Praia da Vitória em vista aérea

A Praia da Vitória é uma cidade (e Concelho), situada na zona leste da Ilha Terceira.

É constituída por 11 freguesias, sendo elas: Agualva, Biscoitos, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Fontinhas, Lajes, Porto Martins, Santa Cruz, Quatro Ribeiras,  São Brás e Vila Nova.

A cidade da Praia da Vitória é bastante rica em história, tradições e monumentos. Foi igualmente uma das primeiras povoações da terceira ilha do arquipélago dos Açores a ser descoberta, iniciando o seu povoamento entre os anos de 1456 e 1474.

Veja também: Locais a visitar na Praia da Vitória

Praia da Vitória, Ilha Terceira - Açores

Ao longo dos tempos a agricultura, pecuária e o Porto de acesso fácil foram responsáveis pelo desenvolvimento da região. Inicialmente designava-se apenas Praia. Foi em 1829 que ganhou o topónimo Vitória.

O seu desenvolvimento foi mais tarde travado devido a algumas catástrofes naturais e grandes sismos que provocaram grande destruição, nomeadamente a chamada Caída da Praia. Anos depois, com a construção do porto marítimo e do novo aeroporto militar (século XX) devolveram à Praia da Vitória novo fôlego no seu desenvolvimento e riqueza.

A sua arquitectura típica e ruas tradicionais fazem do seu centro histórico um local de interesse para passeio e descoberta. Poderá apreciar vários monumentos como a Igreja Matriz (século XV) e do Senhor Santo Cristo (século XVI), o Forte de Santa Catarina, a Casa da Alfândega entre outros.

Destaque também para a Casa Musei de Vitorino Nemésio, onde nasceu o poeta de várias obras conhecidas em todo o mundo, como é o caso de “Mau Tempo no Canal”.

Na periferia da cidade, destaque para a Serra do Cume, onde poderá apreciar toda a bela paisagem natural através do Miradouro do Facho. Uma vista panorâmica fantástica e de visita obrigatória.

Praia da Vitória em vídeo

No vídeo abaixo, captado por drone, poderá apreciar as belas paisagens e ficar a conhecer a Praia da Vitória numa perspectiva diferente.


Promoções de Viagens para os Açores