Alcatra à Moda da Terceira
A Alcatra à Moda da Terceira é um prato típico açoriano que teve a sua origem por volta de 1450, no início do povoamento da Ilha Terceira. Acredita-se que os primeiros povoadores desta ilha vieram das Beiras, zona de Trás-os-Montes, região norte de Portugal, onde havia (e há) um prato muito comum, a chanfana, feita com carne de cabra, e que seria a fonte de inspiração.
No passado, a alcatra, por ser considerada a melhor parte do animal, somente era oferecida aos senhorios. Para os lavradores, apenas as partes menos nobres e com ossos eram oferecidas. No entanto, ao experimentar a alcatra com pedaços de ossos, os senhorios chegaram a conclusão que o prato tornou-se muito mais saboroso, e passou a integrar a receita da Alcatra à Moda da Terceira.
Este prato tornou-se indispensável aos moradores da Ilha Terceira, principalmente nas épocas festivas, como Domingo de Páscoa e das Funções do Espírito Santo. Além disso, todos os turistas que vão até à Terceira procuram experimentar esta delícia, sendo a mesma uma verdadeira atração gastronómica da região.
Portanto, não deixe de conhecer e deliciar-se com a tradicional Alcatra à Moda da Terceira durante sua estadia na Ilha Terceira, um verdadeiro prato típico dos Açores.
Índice de conteúdos
Como fazer Alcatra à Moda da Terceira
Primeiramente, a Alcatra à Moda da Terceira deve ser preparada e cozida num alguidar de barro não vidrado. Só assim o sabor e a suculência da carne chegará ao estado perfeito e igual a versão original.
Contudo, caso não seja possível utilizar este tipo de alguidar, poderá usar um tacho de barro, bastante comum na culinária portuguesa.
Vale lembrar que, em épocas antigas, a Alcatra à Moda da Terceira era preparada com vinho de cheiro, um vinho tinto feito de uvas de casta americana, plantadas pelas vinícolas açorianas após a grande praga ocorrida no século XIX. Porém, o vinho branco substituiu o vinho de cheiro na receita atual.
Ingredientes necessários para fazer a tradicional Alcatra à Moda da Terceira:
- 1,5kg de alcatra com osso;
- 100g de toucinho defumado;
- 2 colheres de sopa de banha;
- 2 cebolas grandes cortadas em meia lua;
- 1 cabeça de alho;
- 4 folhas de louro;
- 1/2 colher de chá de cravo em grão;
- pimenta preta em grão q.b.
- 250ml de vinho branco;
- sal q.b.
Como preparar e confecção
Separados os ingredientes, é preciso cortar a carne em pedaços de tamanho médio, o alho, o toucinho em fatias finas e as cebolas em meia lua.
Esfregue a carne com sal, coloque num recipiente com o vinho branco e tempere com pimenta preta e chá de cravo . De seguida, unte o alguidar com a banha e cubra o fundo com cebola e alho.
Coloque a carne no alguidar alternando com cebola, alho, louro e o toucinho. Ao final, cubra a carne com o vinho e um pouco de água, sem cobrir o alguidar. Tampe, leve ao forno e deixe cozer lentamente em forno moderado. Fique atento quando a carne estiver tostada na parte de cima, para então retirar do forno e virar os pedaços do avesso. Coloque novamente no forno.
No final, quando ambos os lados estiverem tostados e o molho estiver escuro e cheiroso, retire do forno e sirva imediatamente, com o caldo a borbulhar. Recomenda-se como acompanhamento pão ou bolo de massa sovada.
Vídeo
O canal de Youtube Eu Sou da Ilha Terceira disponibiliza, em vídeo, a receita / confecção da Alcatra à Moda da Ilha Terceira, que pode ver abaixo:
Pronto! A Alcatra à Moda da Terceira certamente vai conquistar o seu paladar!
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >