Canyoning nos Açores

O canyoning é uma actividade praticada em canyons ou em gargantas e que envolve várias técnicas desportivas numa única actividade.

Nesta actividade de lazer o praticante tem a possibilidade de deslumbrar-se com paisagens naturais lindíssimas, descendo canyons e passando por vários desafios ao longo do caminho.

Os Açores têm mostrado um grande potencial para a prática do canyoning e já possui muita oferta e estrutura preparada para receber os praticantes desta actividade.

Canyoning Açores

O que é Canyoning?

O canyoning, que também é conhecido como canionismo, é uma actividade desportiva que consiste basicamente na descida de canyons e gargantas.

Este é um desporto com recurso às habilidades de diferentes desportos como montanhismo, canoagem e de outros conhecidos como de “água branca”.

O desportista deve subir até o topo de um determinado canyon ou garganta com o objectivo de chegar até o final, e para isso pode-se utilizar diversas técnicas como rapel, saltos, deslizamentos, natação, caminhadas e tudo o que for necessário para que a actividade seja finalizada, tudo depende dos obstáculos oferecidos pelo canyon explorado.

O canyoning tem origem franco-espanhola e surgiu no final da década de 70, onde os desportos conhecidos como de “água branca”, como rafting e canoagem, também começaram a ser mais conhecidos.

Este desporto é muito dinâmico e ajuda na conexão do homem com a natureza, e um dos seus principais conceitos é, justamente, ser uma actividade que provoque o menor impacto possível no meio ambiente e que seja uma troca mútua e respeitosa com a natureza.

Canyoning nos Açores

As fantásticas nove ilhas dos Açores, em pleno Oceano Atlântico, oferecem excelente condições para a prática de canyoning, com destaque para as ilhas das Flores, São Jorge, São Miguel e Santa Maria.

Cada uma delas possuem itinerários fabulosos e de grande interesse turístico e desportivo, cada uma com as suas características específicas.

Este desporto chegou aos Açores no início da década de 90, e desde então já possui vários adeptos e locais prontos para recebê-lo.

Actualmente há vários itinerários abertos e muitos destes percursos já estão equipados. A oferta para a prática do desporto é grande nas ilhas, principalmente no que diz respeito à beleza natural abundante que dá um toque especial nas descidas.

Cada ilha tem suas particularidades para a prática do canyoning, contudo é possível identificar as que possuem melhores condições:

Ilha das Flores

A ilha das flores é a que mais oferece itinerários e diversidades de recursos, oferecendo mais condições e desafios para os praticantes com as grandes verticais.

Ilha de São Jorge

São Jorge também possui grandes verticais para as descidas, contudo, possui uma logística mais complicada, necessitando, muitas vezes, da utilização de barcos para o resgate.

Ilha de São Miguel

Por outro lado, São Miguel apresenta recursos mais no interior da ilha e com poucos canyons e gargantas.

Ilha de Santa Maria

Santa Maria possui bastante verticalidade, porém com percursos mais curtos. No que concerne o Faial e a Terceira não existe muito potencial para a prática do canyoning, apesar de haver algum interesse.

Os praticantes do canyoning têm o prazer de descer grandes montanhas presos numa corda, descendo cascatas, vencendo desafios e desfrutando de paisagens espetaculares das ilhas.

A prática do canyoning é uma forma de conhecer mais profundamente as ilhas, e desfrutar de tudo o que a natureza tem para lhe oferecer.

Equipamento necessário para o Canoying

Para a prática do desporto é necessária uma prévia preparação, além do conhecimento de algumas técnicas como rapel, natação, etc. Quanto mais conhecimento destas técnicas, maior o sucesso e menores os riscos.

Ter o equipamento adequado é essencial para a boa prática do canyoning. O equipamento pode variar de acordo com a característica de cada local escolhido, alguns podem ser necessários mais equipamentos que outros, até mesmo por questões de segurança e caso haja necessidade de algum resgate. As empresas que oferecem este tipo de serviços alugam os equipamentos para a prática do desporto.

Lista de equipamentos

Os equipamentos vão desde os individuais até os coletivos, alguns deles são:

  • arnês (uma espécie de cinto de segurança para a escalada);
  • apito para a comunicação;
  • fato e casaco em neoprene;
  • botas;
  • capacete;
  • luvas;
  • mochila;
  • canivete;
  • cordas;
  • martelos;
  • kit de primeiros socorros.

Outros materiais também podem ser necessários como:

  • barras de cereais;
  • bebidas isotónica;
  • protetor solar;
  • óculos escuros;
  • máquina fotográfica (porque também vale a pena registar a beleza encontrada durante o percurso).

