Jardim Duque da Terceira – Ilha Terceira

Tempo de leitura: 4 minutos | Ilha Terceira

Publicidade

O Jardim Duque da Terceira fica localizado no centro da cidade e Concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Este é um belíssimo jardim clássico, que oferece uma variedade enorme de espécies botânicas, lagos e cursos de água.

Todo o complexo do parque ocupa uma área de cerca de 31.600 m2, que antigamente era ocupado pelas cercas do Colégio dos Jesuítas e do Convento de São Francisco de Angra.

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

Atualmente, encontra-se separado por dois patamares que são ligados por um declive desenhado a pedra de lava, remontando às origens vulcânicas da Ilha. No patamar superior do Jardim, existe uma escadaria que conduz até ao obelisco Alto da Memória. Neste mesmo patamar, um miradouro exibe uma belíssima vista sobre Angra do Heroísmo.

Publicidade

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

No Jardim Duque da Terceira, além da enorme variedade de espécies botânicas, também se destacam o “Filho Pródigo”, painéis de azulejos datados de 1740 que retratam o ambiente rústico da época e o “Tanque do Preto”, um antigo tanque de rega com uma estátua negra de um índio brasileiro tocando música.

Publicidade

História do Jardim Duque da Terceira

O Jardim Duque da Terceira foi criado em 1882, por iniciativa do Governador Civil Afonso de Castro, com o intuito de acompanhar a modernidade e fazer com que o centro da cidade tivesse um passeio público.

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

O Jardim ocupava inicialmente uma área de 17.500 metros quadrados e seu estilo geometrizado clássico francês se deve ao agrónomo e jardineiro belga Francisco José Gabriel. Apesar de várias concepções estéticas terem sido adoptadas, foi a marca do agrónomo belga que prevaleceu.

Quando finalizado, deu origem a um grande jardim de aclimatação, oferecendo excelentes condições para o crescimento de plantas do mundo todo.

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

Publicidade

No ano de 1888, o Jardim passou a chamar-se Passeio Duque da Terceira, um recanto verde no coração de Angra do Heroísmo. nas décadas seguintes, no entanto, o local passou a ser conhecido pela sua designação atual.

Nos anos seguintes, várias outras implementações e reformas foram ocorrendo no Jardim Duque da Terceira. O Jardim de Baixo foi nivelado, o coreto ganhou a atual cobertura metálica e gradeamento e o babão foi transferido para onde se encontra hoje.

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

O Jardim de Cima começou a ganhar a sua configuração atual no ano de 1922. No ano de 2015 o edifício da Casa de Chá foi construído e os imóveis das traseiras do Convento de São Francisco foram integrados ao Jardim e recuperados. A azenha anexa também foi recuperada e integrada no complexo.

Descrição

Atualmente, o Jardim Duque da Terceira é um espaço verde muito aprazível e encantador no coração de Angra do Heroísmo. Nele estão presentes uma grande variedade de espécies exóticas, combinando plantas tropicais e subtropicais com outras de regiões temperadas, de diversos lugares do mundo, fazendo dele quase um Jardim Botânico.

Publicidade

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

Na sua configuração atual há uma grande variedade de plantas como: plantas de café, eucaliptos, pinheiros, dragões ou pérseas americanas com abacates, tílias e louros.

Além disso, há uma grande coleção de plantas exóticas que foram sendo reunidas desde a época dos Descobrimentos, entre elas estão:

  • dois exemplares de grandes dimensões de Araucária;
  • Eucaliptos;
  • Metrosíderos;
  • Palmeiras;
  • Liriodendrons;
  • Magnólias;
  • Camélias;
  • Hibiscos;
  • Medronheiros;
  • Fetos arbóreos africanos;
  • Zamias;
  • Poinsettias;
  • Loureiro;
  • Plumeria;

Um facto muito interessante para quem visita este Jardim, é que as plantas encontram-se quase todas etiquetadas, facilitando a sua identificação.

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

Além de toda essa variedade de espécimes de plantas, o Jardim conta com espaço próprio para crianças, estufa, mesas e bancos para piqueniques, coreto, caramanchão, reproduções iconográficas da calçada do Duque da Terceira, Almeida Garrett e Nemésio Vitorino, babão, a estátua do busto de Manuel António e as ruínas do antigo moinho de água, diversos fontanários, pequenos lagos, bebedouros e casas de banho públicas.

Publicidade

Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores Jardim Duque da Terceira - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira, Açores

É um dos passeios mais emblemáticos da bela Angra do Heroísmo e local de paragem obrigatória durante a sua estadia.

Localização no Mapa

Vídeo

Fotos (C) SIARAM


Promoções de Viagens para os Açores