Mistérios Negros e Caldeira da Serra de Santa Bárbara vistos do céu

Mistérios Negros e Caldeira da Serra de Santa Bárbara vistos do céu


Mistérios Negros e Caldeira da Serra de Santa Bárbara

A partir do topo da Serra de Santa Bárbara, rodeada pela Reserva Natural, pode contemplar uma parte do Parque Natural da Terceira, bem como a paisagem natural das florestas açorianas, uma das formações de plantas mais raras e valiosas, dominada por Juníperos endémicos dos Açores (Juniperus brevifolia).

Esta Reserva Natural integra o ponto mais alto da ilha, situado a uma altitude de 1 021m. Também pode ver uma boa parte da ilha, bem como outras ilhas do grupo central. Integrado na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros, existe um trilho que começa e termina na Gruta do Natal, perto da Lagoa do Negro.

Ao longo da Lagoa do Negro, pode-se contemplar as cúpulas resultantes da erupção histórica de 1761. Estas cúpulas, denominadas Mistérios Negros, acolhem ainda uma vegetação incipiente que denota sua extrema juventude. Para este pequeno lago são referenciados cerca de 150 espécies de aves. Ao longo do trilho pode observar-se flora endémica diversa, perto do final da trilha, à direita, é Pico Gaspar.

Vídeo por Portugal visto do Ceu

Os Açores no seu email

Receba novidades, conteúdos, destaques...

Li e aceito a Política de Privacidade