Festa do Chicharro 2020

Festa do Chicharro 2020

Cancelado

Ribeira Quente - Ilha de São Miguel
2 de Julho a 5 de Julho


Descrição Festa do Chicharro 2020

Evento cancelado:Face à atual situação da pandemia COVID -19, e em conformidade com o plano de contingência da Região, a Associação Cultural e Desportiva Maré Viva decidiu CANCELAR a Edição 2020 do Chicharro, cuja realização estava prevista para os dias entre 2 e 5 de julho. Foi uma decisão difícil mas ponderada, e apesar de muito tristes, estamos confiantes que foi a decisão mais acertada e acima de tudo responsável. Mais do que nunca, a segurança das populações deve ser a máxima prioridade. Em 2021 vamos todos festejar a dobrar, juntos e em perfeita harmonia, num Chicharro Forte… sem medos e sem vírus. Por agora, tenhamos a paciência e a responsabilidade necessária, para que em breve a Festa e magia da música nos volte a unir na acolhedora Freguesia da Ribeira Quente! Tenhamos esperança… Fiquem bem!! Agradecemos a compreensão de todos, lamentando eventuais constrangimentos”. Associação Cultural e Desportiva Maré Viva

Festival que se realiza na Ribeira Quente desde 1988, estando deste modo completamente enraizada no Concelho da Povoação, sendo assim um dos principais focos de animação do mesmo e da ilha de São Miguel. Esta festividade atrai a esta freguesia piscatória milhares de pessoas provenientes de diferentes zonas da Região, bem como do estrangeiro, nomeadamente os nossos emigrantes.

A par da diversa animação musical, Regional, Nacional e Internacional, sem esquecer as nossas tradições musicais e culturais, quem visita a Ribeira Quente pode usufruir da gastronomia local, toda ela ligada ao mar, como é próprio da freguesia. A gastronomia tradicional merece também algum destaque, com as “típicas Barraquinhas”, distribuídas estrategicamente pelo recinto da Festa. Esta festa oferece aos visitantes várias propostas para degustar uma boa refeição, não esquecendo o “rei da Festa”, o CHICHARRO, confecionado de diferentes maneiras ao gosto de cada um.

Pela animação que este festival proporciona, as características naturais desta freguesia evidenciam-se, entre as quais destacamos a “Praia do Fogo” que cada vez mais regista uma maior afluência, valorizando de certo modo todo o panorama turístico local. Há muito que a Festa do Chicharro é e pretende-se que continue a ser, uma das principais fontes geradora de riqueza, tanto para a freguesia da Ribeira Quente, como para a Região, tendo em conta as demais características acima apresentadas. Estamos portanto, perante um evento rico, que para além de ir impulsionar a economia local, irá promover a preservação e recuperação de práticas e tradições culturais, das quais tanto nos orgulhamos.

A Festa do Chicharro atingiu um patamar de excelência no contexto cultural dos Açores como é do reconhecimento geral. Com o decorrer dos tempos as exigências vão sendo cada vez maiores, e a necessidade de inovar é uma realidade premente. Desde há alguns anos esta Festa assumiu um novo formato que conta com a contribuição ativa dos amantes da mesma, com o lançamento de ingressos pagos para o acesso aos magníficos cartazes a que a Festa do Chicharro nos vem habituando. Esta foi a forma encontrada para fazer face ao aumento das despesas com a introdução de melhorias significativas na realização de um evento que ganha cada vez mais admiradores.

Cartaz 2020

Evento cancelado

Cartaz 2019

Cartaz Festa do Chicharro 2019 - Ribeira Quente - São Miguel, Açores

Bilhetes – Onde comprar e preço

Bilhetes Festa do Chicharro 2019