Viver nos Açores – Vantagens de viver no arquipélago dos Açores

Muitas questões se levantam quando o tema é Viver nos Açores. Para os açorianos é – obviamente – algo perfeitamente normal, no entanto para quem não vive numa ilha torna-se – muitas vezes – um tema complexo.

Na realidade tudo funciona da mesma forma que em qualquer lugar, sendo a única limitação estar rodeado por mar (sendo também uma grande vantagem, dependendo da perspectiva e gosto).

“Eu sentia-me sufocado, sem poder sair da ilha quando quisesse”.  Esta é umas das expressões que tivemos oportunidade de ouvir quando abordamos alguns residentes em Portugal Continental sobre a possibilidade de irem viver nos Açores.

É compreensível que quem nunca tenha vivido numa ilha, possa sentir essa sensação. Na realidade será algo novo e estranho à sua rotina diária e a que está habituado.

Decidimos reunir as vantagens de viver nos Açores. Esperamos também que desta forma possa esclarecer as suas dúvidas sobre este assunto e ajudá-lo a esclarecer este tema.

Se pretende mudar-se e aventurar-se numa nova vida, com qualidade, tranquilidade e acima de tudo muita natureza à sua volta, os Açores são o local ideal. Com o turismo a evoluir de ano para ano, será também uma óptima oportunidade para investir no seu projecto de sonho ou colocar em prática a sua ideia de negócio.

Sabia que apenas em 2017 de Janeiro a Outubro foram criadas mais de 100 empresas nos Açores?

Vantagens de viver nos Açores

9 ilhas e vários concelhos/localidades

Poderá escolher uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores. Cada uma delas com a sua beleza e encanto únicos. Sendo a ilha de São Miguel e Terceira as mais desenvolvidas, o que em nada exclui a sua escolha para um das restantes.

Em todas as ilhas dos Açores encontra tudo o que necessita para o seu dia a dia e acima de tudo viver de forma tranquila. Nem todas as pessoas gostam das ditas confusões de uma cidade, por esse motivo tem à sua disposição vários concelhos e localidades, podendo ficar mais perto ou mais longe da cidade.

Ponta do Topo
Ponta do Topo
Fotografia de António Faria

O mar está sempre presente

Já imaginou acordar todos os dias e ter o privilégio de ver o mar à sua frente? Nos Açores e em qualquer uma das suas ilhas isso é possível, o que torna este local também mágico e calmo. Se gosta do mar este é um fator bastante abonatório.

O Pôr do Sol, ao final do dia, é sempre algo fenomenal. Para não falar, claro, nas diversas actividades que poderá praticar como praia, surf, bodyboard entre outros.

Pôr do sol em Anjos
Pôr do sol em Anjos
Fotografia de Ana Lopes

Natureza pura

A mãe Natureza estará sempre presente, os enormes campos verdejantes, as flores, os animais ao ar livre fazem dos Açores um local e habitat únicos. Não esquecendo as fantásticas lagoas e locais que poderá explorar e visitar sempre que lhe apetecer.

Estará em contacto permanente com a Natureza.

A ilha do Corvo vista da ilha das Flores
A ilha do Corvo vista da ilha das Flores
Fotografia de Carla Dias

Tempo

Há quem afirme que viver nos Açores é ganhar tempo. De facto, ao mudar-se ou ao visitar os Açores, a diferença horária é de menos uma hora em comparação com Portugal Continental e a Madeira. Mas para além desse factor, dada a dimensão e distâncias que terá de percorrer no seu dia a dia (seja em trabalho ou lazer) fazem parecer que tem mais tempo.

Tempo esse que poderá aproveitar para desfrutar da companhia da sua família e amigos ou até mesmo para os seus hobbies.

Passeio de Caiaque, Ilhéu de Vila Franca do Campo
Passeio de Caiaque, Ilhéu de Vila Franca do Campo
Fotografia de Pedro Piteira

Diga adeus ao stress

Quem optou por deixar tudo e vir para os Açores viver sabe bem o que é dizer adeus ao stress. Com um estilo de vida mais calmo, certamente a correria do dia a dia não é tão elevado – e sem qualquer comparação – à de viver numa cidade como por exemplo Lisboa ou Porto.

Uma das grandes vantagens é a inexistência ou muito rara existência de trânsito caótico – tirando claro nas horas de ponta. Mas ainda ainda assim nada comparado à das grandes cidades acima referidas. Certamente a população é menor mas não deixa de ser uma vantagem.

Desfrutando da Natureza – Sete Cidades
Desfrutando da Natureza – Sete Cidades
Fotografia de Bruno Sousa

Há um pouco de tudo

Desengane-se quem pensa que nos Açores irá sentir a falta de algo. Na realidade, dado o crescimento turístico e também com a evolução ao longo dos vários anos, encontra tudo o que precisa.

Desde as lojas de roupa (comércio local, tradicional ou centros comerciais), vários mini e supermercados, padarias, pastelarias, cabeleireiros, lojas, clínicas, escolas, universidade entre outros.

Se ainda assim necessitar de algo que não encontra na região e ou pretende de outra loja específica – não existente – graças à tecnologia e à evolução da internet, à distância de um clique poderá fazer compras online e receber comodamente os produtos na sua casa.

Sabia que na Ilha das Flores e Corvo mais de 80% das pessoas encomendam produtos online?

Ponta Delgada vista da torre Sineira da Câmara Municipal
Ponta Delgada vista da torre Sineira da Câmara Municipal
Fotografia de Helena Botelho

Empreendedorismo

Se tem uma ideia de negócio ou deseja realizar o seu sonho, os Açores podem ser o local ideal. Empreendedorismo e ideias novas são sempre bem vindas, tanto para os locais como para os turistas.

Nos últimos 10 anos o setor do empreendedorismo tem crescido bastante em todas as ilhas, onde têm surgido vários projectos como Alojamento Local e Alojamento Rural. Empresas dedicadas a atividades turísticas, novas lojas de comércio, bares, cafés, discotecas e muitos outros projectos.

Ainda há espaço para desenvolvimento de novas ideias nos Açores, poderá ser a sua oportunidade. Invista nos Açores

Deslocação para outras ilhas ou locais

Se antes da liberalização do espaço aéreo algumas viagens ficavam a valores um pouco elevados, neste momento existem diversas ofertas de viagens baratas que poderá comprar e – a qualquer altura – viajar para dentro ou fora do arquipélago.

Caso seja residente nos Açores tem ainda a vantagem de ser reembolsado através do programa de Subsídio Social de Mobilidade.

Avião
Avião
Fotografia de Fábio Sousa

Custo de vida

O custo de vida nos Açores em comparação com Portugal Continental – por exemplo – é bastante menor. O IVA nos Açores é um pouco menor (18% vs 23% no Continente). Alguns produtos são mais baratos inclusive, sendo que outros – dado que têm de ser importados – podem ser um pouco mais caros.

No que diz respeito ao combustível, por exemplo, em qualquer Posto de Abastecimento o preço da gasolina e gasóleo é o mesmo. Seja na Galp, Repsol, BP entre outros. Ao contrário do Continente onde cada posto tem o seu preço e por vezes com diferenças de dezenas de cêntimos.

Veja também: Qual o ordenado mínimo nos Açores?

Para se deslocar de carro não terá de pagar qualquer pórtico de portagens ou SCUTS. Dada também a dimensão das várias ilhas, o desgaste e manutenção de uma viatura será menor. Inclusive no que diz respeito à inspecção do seu automóvel será de 2 em 2 anos e não de ano a ano como em P. Continental.

Estes exemplos e outros factores podem-lhe proporcional um custo de vida bastante menos elevado.

Regata
Regata
Fotografia de Rui Simas

Estilo de vida

Todos os pontos acima resumem-se apenas a um: Estilo de vida. É este o principal factor que leva várias pessoas a escolher os Açores para viver e mudar a rotina das suas vidas. Vários são os testemunhos existentes e em todos os eles é referido o estilo de vida única que é proporcionado neste pequeno paraíso em pleno Oceano Atlântico.

Veja também:

 

Se tem mais vantagens a adicionar a este artigo, dúvidas de como é viver nos Açores e ou como mudar-se para os Açores utilize o espaço dos comentários. A comunidade estará disponível para o(a) ajudar nas suas dúvidas. Sim, porque o povo açoriano sabe igualmente receber muito bem os seus turistas e futuros “vizinhos”.


Viver nos Açores – Vantagens de viver no arquipélago dos Açores
4.6 (91.35%) 37 avaliações