Gruta do Natal – Ilha Terceira

A Gruta do Natal, localizada no concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, é um ponto turístico indispensável para todos os visitantes que procuram aventura, beleza e diversão. Esta gruta pertence à Reserva Florestal Natural da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros e tem relevante valor histórico e geológico.

Toda a extensão da Gruta do Natal foi composta por lavas fluidas que tomaram direcções diferentes. Desta forma, formaram-se vários túneis, ramificações e estafilites, originando assim o local. Atualmente, encontra-se tudo solidificado e o túnel de lava, principal atração, possui cerca de 697 metros de comprimento, mantendo o seu estado original, sem modificações.

Gruta do Natal - Angra do Heroísmo, Terceira - Açores

A Gruta do Natal conta com uma Casa de Apoio para melhor atender os turistas, com instalações sanitárias, informações necessárias, além de ter uma exposição referente ao fenómeno do vulcanismo nos Açores. Este edifício é muito importante para a região, ainda mais por ser a Gruta do Natal uma das melhores grutas da Ilha Terceira, com maior poder de exploração turística.

Ao visitar a Ilha Terceira, não deixe de incluir a Gruta do Natal no seu roteiro de viagem, é uma experiência incrível e com certeza vai render fantásticas fotografias! Vale a pena a visita!

Gruta do Natal - Angra do Heroísmo, Terceira - Açores

História Gruta do Natal

A Gruta do Natal era conhecida anteriormente como Galeria Negra e também já foi chamada de Gruta do Cavalo no passado. A expressão Galeria Negra esteve relacionada com a escuridão da gruta na época. Já Gruta do Cavalo recebeu este nome por causa dos restos do esqueleto de um cavalo que se encontrava próximo à entrada da gruta.

O nome oficial surgiu após 25 de dezembro de 1969, no seguimento de uma missa de Natal celebrada na localidade e aberta ao público. Esta data marcou a abertura da Gruta do Natal para a população poder visitá-la, possibilitando um acesso simples e com iluminação rudimentar. O espaço já recebeu outras missas de Natal e ainda realizou um baptizado e um casamento.


Até hoje os pesquisadores não chegaram a uma evidência quanto à origem da Gruta do Natal, mas acreditam que sua formação deu-se pelas correntes de lava de erupções fissurícolas, decorrentes de um vale que existiu antigamente nesta área. Assim, criou-se um tubo de lava de fácil locomoção e de grande atração turística.

Gruta do Natal - Angra do Heroísmo, Terceira - Açores

Todo o circuito interno da Gruta do Natal foi elaborado para que faça um trajeto de forma única. No seu interior, irá sentir um pouco mais da história e cultura dos Açores e do valor científico das formações geológicas do arquipélago. No passado, o local sofreu inúmeros actos de vandalismo, mas, actualmente, isto não é mais um problema.

Por fim, a Casa de Apoio foi inaugurada a 1 de dezembro de 1998, aberta ao público em 1 de junho de 1999, tendo papel fundamental na conservação, manutenção e valorização da Gruta do Natal. É responsável pelo sistema gerador de energia, bem como o controle permanente da gruta, a fim de protegê-la contra possíveis actos de vandalismo.

Gruta do Natal - Angra do Heroísmo, Terceira - Açores

Dicas para visitar

Fique atento quanto aos dias de visita, pois durante o ano nem todos os dias a Gruta do Natal está disponível ao público. Recomenda-se fazer o passeio em conjunto com o Algar do Carvão e assim descer até o interior do vulcão, sensação única! Neste caso, adquira os dois bilhetes de uma só vez.

Saiba os horários e preços, nesta ligação.

Durante a visita é importante que utilize o equipamento de segurança fornecido – capacete -, em razão das paredes serem baixas, podendo causar algum acidente aquando a sua não utilização. E não se esqueça de vestir roupas adequadas para passear pelos trilhos naturais debaixo da terra, é uma aventura imperdível!

Localização no Mapa

Vídeo

Fotografias presentes no artigo da autoria / créditos Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Gruta do Natal – Ilha Terceira
Avalie este conteúdo