Farol da Ponta do Albernaz – Ilha das Flores

O Farol da Ponta do Albernaz, também chamado de Farol da Ponta do Albernez, está localizado na freguesia de Ponta Delgada, no concelho de Santa Cruz das Flores, na Ilha das Flores.

Este é o farol mais ocidental do arquipélago dos Açores e também da Europa. Foi inaugurado em 1925, possui 15 metros de altura, tem a torre cilíndrica em alvenaria pintado de branco e lanterna vermelha. O seu alcance luminoso chega a 41 quilómetros de distância.

Publicidade

Reserve Agora as Melhores Actividades nos Açores
Powered by GetYourGuide
Farol da Ponta do Albarnaz, Ilha das Flores, Açores

(C) Autoridade Marítima Nacional (AMN)

História do Farol da Ponta do Albernaz

O Farol da Ponta do Albernaz foi construído no extremo noroeste da Ilha das Flores, sobre uma alta falésia e de maneira a que ficasse de frente de onde vinha a maior parte do tráfego marítimo das suas águas.

Inicialmente foi projectado no âmbito do Plano Geral de Alumiamento e Balizagem para a vizinha Ponta Delgada, mas em 1902 este plano foi rejeitado e assim proposto a adaptação do antigo farol de acordo com as novas tecnologias.

O novo farol foi então determinado a ser instalado na Ponta do Albarnaz, cerca de 3 quilómetros do povoado. A posição era estratégica, numa elevada falésia à costa oeste, permitindo, assim, que o sinal pudesse ser avistado desde o litoral da Ilha do Corvo e em toda costa noroeste da Ilha das Flores.

A decisão da construção do farol não foi pacífica, e em 1922 foi feito um acordo amigável para a implantação do farol na Ponta do Albernaz. Foi então iniciada a construção do farol e dos seus acessos, pois não existia acesso à freguesia de Ponta Delgada e nem à Ponta do Albernaz. O farol deu início as suas actividades em janeiro de 1925. Em 2005 era até então o único farol de Portugal que não estava ligado à rede eléctrica.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Azores Islands (@byacores) a

Turismo e visitar o farol

Muitas pessoas procuram o local pela bela paisagem que é possível ter do farol. A Ilha do Corvo situada à direita do farol, o ilhéu de Monchique e as fajãs mais à esquerda são alvos de apreciação pelos visitantes.

Quem tiver interesse em conhecer o seu interior e conhecer como funciona um farol e a sua importância para a ilha pode fazê-lo através de uma visita guiada pelo faroleiro residente.

Localização no Mapa

Curiosidades

Existem algumas curiosidades e dicas que são importantes para uma melhor experiência no Farol da Ponta do Albernaz:

  • O Farol da Ponta do Albernaz é o farol mais potente existente nos Açores;
  • Para quem gosta de observar aves, o farol é um bom local de observação. O Farol é o primeiro ponto de chegada das aves migratórias à ilha das Flores. Por se tratar de uma localização costeira a norte, é o local onde elas param primeiro. Deste modo é um local importante para a observação das aves marinhas. (mais info)
  • A Ponta do Albarnaz, pela sua localização mais a norte da ilha das Flores, permite uma ampla e linda vista da Ilha do Corvo e do Ilhéu de Monchique.
  • Vale um passeio pela freguesia de Ponta Delgada, uma pequena povoação com muitos séculos de história e fica a apenas 3 quilómetros do Farol da Ponta do Albarnaz.

Fotos

Farol de Albarnaz, Ponta Delgada Ilha das Flores 2019 Açores

(C) António Faria VD

Vídeo

O Farol da Ponta do Albarnaz é um lugar com história e uma bela vista para ser apreciada. Para os amantes de aves é um local ideal para observar as aves migratórias de outono. Para quem gosta de boas fotos é possível avistar a ilha do Corvo e outros ilhéus ao seu redor, além dos miradouros espalhados pela região. Para os amantes de fotos e vídeos captados por drone, este é um spot único.