Marina da Horta – Ilha do Faial

A Marina da Horta, localizada na Ilha do Faial, é a mais importante dos Açores e a quarta mais visitada do mundo. Tal facto deve-se à sua localização, que oferece um bom abrigo contra os ventos que vêm de todas as direcções e por isso é uma paragem obrigatória dos veleiros que precisam viajar das Caraíbas até o Mediterrâneo.

A Marina da Horta foi o primeiro porto de recreio a ser inaugurado no arquipélago, e além de receber os milhares de iates e embarcações que atravessam o atlântico Norte, também tem recebido um grande número de cruzeiros turísticos.

Publicidade

Reserve Agora as Melhores Actividades nos Açores
Powered by GetYourGuide
Marina da Horta, Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart

História da Marina da Horta

A Marina da Horta foi inaugurada em 1986 e é um prolongamento mais moderno de um porto de importância secular. Em 2001 recebeu obras de ampliação para oferecer um melhor serviço e foi reinaugurada em 2002.

A Marina possui capacidade para 300 embarcações e além de ser a quarta marina mais visitada no mundo é uma das mais importantes, recebendo em 1987 a Bandeira Azul da Europa, que garante a qualidade da mesma.

A Marina da Horta é também um local onde muitas regatas internacionais se encontram, pois fazem escalas anuais durante as suas viagens. Estas regatas internacionais normalmente são dirigidas à vela oceânica de cruzeiro onde a marina pode ser a meta ou a escala dessas mesmas regatas.

Marina da Horta, Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart

Passado versus Presente

A Marina da Horta desde 1986 começou a receber as primeiras embarcações e assim começou a criar as suas tradições náuticas e de regatas inesquecíveis.

Palco de grandes regatas e parada de milhares de embarcações a marina começou a ganhar mais notoriedade, chegando a ser a quarta marina mais importante do Mundo. Hoje a Marina da Horta continua recebendo milhares de embarcações e visitantes curiosos por conhecer um local tão bonito e empolgante. Além de iates particulares a marina também recebe muitas embarcações turísticas.

Memórias dos Veleiros

Quem chega ao interior do Porto é chamado à atenção pelas imensas pinturas nas paredes que são um verdadeiro museu a céu aberto.

As pinturas servem para decorar e deixar o local mais colorido e divertido, acabando por eternizar momentos importantes de veleiros que passaram por lá.

A tradição é de que toda embarcação que atraca na Marina da Horta deve deixar uma pintura alusiva à embarcação, e em retorno terá sorte e ganhará segurança durante a sua viagem. O paredão já está coberto de pinturas, algumas já desbotadas, outras mais recentes, mas sempre há algo novo para se ver. É uma maneira de deixarem a sua marca por terem passado numa das marinas mais importantes do mundo.

Marina da Horta, Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart

Peter’s Café Sport e a Marina

O Peter Café Sport é um café histórico e muito conhecido na região. Localizado no centro histórico da cidade da Horta, é um elemento histórico e cultural da ilha.

Uma expressão conhecida entre os iatistas é “Se velejares até à Horta e não visitares o “Peter Café Sport”, não vistes a Horta na realidade”.

A história do Peter’s Café Sport começa ainda no final do século XIX com a fundação do “Bazar do Fayal” que era voltado para o comércio de artesanato. Em 1888 o seu fundador participou da Exposição Industrial Portuguesa e recebeu medalha de ouro e diploma pela qualidade e diversidade dos seus artesanatos.

No século XX mudaram de instalações e ampliaram as suas actividades que, para além do artesanato passaram a abrigar um bar. A sua nova localização favoreceu o seu negócio, pois estavam localizados mesmo ao lado do porto da Horta.

Peter Café Sport - Faial, Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Em 1918 o filho do fundador mudou de instalações, mais uma vez, e passou a chamar o bar de “Café Sport” devido à sua paixão pelo desporto. O nome Peter está ligado a um tripulante de um dos navios que achou o jovem muito parecido com seu filho Peter, passando assim a chamá-lo de Peter.

O Jovem passou então a ser reconhecido como Peter até o final de sua vida. Em 1986 o café foi considerado pela revista Newsweek como um dos melhores bares do mundo. Este acabou por constituir uma marca regional e hoje possui lojas de artesanatos nos aeroportos dos Açores e na Praça Velha de Angra do Heroísmo. O café é tão famoso que hoje possui três filiais: um em Oeiras, um no Parque das Nações em Lisboa e um no Cais da Ribeira no Porto.

Localização no Mapa

Vídeo

Curiosidades

Algumas curiosidades acerca da Marina da Horta:

  • O Museu da Horta já fez uma exposição temporária com imagens das pinturas da Marina do Porto;
  • A Marina da Horta é a mais antiga e movimentada Marina dos Açores e já recebeu desde sua inauguração mais de 26 mil embarcações;

A bela paisagem que envolve os iates, as pinturas nas paredes, o mar e a vista para a cidade da Horta e para a vizinha ilha do Pico, provoca uma sensação de paz e tranquilidade e agrada a todos que por lá passam. É um local com boa história e bom ambiente, ideal para os amantes do mar e embarcações.

Fotos: Turismo da Horta (C) Néri Goulart