Forte de Santa Catarina (Cabo da Praia) – Ilha Terceira

O Forte de Santa Catarina está localizado na freguesia do Cabo da Praia, concelho da Praia da Vitória, na costa oeste da Ilha Terceira. Esta fortificação, na ponta oeste da baía da Praia da Vitória, foi construída no século XVI para combater o ataque frequente de piratas.

O Forte é o último dos nove fortes construídos para a proteção da baía da Praia da Vitória e o principal na linha defensiva. Contribuiu de forma significativa na luta contra os castelhanos e na Guerra Civil Portuguesa.

Forte de Santa Catarina - Praia da Vitória, Ilha Terceira - São Miguel, Açores

(C) Explore Terceira

Atualmente é classificado como Imóvel de Interesse Público, pela Resolução nº 28/80, de 29 de Abril.

Características

O Forte de Santa Catarina ocupa uma área de 713 metros quadrados e é um belo exemplar da arquitetura militar. A sua planta poligonal adaptada ao terreno, possui um portão de armas defendido por uma guarita.

Forte de Santa Catarina - Cabo da Praia - Ilha Terceira, Açores

(C) Carlos Luís M. C. da Cruz

Já na sua entrada havia uma rampa calçada guarnecida por onze canhoneiras que cobriam toda a baía. Uma linha de casas baixas utilizadas para a guarnição estava ao lado esquerdo da entrada.

Os fortes eram ligados entre si por trincheiras que acabaram por ser destruídas pela erosão marinha.

História

O Forte foi construído entre 1567 e 1581, como plano de defesa da Ilha Terceira elaborado pelo arquiteto e engenheiro Tommaso Benedetto. Os franceses, comandados pelo pirata Caldeira haviam saqueado a ilha da Madeira, e pretendiam fazer o mesmo na Ilha da Terceira, mas foram repelidos.

O plano de edificação do Forte seguia as ordens de Sebastião I, rei de Portugal, e reforçado pelo corregedor, Ciprião de Figueiredo e Vasconcelos. Foi mencionado pela primeira vez em 1583, em dois documentos relacionados à ocupação de D. Álvaro de Bazán.

No século XVII, o Forte de Santa Catarina sofreu sérios danos devido ao terremoto de 1614 e a intensa erosão marinha. Também foi muito castigado durante a Guerra Civil Portuguesa, onde foi submetido ao fogo da artilharia de três navios por mais de quatro horas.

Entre 1800 e 1801 sofreu reparos após os terremotos registados na Praia. Esteve guarnecido por tropas durante a Segunda Guerra Mundial e foi reparado pelos Serviços de Engenharia do Ministério da Guerra.

Forte de Santa Catarina - Cabo da Praia - Ilha Terceira, Açores

(C) freguesiacabopraia.com

Curiosidades

Intervenções realizadas

Com a construção do porto comercial do Cabo da Praia, foram promovidas algumas reparações no Forte de Santa Catarina. Os recursos foram assegurados pelo “Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II”, na década de 80.

O reparo nas cortinas e canhoneiras garantem a preservação do Forte, mas ao mesmo tempo acabam descaracterizando-o.

Em 2010 o Forte passou por trabalhos de levantamento arquitectónico e arqueológico, coordenado pelo arqueólogo Ricardo Erasun Cortés e sob responsabilidade da Direcção Regional da Cultura do Governo dos Açores. Com base na análise de suas estruturas as etapas de construção de 1772 foram confirmadas conforme o relato:

“um forte com planta em “L”, de menores dimensões que o atual, com canhoneiras abertas ao mar (este) e ao areal (norte), rampa de acesso ao pátio de armas na zona mais protegida a oeste e paiol de planta triangular.”

Localização no Mapa

Vídeo

Actualmente o Forte de Santa Catarina é ocupado pela Liga dos Combatentes da Ilha Terceira. É um monumento do património cultural da Ilha Terceira de inestimável valor histórico.

Mais sobre o Forte de Santa Catarina e a sua história:


Promoções de Viagens para os Açores