Tourism Explorers: Repensar o turismo nos Açores

Tempo de leitura: 3 minutos | Açores

Publicidade

O maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo, o Tourism Explorers, chega à Ilha de São Miguel numa parceria com a InUAc – Incubadora da Universidade dos Açores e a Nonagon. As inscrições já estão abertas e a decorrer até 7 de Outubro.

Se tem uma ideia inovadora e ou que gostava de passar do papel para a realidade, esta pode ser a sua grande oportunidade. Saiba mais sobre o Tourism Explorers e como participar.

Tourism Explorers

Publicidade

Tourism Explorers

Em 2020, esta 4º edição do Tourism Explorers – com organização da Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal, decorrerá – em simultâneo – em 12 cidades do país e divide-se em duas fases: Ideação e Aceleração. Primeiramente, os participantes são desafiados a criar novas soluções que possam dar resposta desafios estratégicos do setor, enquanto que na segunda fase, os projetos irão poder testar e validar os seus modelos de negócio.

Este projecto já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups. E, de acordo com o mais recente Relatório de Impacto, 60% das startups que participaram neste programa continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil).

Publicidade

Entre os casos mais conhecidos de startups que participaram no Tourism Explorers e que receberam investimento destacam-se a Sailside, a Live Electric Tours (também galardoada com o prémio de
Melhor Startup de Turismo da Europa, em 2018, nos Startup Europe Awards), a Bag4Days e a Try Portugal.

Tourism Explorers em São Miguel

Publicidade

Pela primeira o Tourism Explorers chega a São Miguel pela mão dos parceiros locais InUAc – Incubadora da Universidade dos Açores e a Nonagon. Na 3º edição marcou presença na Ilha Terceira. Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers vai decorrer, em simultâneo (através de Live-Streaming), em mais 11 cidades portuguesas, para além de São Miguel: Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

Este programa pretende capacitar os empreendedores de todo o paísreduzir as assimetrias regionais e potenciar:

  • a criação de novos negócios de sucesso;
  • a definição de melhores estratégias para o negócio;
  • a adaptação do negócio a uma nova realidade;
  • o acesso a uma rede única de mentores nacionais, parceiros especialistas no setor, potenciais clientes e investidores.

Como inscrever-me e apresentar a minha ideia?

O processo de registo é muito simples e à distância de um clique. Aceda a www.tourismexplorers.pt para obter mais informações e submeter a sua inscrição gratuita.

Datas e prazos

  • Período de Candidaturas – de 21 de julho até 07 de outubro
  • Programa de Ideação – 21, 22 e 23 de outubro
  • Programa de Aceleração – de 03 a 26 de novembro
  • Grande Final Nacional – 03 de dezembro

Se tem uma ideia e projecto relacionado com o Turismo esta poderá ser a grande oportunidade de dar seguimento aos seus sonhos, para além de ser uma experiência única onde – certamente – irá criar relações profissionais e quem sabe ser o grande vencedor.

Publicidade

O byAçores deseja a todos os candidatos boa sorte!


Promoções de Viagens para os Açores