Observação de Cetáceos (golfinhos e baleias) nos Açores
Os Açores são um destino muito procurado para férias de natureza e aventura. Além de toda beleza natural existente, é um dos principais e melhores destinos para a observação de cetáceos e natação com golfinhos.
Para quem gosta de observar baleias, os Açores são o paraíso, pois abriga mais de 20 tipos diferentes de cetáceos que variam entre espécies residentes e migratórias. Trata-se de um ecossistema com características excecionais, tanto que das baleias existentes um terço delas estão na região dos Açores.
Durante a primavera é possível observar a migração dos três maiores animais do mundo, a baleia azul, a baleia comum e a baleia sardinheira. Elas vêm do sul, de onde passaram o inverno e tiveram suas crias, e passam pelos Açores entre os meses de março e junho, seguindo em direcção ao oceano Atlântico Norte em busca de alimentação no verão.
A observação de cetáceos nos Açores acontece durante todo o ano, e é um destino onde a contemplação da natureza parece ser tão natural quanto as boas vindas dos animais sempre livres e no seu habitat, sentindo-se sempre em casa.
Os Açores são considerados internacionalmente como um dos melhores lugares do mundo para observar cetáceos. Isso por ser um ecossistema único e também pelo respeito que se tem com os animais e a forma como são tratados e admirados por todos que por lá passam.
Índice de conteúdos
Os Cetáceos
A observação de cetáceos e golfinhos atraem pessoas de todos os lugares e idades. O verão é a melhor época para ver as baleias migratórias, mas também os golfinhos, pois nesta época há muito mais espécies e grupos maiores saltando e mostrando suas performances pelo oceano.
As baleias migratórias adoram passar pelos Açores no verão, pois vêm do inverno do sul a caminho do norte para conseguir mais alimentos no verão. Além disso, nesta época as águas dos Açores estão cheias do seu menu preferido, plâncton e krill. Além destas espécies, existem as espécies residentes, o que possibilita a visitação em qualquer estação do ano.
Locais de Observação de Cetáceos
A observação de cetáceos e golfinhos é uma actividade que pode ser realizada em todo o arquipélago. É muito fácil encontrar baleias e golfinhos por todas as águas açorianas, por isso, existem várias saídas por diversos pontos das ilhas. E também existem várias opções de operadores turísticos que oferecem este serviço, sempre respeitando o meio ambiente e os animais.
É quase impossível haver uma saída sem avistar uma baleia ou golfinho, a confiança é tanta que esses animais irão aparecer, que muitos operadores até se comprometem a devolver o dinheiro caso nenhum animal seja avistado.
Após a entrada no barco começa a grande aventura de conhecer a imensidão do oceano e ter diversos encontros magníficos com estes seres encantadores. O ponto chave na observação dos cetáceos nos Açores é respeitá-los e não interferir na sua vida marinha.
São aproximadamente três horas de observação dentro das embarcações de operadores da região e é o momento de se conectar com a natureza e deixar a emoção tomar conta, além de deixar a máquina fotográfica preparada para registar cada detalhe do passeio.
Natação com Golfinhos
Aos que são adeptos de Natação com Golfinhos, garantem que é uma experiência única e que provoca sentimentos de extrema felicidade, libertação emocional, relaxamento e muita aproximação com a natureza. É garantido que não faz mal nenhum aos animais e é uma forma de haver maior ligação entre os seres humanos e os golfinhos, afirmando ainda que ficam muito felizes de dividir seu espaço com os visitantes.
A Actividade
A actividade de observação de cetáceos nos Açores acontece durante todo o ano, com épocas com mais espécies que outras, pelo facto de alguns animais passarem pelos Açores em épocas de migração.
A observação de cetáceos pode ser realizada em todo arquipélago, mas as ilhas do Pico, Faial e São Miguel têm um grande destaque nesta actividade.
A actividade pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que apresentem as condições necessárias para estar ao mar. Para crianças muito pequenas pode ser um pouco desconfortável pelo balanço das embarcações, mas tudo depende do bom senso dos praticantes.
A actividade deve ser praticada utilizando os serviços de alguma empresa especializada da região, pois eles darão todas as instruções do passeio e possuem guias, normalmente biólogos, que dão várias informações durante o percurso.
Reservar atividade online
Pode efetuar a sua reserva online da observação de Cetáceos e ou Natação com Golfinhos. Sendo esta uma actividade com muita procura, recomendamos que reserve com antecedência a sua actividade de Observação de Cetáceos, confira as nossas sugestões:
- Observação de Baleias e Golfinhos na ilha de São Miguel – Meio Dia
- Natação com golfinhos na ilha de São Miguel – Meio Dia
- Observação de Baleias e Golfinhos | Lajes do Pico | Meio Dia
- Natação com Golfinhos | Lajes do Pico | Meio Dia
Veja também: Empresas nos Açores com actividade Observação de Cetáceos
Recomendações
Algumas recomendações são essenciais para o sucesso do passeio, são elas:
- Para quem não está habituado ao mar, recomenda-se tomar medicação para enjoo, pois desta forma ajuda a garantir um passeio mais confortável e muito mais agradável;
- Como o passeio pode durar até três horas, é importante levar água, alimentos não muito pesados como frutas, barras energéticas e algo mais que deseje;
- Recomenda-se também o uso de protector solar e roupas quentes, pois a temperatura pode mudar ao longo do passeio. Além de chapéu e óculos de sol;
- Para quem deseja ver os animais mais de perto e observar os seus detalhes, o uso de binóculos pode ajudar na observação;
- O uso de máquinas fotográficas é inevitável, já que este momento é único e não é todos os dias na vida que se tem a oportunidade de fazê-lo. O registo da grandiosidade e beleza destes animais é um registo que fica guardado na memória para sempre.
Segurança e Proibições
Para que o passeio seja agradável tanto para os participantes quanto para os animais é preciso seguir algumas questões de segurança e evitar certas ações para o sucesso da actividade e preservação das espécies, sendo elas:
- É importante que se faça o uso de coletes salva vidas durante todo o passeio;
- Os cetáceos que nadam pelos mares açorianos são espécies protegidas e merecem respeito, por isso é proibido poluir o mar, fazer ruídos, alimentar os animais e ou perturbá-los.
Curiosidades
Existem algumas curiosidades acerca desta actividade que vale a pena destacar:
- Grande parte da observação de baleias são lideradas por guias que também são biólogos qualificados que fornecem explicações acerca do passeio e dos animais;
- Para quem busca outras actividades fora do oceano, há vários museus e centros de interpretação disponíveis em várias ilhas, mas principalmente nas ilhas do Pico e do Faial;
- Para quem quer observar os cetáceos por outros ângulos existem vigias de baleias espalhadas em vários pontos estratégicos nas diversas ilhas. Estes pontos serviam para a caça das baleias, mas foram recuperadas e hoje servem para os curiosos observarem os cetáceos no horizonte com vista panorâmica.
Fotografia de Tiago Pacheco
Os Açores apresentam todas as condições para a prática da observação dos cetáceos, além de proteger e preservar as espécies para que a actividade continue a ser realizada, mas sem alterar em nada o habitat e a vida desses animais. Para quem procura uma experiência diferente e arrebatadora esta pode ser uma óptima opção.
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >