Igreja da Misericórdia – Ilha Terceira

Localizada no centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, arquipélago dos Açores, a bela Igreja da Misericórdia chama a atenção pela sua espetacular arquitetura barroca do século XVIII, sendo considerada como Património da Humanidade pela UNESCO.

As principais características da Igreja da Misericórdia são a nave central ladeada por duas torres sineiras com zimbório, decorada de branco e azul, tornando-se destaque no local em que se encontra e o seu interior, formado pela capela-mor e por seis capelas laterais com obras escultóricas fantásticas, além das pinturas exclusivas da época.

 Igreja da Misericórdia - Angra do Heroísmo - Terceira, Açores
Fotografia de David Stanley

A igreja está situada no Pátio da Alfândega, próximo da marina da formosa Angra do Heroísmo, com a sua fachada principal voltada para a maravilhosa baía.

Ao visitar a Ilha Terceira, não deixe ir e visitar a Igreja da Misericórdia, ícone da história regional e dos Açores.

História da Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia terá sido construída no mesmo local em que foi inaugurado o primeiro hospital dos Açores. O hospital surgiu devido a um compromisso da confraria do Santo Espírito, na data de 15 de março de 1492, sendo um dos seus fundadores o conhecido João Vaz Corte Real, Capitão do Donatário de Angra e descobridor da Terra Nova.

O primeiro templo começou a ser construído no final do século XV, onde ficava o Santo Espírito. Somente no século XVIII se deu a construção do atual templo da Igreja da Misericórdia, agregada com a confraria existente. É possível observar, frente a frente, os dois altares: à esquerda o do Espírito Santo e à direita do Santo Cristo das Misericórdias.

Igreja da Misericórdia - Angra do Heroísmo - Terceira, Açores
Fotografia de Carlos Cruz


As fachadas da igreja são rebocadas e pintadas, causando grande impacto pela sua robustez. Também são interessantes os trabalhos de talha, as imagens, a tela que representa a descida do Espírito Santo sobre a Virgem e os Apóstolos e os bonitos painéis de azulejos próprios do século XVIII.

Destacam-se, ainda, as “catacumbas”: galerias abertas por baixo do piso para inserir colunas de aço e garantir a sustentação do templo.

Em 1980, a Igreja da Misericórdia sofreu graves danos por um abalo sísmico. Atualmente já se encontra restaurada e classificada como Imóvel de Interesse Público, incluída no conjunto da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo. O templo pertence a Santa Casa de Misericórdia, que pratica ações de solidariedade social para a comunidade.

Igreja da Misericórdia - Angra do Heroísmo - Terceira, Açores
Fotografia de Carlos Cruz

Visitar a igreja

A Igreja da Misericórdia está aberta para poder visitar nos seguintes horários:

Segunda a Sexta: 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Sábado, Domingo e feriados: encerrado para visitas

A entrada é gratuita e tem como opção realizar uma visita guiada nos idiomas português ou inglês.

Localização no Mapa

 

Igreja da Misericórdia - Angra do Heroísmo - Terceira, Açores
Fotografia de Marco Derksen

Por não se encontrar longe da rua central da cidade de Angra do Heroísmo, o ideal será andar a pé e acompanhar a harmonia das casas coloridas desta cidade.

A igreja da Misericórdia é um verdadeiro símbolo da região, não se esqueça de tirar óptimas fotografias dos seus vários e incríveis ângulos.

Igreja da Misericórdia – Ilha Terceira
Avalie este conteúdo