Lagoa do Caiado – Ilha do Pico

Tempo de leitura: 3 minutos | Ilha do Pico

Publicidade

A Lagoa do Caiado está localizada na freguesia de São Roque, na Ilha do Pico. Esta lagoa situa-se a uma altitude média de 821,8 metros, dentro da Reserva Florestal Natural Parcial da Lagoa do Caiado.

A Lagoa do Caiado é a maior lagoa da Ilha do Pico, ocupando uma área de 5,50 hectares. A sua bacia hidrográfica, com 18,8 hectares é de estado ecológico excelente, sendo captada desde o ano de 1993 para abastecimento público pela Câmara Municipal de São Roque.

Lagoa do Caiado
Lagoa do Caiado
Fotografia de Ana Leonor Cavalheiro

De fácil acesso, esta lagoa fica próxima da Lagoa do Landroal, da Lagoa Seca, do Cabeço da Rocha e do Pico do Landroal e do Cabeço da Passagem. É um local de grande beleza natural, envolta numa vegetação endémica e excelente para a observação de patos.

Publicidade

O seu panorama de grande beleza verdejante, causado pela exposição aos altos níveis de humidade da Ilha encanta todos visitantes. Espécies endémicas como o cedro-do-mato, a urze, o azevinho, o louro, a uva-do-mato, o bucho e o pau-branco são avistados nos arredores da Lagoa do Caiado.

Visitar a Lagoa do Caiado

A visitação à Lagoa do Caiado é de muito fácil acesso. Tanto de Madalena (29 km), quanto de São Roque (16 km) ou das Lajes (15 km), é só seguir na direção do parque eólico/lagoas, até encontrar a Lagoa do Caiado à esquerda.

Publicidade

Todas as estradas são bem alcatroadas e a lagoa merece uma paragem. Em função da altitude e outras intempéries que a Lagoa do Caiado está sujeita, como nevoeiro e vento forte, muitas pessoas acabam não utilizando o local para a observação de aves, o que é um desperdício. Pois é um dos melhores locais da Ilha do Pico para a observação de aves e patos.

Lagoa do Caiado, Ilha do Pico
Lagoa do Caiado, Ilha do Pico
Fotografia de António Faria

Observação de Aves

A melhor época para observação de aves é de outubro a março. Como a área da Lagoa do Caiado está sujeita à prática cinegética, entre setembro e janeiro, a observação de anatídeos pode estar sujeita a este fato.

Publicidade

O ideal é que a primeira abordagem seja feita de cima, da estrada principal, com binóculos ou telescópio. Como as aves estão sempre em estado de alerta, desloque-se devagar em direção ao “paredão” da lagoa, para conseguir observar as aves mais de perto e de outros ângulos.

Na Lagoa do Caiado poderá encontrar as seguintes espécies: galinholas, a narceja-comum, a marrequinha, a garça-real, a lavandeira e o tentilhão dos Açores. Outras espécies que poderá eventualmente encontrar são a piadeira, o pombo-torcaz dos Açores, a toutinegra dos Açores, a vinagreira, o melro e o canário-da-terra.

Menos comuns e consideradas raridades estão a piadeira-americana, o arrábio, a marreca-d’asa-azul, o zarro-de-colar, a negrinha e a narceja de Wilson.

Sem dúvida alguma, a Lagoa do Caiado encanta pela sua beleza natural, rodeada de um panorama verdejante, rico em espécies endémicas e propício para a observação de aves.

Publicidade

Localização no Mapa

Vídeo

Ao visitar o Pico, este local é de visita obrigatória. Veja também: Locais a visitar na Ilha do Pico


Promoções de Viagens para os Açores