Viajar para os Açores com crianças

Os Açores são um ótimo destino para viajar com crianças, privilegiando o contacto direto com a natureza de uma forma única e genuína. Viajar em família e principalmente com crianças nem sempre pode ser uma tarefa fácil, pois toda a logística e organização requerem mais cuidados.

Neste artigo vamos analisar e descrever as diversas vantagens em viajar com crianças para os Açores assim como dar-lhe algumas dicas para umas férias tranquilas, neste que é o paraíso em pleno Oceano Atlântico.

Pacote de viagem: Escapadinha em Família a São Miguel por 139€
Viajar com crianças para os Açores

* imagem meramente ilustrativa

Cuidados antes da viagem com crianças

Como em qualquer destino de viagem com crianças, existem alguns cuidados e recomendações que deve seguir, para garantir que tudo corre pelo melhor antes, durante e no final da viagem.

Peluche, boneca e ou brinquedo preferido

Viajar com Crianças - Peluche

Para muitas crianças, o seu peluche, boneca ou brinquedo preferido tornam-se nos seus melhores amigos, por esse motivo leve consigo também o(s) companheiro(s) do seu filho, certamente o deixará tranquilo durante toda a viagem e estadia.

Roupa extra e adequada

Sabemos que as crianças adoram sujar-se, faz parte de ser criança e muitas vezes da diversão propícia da idade. Por esse motivo, considere levar alguma roupa extra para eventuais contratempos.

No caso do destino Açores, por norma o tempo é ameno e húmido durante todo o ano – o que faz com que não sinta tanto frio como em Portugal Continental, por exemplo. Ainda assim é sempre recomendado um casaco mais quente, pois em alguns locais e ou pontos de interesse, dada a sua localização e ou altitude faz-se sentir algum frio.

Roupa de Criança - Viajar com crianças - Açores

Durante o Verão as roupas quentes certamente podem ficar para trás, a humidade juntamente com as temperaturas médias, que rondam os 19ºC a 24ºC, fazem deste destino um autêntico paraíso de calor. Ainda assim, em alguns locais as condições meteorológicas mais frias podem fazer-se sentir.

No seu roteiro diário, recomenda-se que tenha sempre roupa a mais no carro. Este é local propício a muitos banhos, tanto nas fantásticas praias como em águas termais. Calções de banho e fatos de banhos obrigatórios no carro.

Medicação, cremes e repelentes

A medicação habitual para dores de cabeça, febre ou barriga, recomendamos que leve consigo, desta forma em caso de uma “urgência” rápida poderá rapidamente agir.

Pomadas para feridas e ou cicatrizes, como Betatine, Halibut, entre outras são sempre essenciais, uma corrida ou um salto mal calculado muitas vezes resultam de uma queda e nada como desinfectar e aplicar um creme para atenuar a dor e sofrimento do seu filho.

Embora os Açores não sejam um destino com muitos mosquitos, crianças com peles mais sensíveis podem ficar marcadas pelas mordidas destes bichinhos. Um repelente ou pulseira anti-mosquitos pode ser uma boa solução.

Estes medicamentos de prevenção e não de toma diária, pode comprar numa farmácia na ilha de destino, evitando ocupação de espaço na mala.

Calçado confortável e suplente

À semelhança da roupa, é recomendado que leve um calçado confortável e de preferência com suplente. Explorar a Natureza muitas vezes significa molhar o calçado, mesmo que adequado a caminhadas, trilhos pedestres e ou simplesmente visitar um miradouro. Recomenda-se que tenha calçado suplente para estas situações.

O que as crianças podem aprender e descobrir nos Açores

Tal como em todos os destinos e graças à história desses mesmos locais, podemos através de uma viagem incutir o conhecimento sobre os antepassados e mostrar aos nossos filhos coisas interessantes que certamente vão fazer parte da sua cultura geral.

A origem vulcânica

Algar do Carvão - Terceira, Açores

Algar do Carvão – Terceira, Açores

Um dos pontos mais interessantes será certamente a origem vulcânica das Ilhas dos Açores. Mostrar de perto como os vulcões que provavelmente os seus filhos já ouviram falar, podem dar origem a uma ilha. Neste caso a nove ilhas repletas de factores e elementos vulcânicos que irão despertar curiosidade.

A areia preta / negra

Praia dos Mosteiros - Areia Preta / Vulcânica - São Miguel, Açores

Uma das coisas que mais chama à atenção das crianças, e não só, é a cor negra ou preta da areia dos Açores. Esta cor deve-se à sua origem vulcânica. As crianças inicialmente podem estranhar a areia e ou pensar que está suja, mas não. Podem divertir-se à vontade e senti-la. Comparativamente à areia amarela presente em todo o Portugal Continental, esta é mais espessa.

Visitar os Centros de Interpretação Vulcanológica

Centro de Interpretação Vulcão Capelinhos - Faial

Centro de Interpretação Vulcão Capelinhos – Faial

Os diversos Centros de Interpretação Vulcanológica presentes nos Açores, permitem que tanto você como os seus filhos fiquem a conhecer, de uma forma dinâmica e intuitiva a origem do Arquipélago dos Açores e saber mais sobre alguns dos seus principais marcos.
Lista completa de todos os Centros de Interpretação nos Açores >

Contacto direto com a natureza

Poça Simão Dias - Ilha de São Jorge, Açores

Poça Simão Dias – Ilha de São Jorge, Açores

Nem sempre é fácil estar em contacto com a natureza, ainda por mais quando se vive em pleno centro urbano e nas grandes cidades. Nos Açores, os seus filhos têm o privilégio de estar em contacto direto com uma imensidão de pastos e pastagem verde, conhecer e ver fantásticas lagoas, miradouros, plantas, fauna, flora, entre outros.

Águas quentes termais

Águas Termais - Sao Miguel - Furnas - Açores

Explicar às crianças que existem “banheiras” de água quente ao ar livre poderá ser uma aventura engraçada e ao mesmo tempo um excelente momento de puro relaxamento. As crianças adoram água quente e – certamente – irão adorar igualmente as águas termais.
Lista de termas nos Açores >

Observar Baleias e Golfinhos

Observação de Golfinhos e Cetáceos na Ilha do Pico - Açores

Uma experiência e momento únicos que deliciam os mais pequenos e não só. Observar de perto, em pleno Oceano Atlântico, Baleias e Golfinhos, em família é certamente uma excelente actividade. Dado o grande volume de procura para esta actividade, recomendamos que reserve aqui os seus bilhetes.

Museus

Museu da Indústria Baleeira - Pico, Açores

Museu da Indústria Baleeira – Pico, Açores

Há muita história para observar e ver nos vários Museus dos Açores. Certamente uma actividade para miúdos e graúdos.

Actividades e Experiências mais procuradas com crianças

Experiências e dicas de pais visitaram os Açores com crianças

Nada como a opinião e experiência de quem já viajou para os Açores com crianças para lhe dar, igualmente, algumas dicas e sugestões para umas férias de sonho.

Reunimos alguns testemunhos de vários blogs de referência, que passamos a listar abaixo:

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores