Queijo do Vale / Queijaria Furnense – Ilha de São Miguel

Uma jovem de 17 anos da Ilha de São Miguel criou um queijo muito famoso, Queijo do Vale, que possui características diferenciadas e um sabor único.

O queijo é diferente de tudo que já foi visto, pois é feito de forma artesanal, sendo o principal segredo do sabor a água mineral azeda do Vale das Furnas.

A Queijaria Furnense na Ilha de São Miguel é gerida pela jovem e pela sua família, que junta técnicas de marketing com a qualidade do seu queijo para garantir o sucesso e atrair cada vez mais pessoas.

Queijo do Vale - Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

História do Queijo do Vale

Paula Rego é uma jovem de Furnas, uma freguesia no concelho da Povoação na ilha de São Miguel. A jovem começou a criar produtos gastronómicos desde os 16 anos e com 17 anos começou a sua produção de queijos artesanais. Paula contou com a ajuda do seu pai, um queijeiro com muita experiência, e também de uma grande fábrica da ilha para que conseguisse realizar este projecto.

Paula Rego, Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

Paula Rego – Queijaria Furnense

Depois do fim das quotas leiteiras da União Europeia em 2016, Paula e a sua família tiveram que se reinventar e criaram o queijo e a Queijaria Furnense. Além da qualidade do queijo a jovem aplica várias estratégias de marketing. O Queijo do Vale é mais conhecido na ilha como Queijo da Paula.

O sucesso tem sido muito, e por isso a jovem pretende consolidar-se ainda mais regionalmente e nacionalmente, para então depois começar a exportar para fora do país, de onde já recebeu algumas propostas.

Apesar de ser uma jovem empreendedora com muita visão estratégica e com vários projetos para realizar, Paula não quer deixar de realizar algumas actividades que já fazia desde criança, como ordenhar as vacas do pai.

O Queijo do Vale

O Queijo do Vale não é apenas mais um queijo. O produto foi pensado para ser um produto único e diferenciado dos outros queijos do arquipélago.

Os principais ingredientes do queijo são o leite, que vem das vacas da família, e a água mineral azeda do vale das Furnas, uma água muito rica em minerais nascida do Vulcão das Furnas.

O queijo, depois de pronto, é banhado nesta água mineral. Além disso, algumas variedades do queijo ainda levam orégãos e especiarias.

Queijo do Vale - Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

Para Paula conseguir chegar à versão final do queijo foi necessário testar cinco opções de águas minerais, pois no Vale das Furnas existem cerca de 57 tipos de águas minerais. Para isso a jovem contou com a ajuda técnica e científica do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA).

Paula não contou com nenhum tipo de financiamento, fez tudo com a ajuda da sua família e já vendeu milhares de queijos. O facto de ser um queijo novo e diferenciado atrai a atenção de diversos moradores da ilha e dos turistas que querem experimentar a novidade e verificar se realmente são bons.

Paula Rego - Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

Paula a falar sobre o Queijo do Vale, as suas características e diferenças

Os turistas ficam encantados com a qualidade do queijo. Normalmente experimentam a água azeda e depois quando provam o Queijo do Vale ficam maravilhados com o sabor.

O Queijo do Vale possui cinco variedades (meia cura, amanteigado, com orégão, tomilho e alho) e também de 250 gramas, 500 gramas e um quilo.

Queijaria Furnense

Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

É na Queijaria Furnense que toda a magia do Queijo do Vale (e não só) acontece. Um espaço que, para além de poder ver de perto o processo de produção do queijo, convida-o a degustar os vários queijos existentes.

Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

Zona onde poderá observar a produção dos queijos

Um espaço acolhedor e onde poderá adquirir os seus queijos, que são embalados em caixinhas prontas a oferecer a um amigo, familiar ou simplesmente para si mesmo. Delicie-se com o Queijo do Vale.

Queijaria Furnense - São Miguel, Açores

Localização no Mapa

Morada, Contactos e Horário

Morada
Largo Marquês da Praia e Monfort 11
9675 Furnas

Contactos
296 588 134

Horários
Segunda a Sábado: 09h às 19h
Domingo: 11h às 19h

Website
www.queijariafurnense.com (Loja Online brevemente)

Queijaria Furnense - Furnas - São Miguel, Açores

Espaço aberto ao público em 2019 – Queijaria Furnense

Curiosidades

Existem algumas curiosidades relacionadas com o Queijo do Vale e a sua criadora, são elas:

  • O Queijo do Vale foi o primeiro queijo no mundo a ser certificado com as características da água mineral;
  • Paula quer comercializar outros produtos utilizando os queijos, já existem os Bombons do Vale, além disso já fabricam os seus próprios gelados e queijadas que são vendidos na sua confeitaria;
  • As queijadas terão novos sabores, cenoura e batata, e serão cozidas nas caldeiras das furnas, lugar onde também é cozido o famoso Cozido das Furnas;

Vídeo

A jovem visionária aproveitou uma fraqueza do momento e transformou a situação em algo novo. A jovem aproveitou o fim das quotas leiteiras para inovar e criar novos produtos. Hoje ela e os seus queijos são muito conhecidos na ilha e além fronteiras. E promete não ficar por aqui… está sempre a pensar em novos produtos para lançar.

Agradecemos à Paula Rego pela forma como, tão bem, recebeu a equipa do byAçores. Votos de continuação de muito sucesso!


Queijo do Vale / Queijaria Furnense – Ilha de São Miguel
5 (100%) 1 avaliações