Sete Lagoas – Ilha das Flores, Açores

Tempo de leitura: 7 minutos | Ilha das Flores

Publicidade

As Sete Lagoas ficam localizadas no Concelho das Lajes, na Ilha das Flores, no arquipélago dos Açores. Este é o nome dado ao conjunto de lagoas que estão acomodadas dentro da caldeira de um dos vulcões primordiais da Ilha. A Ilha das Flores apesar de pequena, é de uma beleza selvagem e intocada.

Esta formação geológica encontra-se extremamente desgastada pela ventania e pelas intensas chuvas do Oceano Atlântico, no entanto não perdeu o charme e misticismo de um vulcão ativo preso dentro de uma montanha. A sua natureza é extremamente conservada e pouco alterada pelo homem.

Lagoa Negra - Flores, Açores

Desde 2009 faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. A sua paisagem, abundante em floresta Laurissilva, com diversas Lagoas, cada qual com as suas particularidades completa o visual de tirar o fôlego da Ilha das Flores.

Publicidade

O conjunto das Sete Lagoas é formado por: Lagoa Negra, Lagoa Branca, Lagoa Comprida, Lagoa Rasa, Lagoa da Lomba, Lagoa Funda e Lagoa Seca, cada uma com as suas características muito específicas. Os seus nomes foram atribuídos de acordo com essas particularidades.

Como todas estão localizadas no mesmo planalto, é fácil e prático visitá-las de carro.

Publicidade

Lagoa Negra e Lagoa Comprida

Lagoa Negra & Lagoa Comprida - Flores - Açores

A Lagoa Negra e a Lagoa Comprida ficam lado a lado e tornam a paisagem encantadora. Seus formatos irregulares e cores distintas conferem uma beleza peculiar ao local, encantando os seus visitantes.

Lagoa Negra

Lagoa Negra - Flores, Açores

A Lagoa Negra possui águas escuras e profundas, podendo chegar à 100 metros de profundidade. O seu nome vem justamente da cor das suas águas.

É emoldurada por altas montanhas, rodeada de areais e as hortênsias cobrem as suas margens de cor. É o lugar perfeito para se conectar com a natureza e relaxar.

Publicidade

Lagoa Negra - Flores, Açores

(C) SIARAM

Além disso, ao seu arredor há uma enorme diversidade de plantas endémicas como o louro, a urze, o cedro do mato, o queiró, o sanguinho, o azevinho, entre outros.

Lagoa Comprida

Lagoa Comprida - Flores, Açores

(C) SIARAM

A Lagoa Comprida, por sua vez, tem formato irregular e fica próxima à Lagoa Branca, Lagoa Seca e Lagoa Funda.

Uma queda de água estrategicamente posicionada acima da Lagoa torna a sua paisagem ainda mais exuberante. Suas águas contrastam com as de sua vizinha, a Lagoa Negra.

Lagoa Comprida - Flores, Açores

(C) SIARAM

Juntas, Lagoa Negra e Lagoa Comprida formam uma paisagem que mais parece saída de um quadro ou da tela de um computador. Rodeadas de montanhas cobertas com muito verde, o colorido das flores e uma diversidade enorme de plantas fazem deste local perfeito para uma visita de descanso e comunhão com a natureza.

Lagoa Rasa e Lagoa Funda – Reserva Natural das Caldeiras Funda e Rasa

A Reserva Natural das Caldeiras Funda e Rasa está localizada no sítio do Mosteiro, na Ilha das Flores, Arquipélago dos Açores e é constituída pela Lagoa Funda, pela Lagoa Rasa e pela área que as envolve.

Publicidade

Com 425,94 ha, situa-se no interior da ilha, e é uma Área de Proteção Ambiental. Da estrada nas colinas, consegue-se visualizar ambas e a diferença de altitude entre elas é incrível e rende fotos surreais.

As lagoas são rodeadas de uma zona verdejante, com montanhas e muitas flores coloridas, entre elas as hortênsias selvagens, que conferem uma beleza pitoresca a toda a Reserva.

A Lagoa Rasa e a Lagoa Funda são separadas por uma estrada, mas estão em altitudes diferentes, sendo que a Rasa se encontra a 530 metros acima do nível do mar e na mesma altura da estrada e a Lagoa Funda a 360 metros.

Lagoa Rasa

Lagoa Rasa - Flores, Açores

(C) SIARAM

A Lagoa Rasa fica localizada nas montanhas centrais da Ilha das Flores. Em sua proximidade estão a Lagoa Funda e o Miradouro do Bureiro.

A Lagoa está a uma altitude de cerca de 600 metros e possui um acesso fácil de carro. Sua profundidade é de em torno de 16 metros, com margens baixas, povoadas pela flora endémica dos Açores e gaivotas-de-patas-amarelas, que ali permanecem o ano todo.

Lagoa Funda

Lagoa Funda - Flores, Açores

(C) SIARAM

A Lagoa Funda fica ao Lado da Lagoa Rasa, estando, no entanto, em uma altitude menor. Junto à Lagoa de margens muito altas, tem origem a Ribeira Funda.

Publicidade

Esta Lagoa tem uma profundidade de 26,9 metros e possui uma queda de água. Em suas margens encontram-se uma variedade enorme de plantas endémicas dos Açores. Observa-se também uma avifauna residente e outras espécies que param somente para repousar. Entre as principais estão a gaivota-de-patas amarelas, a garça-real, a alvéola-cinzenta, o tentilhão, o melro-preto, entre outras.

A Lagoa Funda faz parte de uma importante bacia hidrográfica, para onde diversas linhas de água convergem.

Em suma: a Reserva Natural das Caldeiras Funda e Rasa possui uma paisagem exuberante imperdível e precisa estar entre as suas opções de passeios nos Açores. A Reserva tem um valor científico muito significativo e relevância nacional.

Lagoa Branca

Lagoa Branca - Flores - Açores

(C) SIARAM

Localizada a 650 metros de altitude, possui um acesso fácil e seguindo a estrada no sentido Sul, encontrará a Lagoa Seca. Também está próxima à Lagoa Comprida e a à Lagoa Funda.

Nas suas margens muito suaves, observam-se alguns patos, como piadeiras e caturros, limícolas, garças e em algumas ocasiões, os ralídeos, tais como o galeirão-americano. Do seu lado oeste, existe um abrigo para as aves.

Lagoa da Lomba

Lagoa da Lombra - Ilha das Flores, Açores

(C) SIARAM

A Lagoa da Lomba está localizada na freguesia da Lomba (Lajes), a 10 quilómetros de Santa Cruz, nas proximidades do Pico do Touro e da Boca da Vereda, a cerca de 500 metros de altitude. Sendo a menor Lagoa da Ilha, possui apenas 15 metros de profundidade e no inverno costuma ser envolvida pela bruma, o que lhe confere uma paisagem peculiar e misteriosa.

A sua orla rodeada de hortênsias costuma ficar adornada com muito musgo nos meses frios do ano. Na Lagoa da Lomba também é possível a observação de aves como as piadeiras e as piadeiras americanas. Também é muito comum vaquinhas pastando nos arredores em pastagens verdejantes.

A Lagoa da Lomba possui fácil acesso sendo que, dentre as Sete Lagoas, é a de mais fácil acesso pedestre até às suas margens.

Publicidade

Lagoa Seca

Lagoa Seca - Flores - Açores

(C) SIARAM

A Lagoa Seca está acomodada dentro da caldeira de um dos vulcões mais importantes da Ilha. Está situada a uma altitude de 600 metros e retém água apenas no outono/inverno. Nesta Lagoa visualizam-se patos, como o pato-real ou o pato escuro americano, narcejas e galinholas.

A lagoa fica localizada na Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé.

Vídeo


A Ilha das Flores pode ser pequena em tamanho, mas é gigante em riquezas naturais e de uma beleza única. As Sete Lagoas, cercadas de muito verde, flores e paisagens exuberantes é parada obrigatória para quem quer entrar em sintonia com a natureza e observar cenários paradisíacos.

Veja também: Locais a visitar na Ilha das Flores >


Promoções de Viagens para os Açores