Fajã Grande – Ilha das Flores

Tempo de leitura: 4 minutos | Ilha das Flores

Publicidade

A Fajã Grande é uma freguesia rural, localizada no concelho das Lajes das Flores, na Ilha das Flores. Juntamente com a Fajãzinha formam um dos mais belos cenários dos Açores, junto a enormes penhascos onde desembocam cascatas e cachoeiras de beleza ímpar.

Com uma população bem pequena, conta com cerca de 200 e poucos habitantes. Apesar disso, é uma das freguesias mais povoadas no concelho das Lajes das Flores e o local para onde vão grande parte dos moradores da ilha no verão. Nesta época, bares e restaurantes abrem as suas portas para receber os veraneantes. No entanto, o ambiente continua a ser de muita tranquilidade e paz.

Fajã Grande - Ilha das Flores, Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

A Fajã Grande é o tipo de local onde irá sentir vontade de ficar admirando aquele mural verdejante e toda aquela atmosfera singular do litoral dos Açores.

Esta bela freguesia é delimitada de um lado pela enorme Rocha da Fajã, que em alguns pontos excede os 600 metros de altura e no outro pela costa baixa e recortada. A Fajã Grande também é considerada o local mais ocidental de toda a Europa, sendo que para oeste fica apenas o desabitado ilhéu de Monchique.

Publicidade

História da Fajã Grande

A região começou a ser desbravada no início do século XVI e seu povoado cresceu rapidamente. Poucas décadas depois, a Fajã Grande já era centro de transações comerciais, recebendo no seu porto as caravelas da Índia, que encontravam refresco nas suas águas, já que era a primeira terra que encontravam na volta do largo.

Fajã Grande - Ilha das Flores, Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

A região também foi desembarcadouro preferido dos piratas e corsários devido à facilidade de desembarque. A Fajã Grande seguiu prosperando pelos séculos seguintes e adquirindo a estrutura urbanística atual, que tanto a diferencia do restante das freguesias rurais dos Açores.

Publicidade

Características

O local é muito tranquilo e preservado, com diversas casas de veraneio.

O porto, que já foi um dos principais da Ilha das Flores, é agora a popular Zona Balnear da Fajã Grande. A 700 metros a Este fica o acesso à belíssima Cascata do Poço do Bacalhau, com cerca de 90 metros de altura.

Fajã Grande - Ilha das Flores, Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

A melhor vista desta localidade obtêm-se no miradouro da Fajãzinha. De lá, descortina-se uma bela paisagem, com a povoação em primeiro plano, as cascatas e cachoeiras a seguir, os moinhos e os palheiros de pedra.

Cascata do Poço do Bacalhau

A Cascata do Poço do Bacalhau fica a 700 metros do Porto e é alcançada através de um caminho de pedras que leva diretamente à poça de água que forma a cascata.

Com mais de 90 metros de altura, é uma cascata muito abundante nas épocas chuvosas e na época do estio reduz a pouco mais que uma neblina espessa e abundante. As suas águas depositam-se numa lagoa envolta de vegetação natural e endémica, que é usada como zona balnear.

Publicidade


Toda a Fajã Grande é um cenário verdadeiramente paradisíaco e extraordinário, que merece ser apreciado de perto. Seja para saborear um churrasco na zona balnear, nadar na praia de calhau ou banhar-se nas Piscinas Naturais da Salema (foto abaixo) que ficam ao Sul da Fajã Grande, no Concelho vizinho de Santa Cruz das Flores, é um passeio inesquecível e muito pitoresco a não perder na sua estadia na Ilha das Flores.

Piscinas Naturais da Salema - Santa Cruz das Flores - Ilha das Flores - Açores

(C) Câmara Municipal Santa Cruz das Flores

Localização no Mapa

Vídeo

Veja também: Locais a visitar na Ilha das Flores


Promoções de Viagens para os Açores