Bolo da Sertã

O Bolo da Sertã é um bolo, bastante parecido com um pão, muito tradicional da Região Autónoma dos Açores. O seu nome vem do local em que é cozido, a sertã, uma espécie de frigideira de barro não vidrado.

O pão é feito com farinha de milho, água e sal e não é usado fermento na sua receita. O pão é redondo, achatado e é comido quente / frio.

Bolo da Sertã - Açores - Receita Completa

História do Bolo da Sertã

O Bolo da Sertã tem origem mourisca, possuindo o sistema de fabricação muito semelhante à de vários locais do continente e da Madeira. Antigamente o pão era considerado como um pão não de primeira, mas de segunda opção, pois era confecionado quando não havia farinha disponível.

Nos Açores, normalmente eram feitos quando em algum momento em casa havia falta de pão. O Bolo da Sertã era portanto, uma substituição do pão original.

Atualmente o pão é muito famoso e está presente em vários restaurantes e serve de acompanhamento em vários pratos típicos e regionais.

Como fazer Bolo da Sertã

O Bolo da Sertã deve ser comido quente e normalmente é servido como acompanhamento de vários pratos. No entanto, ele também pode ser comido somente com manteiga.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) cheia de sal;
  • 1 litro de água a ferver;
  • 2 kg de farinha de milho;
  • 250 g de farinha de trigo.

Modo de preparo

A massa do bolo é feita com farinha de milho, água quente, sal e farinha de trigo. Comece a peneirar a farinha de milho num recipiente. Depois dilua o sal na água a ferver.

Aos poucos vá acrescentando a água no recipiente com a farinha de milho, mexendo sempre com uma colher de pau. A mistura não é para ficar homogénea.

Deixe a massa descansar e arrefecer um pouco e logo após polvilhe-a com farinha de trigo. Após arrefecer amasse-a bem até ter uma massa mais firme e uniforme.

Se necessário acrescente um pouco mais de água morna. Depois fazem-se pequenas bolas grandes espalmadas com um dedo de espessura. Após formar os discos da massa é preciso colocá-las sobre a sertã bem quente. No centro de cada bolo faça um buraco com o dedo para facilitar a cozedura do bolo. Deixe-as dourar e depois vire-as com a ajuda de uma espátula para cozinhar do outro lado.

Agora que está pronta é só saboreá-las.

Vídeo – Receita

Partilhamos igualmente, a receita da Leonor Santos, do canal de Youtube Sabor dos Açores Leonor Santos:

O Bolo da Sertã é um bolo simples, porém muito conhecido e apreciado pelos açorianos. A maneira de preparar o bolo varia de ilha para ilha, mas de modo geral a sua confecção é muito parecida. Ao visitar os Açores não deixe de experimentar este bolo.

Referências: 


Avalie este conteúdo