Lagoa do Congro – Ilha de São Miguel

A Lagoa do Congro está localizada no centro da Ilha de São Miguel, no Concelho de Vila Franca do Campo. A Lagoa é um tesouro escondido na ilha e fica fora da rota turística tradicional.

Por ser um local de difícil acesso e por requerer uma caminhada um pouco longa e no meio da vegetação, não são todas as pessoas que se aventuram a conhecê-la. Porém, quem se arrisca a uma caminhada de cerca de 700 metros não se arrepende. Vale a pena todo e qualquer esforço.

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Nuno

Como surgiu

A Lagoa do Congro localiza-se numa estrutura geológica diferente, chamada de cratera de explosão vulcânica, resultado de uma erupção freatomagmática. Esta erupção dá-se quando o magma ao subir encontra um nível freático (de água) e o contacto entre as elevadas temperaturas com a água originam grandes explosões.

Diferente de outras lagoas na ilha de São Miguel, que normalmente ocupam o topo de um cone vulcânico, a Lagoa do Congro está situada numa região relativamente plana, ocupando apenas um buraco na zona e sendo rodeado de muita vegetação.

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

A Lagoa do Congro

A Lagoa do Congro é uma das mais belas e primitivas lagoas de São Miguel. A Lagoa possui um formato circular, com cerca de 500 metros e pode atingir até 16 metros de profundidade em alguns pontos.

Esta é rodeada por árvores que escondem as paredes da cratera vulcânica e é de difícil visualização em outros pontos ao redor da Lagoa, principalmente pelo difícil acesso ao redor da mesma.

Por ser de difícil acesso é ainda bem reduzido o número de turistas que procuram este local para visitar. O seu acesso é feito por um trilho pedestre que adentra por uma densa mata e todo percurso é de muito desafio, mas com a recompensa de uma beleza única.

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Nuno Vieira

Acesso à Lagoa do Congro

Para chegar até a Lagoa do Congro deve-se seguir até a estrada para as Furnas e verificar as placas com a indicação para a Lagoa do Congro.

Saindo da estrada cimentada entra-se num caminho rural e de terra. Pelo fato de existir algumas bifurcações durante o caminho e não sendo possível visualizar a lagoa durante o trajecto, torna-se um pouco difícil de encontrá-la ao início. (Veja o vídeo abaixo)

Para descer até a Lagoa do Congro existe apenas um trilho pedestre acessível que desce sem obstruções até a lagoa. Os visitantes devem estacionar o carro no caminho de terra junto à entrada principal do trilho e seguir por meio da floresta húmida e quase intocável.

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Ana Serpa

O caminho pode apresentar alguns desafios, pois é uma natureza pouco mexida, conte com alguns obstáculos pelo caminho são esperados (formações rochosas, árvores caídas, enormes raízes), mas é de apreciar o caminho até chegar à bela Lagoa do Congro.

A Lagoa possui um ambiente único de conexão com a natureza. Muita vegetação, uma água de coloração verde intensa, muitos peixes saltando pela água e um silêncio próprio de local habitado pela natureza mais pura e limpa.

Localização no Mapa

Vídeo do trilho

Aspectos Históricos

A lagoa recebeu este nome em homenagem ao rico e influente proprietário da lagoa, André Gonçalves Sampaio, que tinha a alcunha de “O Congro”. Congro é o nome de uma espécie de peixe que habita nas águas profundas do mar, o Conger conger.

Após a morte de André, o terreno ao redor da Lagoa passou para duas famílias as quais foram responsáveis pelas significativas mudanças na paisagem da região. Um dos proprietários tinha um grande amor pelas plantas e por isso importava diversas espécies exóticas de várias partes do mundo para fazer ensaios com novas plantações nos seus terrenos. Deste modo, boa parte da vegetação no terreno não são originárias.

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Jorge Pereira

Curiosidades

Existem algumas curiosidades que circulam à volta desta bela paisagem natural, são elas:

  • Há alguns anos, a Lagoa do Congro era muito usada pela população de Vila Franca do Campo na comemoração de São João, no dia 24 de junho. A população costumava se deslocar às margens da lagoa para comemorar o dia com bailes e piqueniques;
  • Existem vários trilhos secundários para a Lagoa do Congro, porém a maioria deles estão obstruídos e inacessíveis;
  • Bem próximo da Lagoa do Congro existe uma outra lagoa menor, a Lagoa dos Nenúfares, porém o acesso é muito remoto e pode apresentar riscos para quem não conhece a localidade;
  • As lagoas são abastecidas por riachos de regime torrencial e três nascentes;
  • Como a lagoa fica rodeada de muita vegetação existe pouca luminosidade, recomenda-se a visita antes de anoitecer;
  • A cratera da Lagoa do Congro integra-se no maciço vulcânico da Achada das Furnas, que está entre os vulcões do Fogo (veja também: Lagoa do Fogo) e das Furnas. É uma das zonas sísmicas mais activas do arquipélago.
Lagoa dos Nenúfares
Lagoa dos Nenúfares
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar
Reflexos
Reflexos
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

A Lagoa do Congro é uma lagoa única geologicamente e de uma beleza sem igual. É um local que apesar de ser fora da rota da maioria dos turistas atrai a atenção de quem procura uma experiência diferente.

Por ser de difícil acesso muito da sua natureza mantêm-se preservada, porém com as ações naturais muitos caminhos acabaram sendo afectados e o acesso ficou cada vez mais restrito.

Fotos

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar
Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar
SUP in Congro Lake
SUP in Congro Lake
Fotografia de Pedro Piteira
Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Lidia Magalhaes
A Caminho da Lagoa do Congro
A Caminho da Lagoa do Congro
Fotografia de Nuno
A Caminho da Lagoa do Congro
A Caminho da Lagoa do Congro
Fotografia de Nuno

Vídeo


Promoções de Viagens para os Açores

Encontre os melhores preços em alojamentos nos Açores.

Data de Check-in
Data de Check-Out
Irá ser redirecionado para o site do nosso parceiro Booking.com