Ribeira Quente – Povoação, Ilha de São Miguel
A Ribeira Quente é uma freguesia do concelho de Povoação, localizada na Ilha de São Miguel. Esta freguesia está localizada quase ao nível do mar e divide-se em dois aglomerados habitacionais: o da Ribeira e o do Fogo. Cada qual com as suas particularidades e interesses específicos para os visitantes.
Enquanto a Ribeira localiza-se na convergência da Ribeira dos Tambores com o mar, é local de pescadores e o destaque fica para o seu porto, o local do Fogo fica nos arredores da Igreja de São Paulo e dá acesso à uma pequena baía de águas tépidas. Ao fundo da Praia do Fogo, o verde das montanhas emoldura a paisagem.
Fotografia de Lchacal
Índice de conteúdos
História da Ribeira Quente
A Ribeira Quente começou a ser povoada apenas alguns anos depois do povoamento das Furnas. A sua paisagem foi sendo moldada no decorrer dos séculos por acontecimentos relevantes, como a erupção do Vulcão das Furnas, em 1630 e alguns deslizamentos provenientes do Vale das Furnas, que acrescentou muita terra à localidade.
Fotografia de ByAçores
Em 1936 e anos seguintes foram construídos dois túneis, facilitando o acesso à freguesia. O Forte de São Paulo foi construído em posição privilegiada, destinado a proteger a Ribeira Quente dos ataques de piratas e corsários, muito frequentes nesta localidade. Essa estrutura não chegou aos dias atuais, encontrando-se em ruínas já no ano de 1817.
Fotografia de ByAçores
O desenvolvimento da Ribeira Quente deu-se principalmente a partir de 1943 quando foi elevada a Freguesia e com os constantes melhoramentos no porto de pesca.
Praia do Fogo / Praia da Ribeira Quente
A Praia do Fogo está localizada na costa sul da Ribeira Quente, numa baía com diversas nascentes hidrotermais submarinas, que tornam a água tépida e muito frequentada pelos visitantes. A praia é de enorme beleza natural e é muito convidativa e perfeita para desfrutar os dias de verão.
Fotografia de ByAçores
A Praia da Ribeira Quente está aninhada entre as escarpas, é muito acolhedora e e na zona encontra vários restaurantes com pratos deliciosos onde se come peixe fresco e marisco. É também muito propícia aos desportos aquáticos e prática de mergulho.
O contraste entre o azul do mar e do céu e o verde das montanhas torna a paisagem bucólica e difícil de ser esquecida pelos seus visitantes.
A praia possui infraestrutura, com estacionamentos, instalações sanitárias e acesso a portadores de deficiências.
Veja também: As melhores praias de São Miguel
Festa do Chicharro
O Festival do Chicharro é um dos maiores festivais de verão da Ilha de São Miguel e acontece todos os anos no mês de agosto. Realizado desde 1988, está enraizado na freguesia de Ribeira Quente e concelho da Povoação.
A festa atrai milhares de pessoas de outras regiões bem como visitantes estrangeiros. Além da animação musical, os visitantes podem usufruir da gastronomia local, com diferentes propostas de uma excelente refeição. O Chicharro, que dá nome ao festival, é preparado de várias formas, dependendo do gosto de cada visitante.
Este festival evidencia o panorama turístico da Ribeira Quente, promovendo a economia local e preservando as tradições culturais.
Cascata da Ribeira Quente
Ao chegar à Ribeira Quente pela estrada que vem das Furnas, é possível visualizar diversas cascatas no meio da vegetação. A belíssima Cascata da Ribeira Quente é uma delas.
Fotografia de ByAçores
De origem termal, as suas nascentes provêm do interior da ilha e possuem água potável. A cascata é rodeada por uma vegetação exuberante e sua queda de água precipita-se de uma garganta escavada ao longo dos anos.
Fotografia de ByAçores
No caminho, vários merendários estão à disposição dos visitantes. Sem dúvida é o local perfeito para relaxar e apreciar a natureza.
Trilho Pedestre do Agrião
O Trilho do Agrião é um trilho pedestre que tem uma duração de cerca de 4 horas para ser completado. Inicia-se no Porto da Ribeira Quente e segue em circuito linear em direção às montanhas.
Fotografia de Cíntia Raposo
Durante o trajeto passa por miradouros, uma mata rodeada de espécies endémicas e uma vista sobre a Tronqueira e os Graminhais. Se o mar permitir, consegue-se chegar à Povoação pela zona balnear.
Fotografia de Cíntia Raposo
Certamente é um belo passeio, de dificuldade média e que agrada tanto aos locais quanto aos visitantes.
Localização no Mapa
Vídeo
Ao visitar a Ilha de São Miguel, explore e desfrute da Ribeira Quente.
Veja também: Locais a visitar na Ilha de São Miguel >
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >