Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu – Ilha Terceira

Publicidade

As condições favoráveis do mar e do clima fazem do Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu uma atração turística da Ilha Terceira. A Vila do Porto do Judeu, é uma comunidade que se dedica a atividades de plantio, a pecuária e a prestação de alguns serviços essenciais, porém a grande atividade económica do vilarejo é a pesca.

Habitada desde o século XV, a vila funde-se com uma paisagem natural de grande beleza e serve de base para a exploração de outros encantos da Terceira.

Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu
Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu
Fotografia de Celso Sabença

A origem do nome do povoado é curiosa e remonta ao período em que seu primeiro donatário, em busca de abrigo das tormentas marítimas, encontrou um porto em condições precárias.

Publicidade

Como na época chamava-se de “judeu” qualquer coisa considerada ruim, o porto recebeu a alcunha conhecida até os dias de hoje.

Melhorias no Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu

Com um grande potencial turístico e sendo base da economia local, o Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu tem recebido diversas melhorias na sua infraestrutura, para melhorar a operacionalidade das atividades pesqueiras da região.

A vila recebe muitos turistas a cada ano, atraídos pelas praias e pelos eventos locais, além do porto. As melhorias no ancoradouro têm fortalecido o turismo na região, fazendo da Vila do Porto Judeu um ponto de encontro de exploradores que visitam as outras atrações da Ilha Terceira.

Na região do Porto de Pescas da Vila do Porto Judeu é possível encontrar pequenos restaurantes, que servem delícias típicas feitas com pescado e com os frutos do mar pescados e coletados na região.

O povo hospitaleiro e os seus poucos prédios históricos completam o cenário dessa localidade, que segundo consta nos registros históricos, está entre os primeiros locais habitados de toda a Ilha Terceira, mais uma das maravilhas encontradas no Arquipélago de Açores.

Actividades populares nos Açores: