Fajã do Ouvidor – Ilha de São Jorge

A Fajã do Ouvidor está situada na costa norte da Ilha de São Jorge, na freguesia Norte Grande, concelho de Velas, no arquipélago dos Açores. É considerada umas das maiores fajãs desta ilha e muito procurada pelos turistas das mais diversas partes do mundo.

Conhecida também como “Fajã do Porto”, este local conta com um miradouro que lhe oferece uma vista panorâmica fantástica da Ilha de São Jorge, do oceano Atlântico e das três fajãs da região. A Fajã do Ouvidor é bem estruturada, com casas de habitação, comércio e o melhor porto da costa norte, além de preservar as suas características rurais do passado.

Fajã do Ouvidor - Ilha de São Jorge, Açores
Fotografia de José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Existem ainda nesta zona piscinas naturais de fácil acesso e de paisagem espetacular, marcada pelo mar, as rochas, os rochedos, as escarpas, enfim, um lugar perfeito para visitar e relaxar.

Ao visitar a Ilha de São Jorge, não deixe de conhecer a Fajã do Ouvidor, local de visita obrigatória para todos os amantes de belas paisagens. Não perca esta oportunidade!

História da Fajã do Ouvidor

A Fajã do Ouvidor teve a sua origem ligada às escoadas lávicas basálticas decorrentes da montanha vulcânica central da Ilha de São Jorge, mais precisamente das emitidas pelo Pico Areeiro, que se localiza a 3 km e com formação há cerca de 2.530 anos. Recebeu este nome por causa de um dos seus principais proprietários do passado, Valério Lopes de Azevedo, Ouvidor do Capitão do Donatário.

Nos arredores, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora das Neves, na freguesia de Norte Grande, construída em 1762 e de importância histórica para Ilha de São Jorge, pois foi nesta região que ocorreu o Motim dos Inhames.

No ano de 1903 foi levantada a Ermida de Nossa Senhoras das Dores, onde no terceiro domingo de setembro ocorrem as festas em homenagem à padroeira, tradição mantida até hoje na Fajã do Ouvidor.

Outro ponto que chama atenção são as sublimes casas de pedras, com freios ou completamente brancas, bem como os pequenos terrenos de cultivo, como milho e videiras, de significativo poder económico da localidade, assim como o porto, que desenvolve algumas atividades de embarcações de recreio e de pesca.

A Fajã do Ouvidor é um sítio geológico primordial do Geoparque Açores, sendo de grande valor regional e de relevante estudo científico, educacional e geoturísitco. A sua área está parcialmente integrada na Área de Paisagem Protegida das Fajãs do Norte e na ZEC da Costa Nordeste e Ponta do Topo.

Fajã do Ouvidor - Ilha de São Jorge, Açores
Fotografia de José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Atrações

Para quem gosta de um bom trilho pedestre, recomenda-se realizar a rota a partir do Pico do Pedro, indo até o Pico da Esperança, zona mais alta da ilha com 1.053 metros de altura, e, por fim, chegar à Fajã do Ouvidor, com uma caminhada de aproximadamente quatro horas e vistas incríveis do início ao fim! Mas aqui vai uma dica: é preciso ter uma boa preparação física para percorrer os 17 km de extensão.

Outra atração que não pode deixar de apreciar, é o Miradouro, onde é possível avistar além da Fajã do Ouvidor, as Fajãs da Ribeira da Areia e da Ponta, as únicas fajãs lávicas existentes da costa norte da Ilha de São Jorge. E se o tempo estiver bom e claro, avista-se as ilhas vizinhas Graciosa e Terceira. O azul do mar ganha destaque em dias ensolarados. Aproveite para registar fantásticas fotografias!

Se gosta de banhos, as piscinas naturais proporcionam-lhe uma experiência indescritível, ainda mais com toda a paisagem linda ao redor.
Dica: Se for nadar no mar, leve equipamentos como óculos e barbatanas, uma vez que as rochas são ásperas, sendo apropriado um calçado de mergulho.

Localização no mapa

Vídeo