Cuidados e Dicas

A actividade turística do canyonismo tem crescido e atraído diversos adeptos de desportos de natureza e aventura. Pessoas que são atraídas pela emoção e paixão pela exploração dos canyons, são tomadas pela adrenalina da aventura e da nova experiência.

Entretanto, para a prática do desporto é recomendado procurar empresas / profissionais experientes, qualificados e com conhecimentos da região e dos canyons, por questões de orientação, socorro e questões específicas da prática do canyonismo. A falta do conhecimento da região, a falta de algum equipamento e de experiência do guia e do grupo pode provocar sérios riscos aos praticantes como queda do canyon, queda de pedras nos praticantes e até mesmo afogamento.

Durante o desporto a comunicação pode ficar debilitada, até mesmo pelos ruídos provocados pela água e da própria natureza que ali habita, deste modo, pode-se recorrer a outras maneiras de comunicação como a linguagem gestual e a comunicação por sinais sonoros utilizando um apito. É indicado também levar um telemóvel, apesar de em alguns lugares serem difíceis a questão de encontrar rede, ele pode ser muito útil em casos mais específicos como de um acidente.

Principais locais onde pode praticar canyoning nos Açores

O Arquipélago dos Açores, de modo geral, apresenta um óptimo potencial para a prática do canyoning. A Ilha das Flores, São Jorge, São Miguel e Santa Maria são as que possuem mais potencial para a prática do desporto.

Locais para praticar Canyoning na Ilha das Flores

A Ilha das Flores, por apresentar maior variedade de itinerários e mais paisagem deslumbrante, já apresenta mais de 40 percursos preparados para o canyoning, são percursos normalmente com belezas estonteantes e com níveis de dificuldades diversos.

Há desde percursos próprios para técnicos mais qualificados e com mais tempo de prática, até percursos mais simples para praticantes iniciantes e intermediários.

Locais para praticar Canyoning na Ilha de São Jorge

A Ilha de São Jorge também é ideal para a prática do turismo de natureza e de aventura. Tanto na encosta norte como sul da sua região oriental, possui condições para o canyoning.

Existe uma grande quantidade de cursos de água e cascatas ideais para as descidas de aventura. Tanto a Ilha das Flores como a Ilha de São Jorge podem ser considerados um destino nacional e internacional ideal para a prática do canyoning, levando em consideração a quantidade de canyons e cascatas existentes.

Na Ilha de São Jorge, em 2014, já contava com mais de 25 percursos equipados para todo o tipo de interesse e todo o tipo de praticante, desde o mais independente até o mais iniciante.

Locais para praticar Canyoning na Ilha de São Miguel

A Ilha de São Miguel também possui boas condições para o canyoning, tendo, actualmente, cerca de 18 itinerários equipados para o desporto.

A diferença é que nesta ilha não existem muitos canyons que se destaquem na altura, possuindo mais elevações de pequenas ou média dimensão.

Locais para praticar Canyoning na Ilha de Santa Maria

A ilha de Santa Maria não apresenta muitas quantidades de canyons, mas os que tem possuem boa verticalidade.

O momento ideal para a prática do canyoning nesta ilha é no final do inverno e primavera, pois no verão a água já está bem mais diminuída e pode até encontrar secas.

Canyonig como actividade de lazer e turismo

A prática de desportos de aventura como actividade de lazer e turismo tem crescido cada vez mais, e com isso cresce também a preocupação com o meio ambiente. Quando se utiliza a natureza para a prática de uma actividade de lazer e turismo é preciso desprender-se de egoísmos e perceber o impacto que certas ações podem provocar no meio.

O Canyoning busca provocar o mínimo impacto possível na natureza, respeitando sempre e tendo a consciência de que uma atividade ecológica e respeitosa é a garantia de um desporto consciente e saudável. Manter a água limpa, a floresta intacta e todas as práticas de preservação do meio ambiente são naturais aos praticantes.

Por ser uma atividade de aventura e praticada em lugares, muitas vezes, inóspitos, é preciso estar sempre atento e respeitar os seus próprios limites, além de respeitar os limites da própria natureza, tomando cuidado, por exemplo, em épocas de fortes chuvas, pois há o risco dos rios encherem e de desmoronamento de pedras. Deste modo, a experiência e qualificação do guia, o uso de equipamentos adequados, o respeito a natureza e aos seus limites são os pontos principais para a prática de uma actividade de lazer segura e prazerosa.

Empresas com actividade de Canyoning nos Açores

Consulte o diretório de empresas Canyoning nos Açores >

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores