5 actividades ao ar livre para praticar na Ilha do Pico, nos Açores

Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores. É também conhecida como a Ilha Preta ou Negra, dada a sua superfície escura, devido ao Vulcão do Pico, que entrou em erupção várias vezes até 1718.

Uma ilha com características únicas e propícias à prática de actividades ao ar livre, nesse sentido deixamos-lhe a sugestão de 5 actividades ao ar livre para praticar na Ilha do Pico.

#01 Vinhas

Património da Vinha
Património da Vinha
Fotografia de António Faria

As Vinhas do Pico são bastante antigas. As suas origens de viticultura remontam ao século XV.

São paisagens únicas e de tirar o fôlego, construída pelo homem, com paredes de pedra dispostas em forma de grande que correm para o interior e paralelamente à costa rochosa. Esta padrão foi exclusivamente organizado para proteção das vinhas do vento e da água do mar.

Aproveite a sua visita ao Pico para conhecer esta fantástica paisagem e também experimentar vinhos únicos. As uvas têm um sabor intenso graças ao solo vulcânico que faz com que o vinho tenha uma mineralidade exuberante.

#02 Montanha do Pico

Montanha do Pico
Montanha do Pico
Fotografia de Kevin Tomé

A Montanha do Pico é a montanha mais alta de Portugal, situada a 2,351m acima do nível do mar.

As erupções vulcânicas na mesma ocorreram várias vezes: uma vez na década de 1560 e novamente em 1718. Como resultado, há uma cratera de poços que os turistas podem visitar na cúpula da montanha, chamada de Pico Alto; Pode caminhar pelos trilhos e subir ao topo. No entanto deverá fazê-lo junto de empresas e ou guias certificados para tal.

A altura do ano ideal para subir à Montanha do Pico será na primavera e outono. Nos meses de inverno poderá ser um trajecto traiçoeiro devido a neve e ventos fortes.


Montanha do Pico
Montanha do Pico
Fotografia de Claudia Prata

Sem dúvida que o esforço e escalada valem bem a pena, pois as vistas deslumbrantes do Pico e das ilhas vizinhas aguardam-no no topo.

#03 Gruta das Torres

Gruta das Torres - Pico, Açores

Embora não seja uma actividade inteiramente ao ar livre, terá a mesma sensação natural.

Gruta das Torres, também conhecido como o Tubo subterrâneo de lava, é constituído por uma série de caverna localizadas na zona oeste do Pico, na cidade da Madalena.

Durante a sua visita irá caminhar através de tubos de lava interligados e que foram formados a partir de uma série de fluxos de lava há cerca de 500 a 15000 anos atrás. O diâmetro dos tubos varia entre 2 a 72 pés. Já a altura da caverna é entre 4 a 49 pés, com elevações de até 980 pés. Ao todo, a caverna de lava tem mais de 3,2 milhas de comprimento.

Coloque o capacete de proteção com luz embutida e vá à descoberta deste fantástico local. Irá ter a oportunidade de explorar e aprender geologia assim como a história destes túneis durante a visita.

#04 Observação de baleias / Whale Watching

Whale Watching, Pico - Açores

Nos antepassados a caça aos cachalotes foi bastante ativa no Pico, sendo que a sua gordura e ossos eram usados como matéria-prima para produzir bens, como alimentos para animais, óleo, fertilizantes e dentes. No ano de 1986 esta indústria foi terminada permanentemente. Passados 10 anos, foi aberto um museu público por forma a mostrar todas as máquinas e equipamentos utilizados na época para a caça à baleia.

Nos dias de hoje, a Ilha do Pico hospeda a indústria da observação de baleias, sendo um negócio ecologicamente sustentável. O objectivo final é participar de forma activa no estudo e protecção destas espécies.

Dada a localização geográfica do Pico, poderá encontrar 20 espécies de cetáceos (baleias, golfinhos) nadando através das suas rotas migratórias. A taxa de visibilidade é de 98%. A atividade está ativa durante todo o ano, sendo que no período de março e outubro a probalidade de sucesso na visualização destas espécies é superior.

#05 Mergulho com tubarões

Nadar com tubarões, Pico - Azores

Uma actividade ideal para os amantes de aventura e adrenalina.

As águas que circundam a Ilha do Pico recebem nutrientes do Gulf Stream criando um habitat rico e variado. Mobulas e tubarões chegam a um ponto de mergulho chamado Princess Alice, a cerca de 50 milhas do Pico.

Aventure-se, esta é a actividade ideal para aprender e saber mais sobre estes animais – muitas vezes – mal interpretados. Durante toda a atividade, os guias subaquáticos profissionais ensinam-lhe a compreender estes fantásticos animais. A atividade tem uma duração média de 5 a 6 horas.

Divirta-se na sua estadia no Pico e aventure-se!

5 actividades ao ar livre para praticar na Ilha do Pico, nos Açores
Avalie este conteúdo

138 Partilhas