Poço da Pedreira – Ilha de Santa Maria

Situado na freguesia de Santa Bárbara, o Poço da Pedreira é uma das grandes atrações turísticas da Ilha de Santa Maria.

Antiga área desativada de extração de inertes, chama a atenção pela sua coloração avermelhada peculiar e pela formação vertical das suas paredes.

A água acumulada forma este poço que se encontra com o paredão de pedra, conhecida como cantaria mariense, e conta com mirante para observação privilegiada deste local.

De entre as diversas atrações geoturísticas da ilha, localizada no extremo sudoeste do arquipélago dos Açores, este é um dos mais destacados.

Poço da Pedreira
Poço da Pedreira
Fotografia de Alberto El

Um cenário deslumbrante e único

O Poço da Pedreira é um exemplo característico da integração da ação natural e humana na formação de paisagens, já que a partir da extração de enormes blocos de pedra se esculpiu a rocha basáltica.

De origem vulcânica, as pedras retiradas serviram como base para a construção de grande parte das construções da ilha e também foram levadas a
outras localidades e ilhas do arquipélago.

O caminho de chegada a este local pode ser percorrido a pé, e trilha entre a Serra e o mar até ao Pico Vermelho, assim batizado por conta da coloração acentuada do material que o forma.

Santa Maria abriga ainda diversos outros atrativos e baseia a sua economia na agropecuária, na pesca e no setor terciário, com destaque para o turismo e a prática de desportos náuticos.

Essa vocação da ilha é favorecida pela facilidade de acesso, já que a atividade aeronáutica intensa do Aeroporto de Santa Maria funciona como mola propulsora para toda a região.

Além disso, o Centro de Controlo do Atlântico, também baseado na ilha, ressalta sua importância geográfica e possibilita o desenvolvimento de infraestrutura necessária para a recepção dos visitantes.

O Poço da Pedreira junta-se ao rico património arquitectónico que se espalha por toda a ilha, oferecendo atrações inesquecíveis aos turistas e consolidando a região como um polo económico, religioso e cultural.


Avalie este conteúdo