Jardim Palácio de Sant’Ana – Ilha de São Miguel

Publicidade

O Palácio de Sant’Ana localiza-se na freguesia de São Sebastião, Concelho de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. Envolvido por um jardim emblemático, data do famoso ciclo de ouro da economia dos Açores ou período áureo da laranja, quando esta era exportada para a Grã-Bretanha.

Jardim do Palácio de Sant'Ana

O Palácio de Sant’Ana ou Jácome Correia é considerado património da Região Autónoma dos Açores. O prédio é sede da Presidência do Governo desde o ano de 1980 e também a Residência Oficial do presidente do Governo dos Açores.

A beleza da sua fachada, neoclassica ao estilo francês e o seu incrível jardim chamam atenção e são um convite a uma visita. O palácio de Sant’Ana é vizinho do Jardim José do Canto e da Ermida de Sant’Ana.

Jardim do Palácio de Sant'Ana

Nele ocorrem atos e eventos oficiais, tendo sido visitado por inúmeras personalidades da República Portuguesa, como presidentes, monarcas, membros de famílias reais e outras personalidades internacionais.

Publicidade

História do Palácio de Sant’Ana

Tanto o Palácio de Sant’Ana quanto seu parque foram construídos no século XIX, pelo morgado José Jácome Correia e atualmente é classificado como imóvel de interesse público e como Monumento Regional.

Palácio e Jardim de Sant'Ana - São Miguel, Açores

Construído em arquitetura tardo-barroca, as suas linhas de erudição e riqueza também se aplicam a todo o terreno e jardins,  numa área de 4 hectares. Palácio, jardim e parque são reflexos de uma época de grande desenvolvimento económico, marcada pelo aparecimento de uma classe capitalista, com fortes contactos em toda Europa.

Palácio e Jardim de Sant'Ana - São Miguel, Açores

Publicidade

O palácio é constituído de três corpos, tendo na sua fachada principal um grupo de esculturas representando Apolo entre duas Musas e nas fachadas laterais, quatro estátuas em mármore: a Escrita e a Leitura (a nascente) e a Indústria, a Navegação (a poente).

Palácio e Jardim de Sant'Ana - São Miguel, Açores

No seu interior, o destaque vai para a riqueza das salas com mobiliários dos séculos XVIII e XIX. Destaque especial para a sala de jantar ornamentada com painéis de azulejo de Jorge Colaço e trabalho em talha.

Palácio e Jardim de Sant'Ana - São Miguel, Açores

Além disso, há uma belíssima colecção de telas sobre a visita régia de 1901, do pintor lisbonense Ernesto Ferreira Condeixa.

Publicidade

O edifício é rodeado por um jardim com árvores exóticas e em sua fachada principal encontra-se a escultura “Parar o tempo”, em ferro, de um dos mais importantes escultores portugueses contemporâneos, Rui Chafes.

Jardim do Palácio de Sant’Ana

O frondoso Jardim do Palácio de Sant’Ana é um museu vivo, testemunho do seu tempo que fica marcado na Ilha de São Miguel, como uma notável arte paisagística do século XIX. É um marco do movimento que criou jardins inovadores aliados à tradição local, transformando meros jardins em verdadeiras obras de arte.

Palácio e Jardim de Sant'Ana - São Miguel, Açores

Com um traçado vistoso, identificam-se 4 zonas diferentes: o “parterre” frontal e jardins laterais, a horta, o jardim intimista e a quinta de quartéis. Também há uma estufa, com orquídeas, antúrios, bromélias, fetos e avencas, a Torre da Laranja e as Cocheiras ou Cavalariças.

Palácio e Jardim de Sant'Ana - São Miguel, Açores

Publicidade

Os muros são revestidos de azulejos policromados com brasões da família.

Quando às espécies botânicas exóticas, uma se sobressai às demais: uma “Árvore de Natal da Nova Zelândia” que parece uma mini floresta , tamanho é o emaranhado de seus ramos e raízes aéreas. Toda a sua vegetação pode ser considerada um belíssimo exemplar do colecionismo botânico oitocentista.

No jardim lateral há uma obra da artista açoriana Graça Costa Cabral, que se chama “Ilha”, talhada em ferro e mármore.

Vídeo

Horário

Durante a sua estadia na Ilha de São Miguel poderá visitar este local, aberto de segunda a sexta feira das 09h às 17h

Localização no Mapa


Promoções de Viagens para os Açores