Os moinhos de vento são um cartão-de-visita da Ilha Graciosa, resultantes de tempos idos em que a Ilha foi considerada o “Celeiro dos Açores”, pela sua vasta produção de cereais.
O “Mó da Praia” (TER-CC) permite uma estadia num alojamento original e verdadeiramente autêntico da ilha Graciosa, para famílias e amigos até 6 pessoas, distribuídas por 2 quartos no corpo do moinho e duas salas de estar. Este foi um dos últimos moinhos a moer cereais na Ilha Graciosa, até 2002, ano do falecimento do seu anterior proprietário, o Sr. Manuel Frutuoso Moniz.
O projeto de recuperação do moinho teve início em 2009 e terminou em 2016, com o propósito de preservar ao máximo as suas características originais, porém garantindo condições de habitabilidade ótimas numa paisagem privilegiada. O processo de recuperação começou pela cúpula, construída por processos tradicionais utilizando madeiras endémicas. Foram também recuperados alguns utensílios e ferramentas usados na atividade da moagem, para memória futura.
O “Mó da Praia” recebeu o nivel 4 do Galardão “Miosotis Azores” de sustentabilidade ambiental, promovido pela Direção Regional do Ambiente dos Açores.
Durma sem cantos, mas com encantos… no “Mó da Praia”!
Receive news, content, highlights...