Biscoitos de Orelha de Santa Maria

Os Biscoitos de Orelha são um tradicional doce da Ilha de Santa Maria e a sua produção possui grande valor histórico para a região, considerada uma referência gastronómica mariense.

A prova disso é que os biscoitos sempre estiveram presentes nos lares marienses, principalmente em ocasiões festivas, como na matança do porco, casamentos, festas do Espírito Santo e na época natalina. Há uma forte tradição de Natal onde os padrinhos oferecem aos afilhados um biscoito de orelha, cujo formato é genuíno, porém de dimensão maior do que a normal.

Os Biscoitos de Orelha de Santa Maria são feitos manualmente, e requerem destreza do seu criador na hora de enrolar a massa sobre os dedos da mão esquerda e no corte das orelhas, para lhe proporcionar o formato triangular, original e característico, típico e exclusivo das doceiras da Ilha de Santa Maria.

Biscoitos de Orelha de Santa Maria - o que é e como fazer (receita completa)

Classificado como um produto de confecção artesanal, os Biscoitos de Orelha possuem origem certificada, a manter assegurada a qualidade das matérias-primas utilizadas e dos respectivos aditivos alimentares. Os principais ingredientes são: farinha de trigo, sal, ovos, açúcar e manteiga. A Cooperativa de Artesanato de Santa Maria tem destaque na produção dos biscoitos.

A melhor forma de adquirir os saborosos Biscoitos de Orelha são nos estabelecimentos de comércio alimentar e lojas de artesanato presentes na Ilha de Santa Maria e nas demais. Além disso, os biscoitos podem ser encontrados na loja online no valor de 3.75€. Experimente!

Portanto, não deixe de conhecer os tradicionais Biscoitos de Orelha durante sua estadia pela Ilha de Santa Maria, um excelente doce de origem açoriana.

Veja também: Locais a visitar na Ilha de Santa Maria

Como fazer os Biscoitos de Orelha

Para fazer os deliciosos Biscoitos de Orelha de Santa Maria você irá precisar dos seguintes ingredientes.

Ingredientes

– 3kg de farinha de trigo;
– 10 ovos;
– 500g de banha de porco;
– 1kg de açúcar;
– 250g de manteiga;
– fermento de pão de trigo.

Pronto! Agora com os ingredientes já separados, vamos começar a fazer os biscoitos.

Preparação e Confecção

De início, retire 2 ou 3 colheres do fermento utilizado na confecção do pão de trigo. De seguida, adicione um pouco de farinha e água morna, misture bem e deixe levedar. Recomenda-se fazer na véspera.

Assim que a mistura estiver levedada, coloque tudo junto: a farinha, os ovos, a banha, o açúcar e a manteiga, a fazer uma massa homogénea, de forma que se molde a massa em bolas, para então cobrir com um pano previamente polvilhado com farinha, a evitar que grudem.

Feito isso, quando as bolas já estiverem levedadas, é preciso sovar a massa até chegar ao ponto de ser trabalhada. Depois de sovada a massa, enrole em uma tira grande e corte em pequenos pedaços.

Cortados os pequenos pedaços, é a hora de começar o processo de elaboração dos Biscoitos de Orelha. Utilize os dedos para espalmar as tiras que devem ser feitas com os pedaços. Agora preste bastante atenção: faça quatro voltas com esta tira com os dois dedos da mão, sendo que ao final da quarta volta o biscoito deve ser retirado sem desenrolar, a ficar fechado com três bicos. São nestes três bicos que se cortam as orelhas.

Biscoitos de Orelha de Santa Maria - o que é e como fazer (receita completa)

Por fim, unte os tabuleiros e leve ao forno bem quente. Após a cozedura, finaliza-se o processo até que fiquem secos. Os Biscoitos de Orelha já estão prontos para serem servidos. Delicie-se

Biscoitos de Orelha de Santa Maria - o que é e como fazer (receita completa)Referências & Créditos:

Fotos CRAA
http://artesanato.azores.gov.pt