Caldeira da Graciosa – Ilha Graciosa

A Caldeira da Graciosa fica localizada no concelho de Santa Cruz da Graciosa, na Ilha Graciosa, classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Em função da enorme variedade de importantes espécies naturais no seu território, a Caldeira recebe a classificação de Monumento Natural Regional.

A Caldeira oferece paisagens de grande beleza, distribuídas numa depressão circular de origem vulcânica com 1600 metros de diâmetro e 350 metros de profundidade. Está situada onde era o topo do vulcão que originou a bela Ilha Graciosa.

A Caldeira da Graciosa
A Caldeira da Graciosa
Fotografia de João Leandro

Características

A Caldeira da Graciosa tem duas regiões principais: um vulcão poligenético de 2 km quadrados, ocupando todo o sudeste da Ilha. Junto está uma plataforma que dá origem a uma região basáltica de 40 quilómetros quadrados, formada por 55 cones monogenéticos.

O interior da caldeira apresenta paredes que foram suavizadas na base devido aos depósitos de vertentes.

História

A Caldeira foi originada há cerca de 12.200 anos e remete a um importante evento explosivo hidromagmático. Após este evento ocorreram mais 4 erupções vulcânicas intracaldeira, destacando-se o episódio que envolveu a formação de um lago incandescente que encheu toda a depressão até derramar pela borda do lado oeste.

Com este colapso, e posteriormente a drenagem do lado de lava, originou a Furna do Enxofre.

Caldeira
Caldeira
Fotografia de Paulo Branco

Tendo em conta a data de formação da Caldeira, acredita-se que actividades eruptivas pós-caldeira tenham ocorrido nos últimos 10.000 anos.

O Vulcão Caldeira da Graciosa apresenta ainda manifestações vulcânicas secundárias, com destaque para as fumarolas que estão no interior da Furna do Enxofre e as nascentes termais do Carapacho e da Baía dos Homiziados.

Furna do Enxofre

No interior da Caldeira da Graciosa existe uma gruta vulcânica chamada Furna do Enxofre ou Gruta do Enxofre que atrai muitos visitantes, dada a sua beleza. Esta caverna fascinante tem como característica principal o seu teto abobadado formado por lavas de baixa viscosidade. O seu acesso é feito a partir de um túnel de 200 metros que atravessa a cratera.

Túnel da Caldeira
Túnel da Caldeira
Fotografia de Paulo Branco

No seu interior há um lago de água fria e um campo de desgaseificação formado por uma fumarola contínua e emanações contínuas de dióxido de carbono, que mudam com as condições ambientais. A sua formação natural e rochas que imitam um rosto gigantesco chamado “O guardião” da caverna encantam os visitantes e faz desse um passeio obrigatório.

Centro de Visitantes da Furna do Enxofre

Para que o visitante chegue até a Furna do Enxofre precisa obrigatoriamente passar pelo Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, onde está o Centro de Visitantes. Este local é uma ótima oportunidade para entender a formação vulcânica que originou a Furna e a Caldeira.

Caldeira – Graciosa
Caldeira – Graciosa
Fotografia de Márcia Melo

O Centro de Visitantes conta com diversos painéis explicativos e monitores que auxiliam os visitantes com informações muito relevantes sobre a Gruta e a Caldeira.

Outra opção de passeio para os amantes da natureza é fazer um percurso pedestre que se inicia à direita da estrada que vai para a cratera. O percurso tem um total de 5 quilómetros e tem uma duração de cerca de uma hora e meia.

Este trajeto leva-o ao ponto mais alto da Caldeira da Graciosa passando por um encantador caminho de orlas muito floridas.

> Visitar a Furna do Enxofre (informações, preços e horários)


Localização no Mapa

Vídeo

Com uma paisagem muito verde, rodeada de Criptomérias do Japão e Urzes e um ambiente que transmite muita tranquilidade está a belíssima Caldeira da Graciosa, que encanta todos que por ali passam. Certamente é um passeio imperdível para aqueles que adoram admirar paisagens exuberantes e se aventurarem até o interior da Terra.

A Caldeira da Graciosa também oferece aos seus visitantes uma vista abrangente da Ilha Graciosa.

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Actividades, Excursões, Passeios Guiados nos Açores
Actividades, Excursões, Passeios Guiados nos Açores Reserve online dezenas de actividades disponíveis nos Açores com a Civitatis. Seguro, rápido e simples. Anúncio byAçores
Magic Islands Rent a Car
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Azores Getaways
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores