinho do Pico

Museu do Vinho, Ilha do PIco, Açores

O Museu do vinho do Pico foi inaugurado em 1999 e fica localizado próximo do centro de Madalena. O museu integra a Rede Regional de Museus como extensão do Museu do Pico e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, em 2004.

O Museu está instalado onde antigamente foi o Convento das Carmelitas e apresenta a história do vinho. Também há a exibição de prensas, barris e diversos outros utensílios relacionados com a produção do vinho e conhaque. É possível também visitar as vinhas e provar o delicioso vinho local.

Há um belíssimo miradouro de onde pode apreciar as vinhas tradicionais. No jardim do museu há uma árvore dragão com mais de 400 anos, de entre inúmeras outras mais jovens.

Publicidade

Veja também: Museus dos Açores

Paisagem da Cultura da Vinha / Centro de Interpretação

Paisagem Cultural da Vinha do Pico

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico é um sítio que compreende uma área de 987 hectares e foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004. Ao longo dos séculos foi-se construindo uma paisagem única, com padrão de muros lineares paralelos à rocha e chão de lava negra onde as vinhas são cultivadas.

A fauna e a flora são abundantes e associadas com a presença de espécies endémicas das florestas da Laurissilva características da Macaronésia. O Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (CIPCVIP) é um espaço usado para a compreensão da cultura do vinho e informações sobre a Paisagem da Cultura da Vinha.

É possível fazer visita aos currais de vinha, à exposição permanente, ao armazém e alambique tradicionais. O destaque da visita fica por conta dos “lajidos”, caminho que a lava trilhou há muitos anos, esculpindo relevos de beleza única onde a flora endémica se instalou.

Publicidade

Vinhas da Criação Velha / Trilho Pedestre

O Trilho Pedestre das Vinhas da Criação Velha é um trilho que segue paralelo à costa em direção ao interior da Ilha ligando as freguesias da Candelária e Areia Larga. Este passeio singular é de beleza única com o solo negro rasgado por longos muros de pedra, contrastando com o verde das videiras.

Todo o percurso é marcado pela diversidade paisagística e cultural, com uma extensa área vitícola ativa e elementos associados à cultura da vinha, com casas de abrigo, adegas, poços de maré e as rola-pipas. Pelo caminho há parque de merendas e miradouros com belíssimas vistas para as vinhas e para os ilhéus da Madalena.

Mais informações sobre o trilho >

Gruta das Torres

Gruta das Torres - Pico, Açores

A Gruta das Torres é o maior túnel lávico de Portugal, localizado a uma altitude de 285 metros de altitude, com uma extensão de 5.150 metros e uma altura máxima de 15 metros. Essa formação geológica se originou com as lavas de uma erupção vulcânica no “Cabeço Bravo”.

Publicidade

Seu túnel principal de grandes dimensões é emaranhado por túneis secundários laterais e superiores. A visita segue uma cavidade ao longo de 450 metros que é percorrida em torno de uma hora. É um passeio totalmente singular, em formato de expedição, com a possibilidade de conhecer diversos tipos de lavas e formações geológicas.

Casa da Montanha

Casa da Montanha - Pico

A Casa da Montanha fica a 1230 metros e é o ponto de partida para quem vai fazer a trilha da Montanha do Pico (ver abaixo). É um ponto de apoio, registo e controle de acessos à Montanha.

Também há um bar com uma belíssima vista panorâmica de toda a costa oeste do Pico e a Ilha do Faial. A Casa da Montanha também disponibiliza informações diversas sobre a Reserva Natural da Montanha do pico, geologia e biologia.

Montanha do Pico

Montanha do Pico, Ilha do Pico - Açores

A Montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e o terceiro maior vulcão do Atlântico. Esta tem uma altitude de 2351 metros e no seu interior há um cone de lava de 70 metros chamado de Piquinho, de onde saem fumarolas.

A última erupção do Vulcão da Montanha do Pico ocorreu em 1718 e desde então está adormecido. A subida é de grau médio / difícil e possível com um bom preparo físico. A extensão total do trilho é de 7600 metros (3800 metros desde a base até ao cume) e um desnível de 1100 metros.

Subir Montanha do Pico - Ilha do Pico, Açores

Publicidade

O trajeto inicia na Casa da Montanha e durante o trajeto é possível observar diversos habitats naturais com raros endemismos, uma Furna-Abrigo, uma cavidade vulcânica e uma galeria. A paisagem do topo da Montanha do Pico é de tirar o fôlego! Se as condições meteorológicas ajudarem é possível avistar as ilhas da Graciosa e da Terceira, além das vizinhas Faial e São Jorge.

Pretende subir à Montanha do Pico? Consulte aqui tudo o que precisa saber >

Piscinas Naturais Criação Velha

As Piscinas Naturais da Criação Velha são formadas por rochas vulcânicas de coloração escura que foram esculpidas ao longo dos anos. As águas calmas e cristalinas propiciam momentos únicos de relaxamento e lazer.

Há também um área de rocha e outra de areia escura onde é possível apanhar banhos de sol e contemplar a vista incrível.


Estes são apenas alguns dos locais que não pode perder durante a sua estadia e passagem pelo Concelho da Madalena. Explore a Madalena, Explore a Ilha do Pico.

Veja também: Locais a visitar na Ilha do Pico


Promoções de Viagens para os Açores