Caloura – Lagoa, Ilha de São Miguel

A Caloura está situada no Vale de Cabaços, Vila de Água de Pau, concelho da Lagoa na Ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores.

Origem do nome Caloura, deveu-se aos frades eremitas que fugiram das Furnas depois do vulcão de 1630, e estabeleceram-se no conventinho (inicialmente era pequeno) de Vale de Cabaços. Como eram conhecidos como calouros, o nome passou, progressivamente, a ser dado ao lugar.

Publicidade

Reserve Agora as Melhores Actividades nos Açores
Powered by GetYourGuide

No verão, a Caloura recebe turistas de todas as partes do mundo, especialmente pela sua magnífica costa azul e as suas piscinas naturais, que atraem atenção pela exuberante natureza, tornando-se um local de relaxamento e tranquilidade.

Piscina e costa da Caloura
Piscina e costa da Caloura
Fotografia de ByAçores

Outro destaque é o Porto da Caloura, fixado sobre uma alta falésia de rocha basáltica e perto do Convento, sendo utilizado por embarcações de recreio e pelos pescadores da região. Ao redor do porto, destacam-se as vinhas sob abrigo de terrenos de pedra negra vulcânica.

Ao visitar a Ilha de São Miguel, não deixe de passear pela Caloura, um dos pontos turísticos mais belos desta ilha e óptimo opção para banho. Oportunidade imperdível!

História da Caloura

A Caloura tem importante valor histórico para os Açores, pois nela encontra-se um dos mais antigos conventos da Ilha de São Miguel, o Convento da Caloura, relacionado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo dos Açores e com edificação datada no século XVI. O conjunto completo abrange, além do Convento, a Ermida, a Cerca e o jardim envolvente.

Outro ponto histórico é a Bateria de Nossa Senhora da Conceição de Caloura, ou simplesmente Forte do Convento, que está localizada na povoação da Caloura. Sua principal característica era manter a defesa do porto da Caloura e do Convento de Nossa Senhora da Conceição, para evitar os ataques de piratas e corsários, que eram bastante frequentes na região.

Atualmente, os remanescentes da fortificação e também do convento encontram-se em mãos de particulares, direcionados à cultura da vinha e protegidos por um muro de pedra. Vale a pena conferir um pouco mais sobre esta história indo até a Caloura.

Caloura
Caloura
Fotografia de Cristina Aires

Centro Cultural da Caloura

O local conta com um Centro Cultural, inaugurado para o público em 4 de junho de 2005, onde oferece aos visitantes um acervo de obras de arte de artistas que foram referências na história da arte portuguesa do século XX, além de valorizar os artistas regionais dos Açores.

Porto da Caloura & Piscinas

Umas das principais atrações é a zona balnear do Porto da Caloura, lado sul da Ilha de São Miguel. O lugar é ideal para os visitantes que desejam se banhar nas águas frescas do mar com toda a família e de forma segura. E o melhor de tudo é a paisagem ao redor, que é espetacular e rende belas fotografias!

Piscina da Caloura
Piscina da Caloura
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Além do mar, outra excelente alternativa para os visitante é se banhar nas piscinas naturais de águas límpidas e calmas. Uma recomendação para o almoço ou janta são os peixes frescos pescados na hora pelos pescadores da região e servido em algum dos restaurantes da localidade.

Outra atração que chama à atenção neste local: a produção de vinho, região onde tem o conhecido “Vinho de Cheiro”, próprio dos Açores e ainda muito apreciado por todos amantes desta bebida alcoólica.

Uma curiosidade: Na Caloura está o metro quadrado mais caro da Ilha de São Miguel, assemelhando-se a valorizada freguesia do Estoril, até denominada por alguns como Estoril açoriano.

Magic Islands Rent Car
Este conteúdo teve o apoio à produção de:
Magic Islands Rent Car
Ver detalhes da empresa
Poderá apoiar e ou patrocinar conteúdos no byAçores, contacte-nos