Pastéis de Arroz da Ilha Graciosa

Os Pastéis de Arroz são um doce típico da Ilha Graciosa, pertencente ao grupo Central do arquipélago dos Açores, e chamam à atenção pela delicadeza e sabor irresistível.

O grande segredo desta delícia é o seu recheio, preparado no dia anterior ao da confecção dos pastéis, que leva amêndoas e tem o formato de meia-lua.

Pastéis de Arroz da Graciosa, Açores

Na época natalícia, é bastante comum encontrar os Pastéis de Arroz nas mesas de diversas famílias açorianas. Além disso, o turismo gastronómico na Ilha Graciosa tem crescido muito nos últimos anos, a atrair visitantes de vários países do mundo. Isto é muito importante para a economia e visibilidade da ilha, pois muitos doces de tradição regional encontravam-se desaparecidos, a constituir então um grande momento de promoção da doçaria açoriana.

No caso dos Pastéis de Arroz, estes sempre foram referências em reuniões sociais, como casamentos, batizados e festas do Espírito Santo. E vale ressaltar que a Graciosa faz parte da Rede Mundial de Reservas de Biosfera da UNESCO, a garantir assim a qualidade dos seus produtos.

Atualmente, estes saborosos pastéis podem ser encontradas sem muita dificuldade no comércio geral. O preço médio de uma caixa com 6 unidades é de 7,44€, conforme loja virtual. Vale a pena experimentar!

Portanto, não deixe de conhecer os tradicionais Pastéis de Arroz durante sua visita à Ilha Graciosa, um verdadeiro doce típico dos Açores.

Como fazer Pastéis de Arroz da Graciosa

Para fazer os tradicionais Pastéis de Arroz da Graciosa serão necessários os seguintes ingredientes:

Ingredientes para fazer a massa:

  • 1 chávena de farinha;
  • 1 colher (chá) completa de manteiga;
  • 1 colher (chá) completa de açúcar;
  • 2 gemas;
  • açúcar em pó para polvilhar os pastéis;
  • água q.b.

Ingredientes para fazer o recheio: 

  • 1 chávena de arroz;
  • 1 pitada de sal;
  • 500g de açúcar;
  • 60g de amêndoas;
  • 8 gemas;
  • água q.b.

Preparação

Separados os ingredientes, mãos à massa!

Recheio

Vamos começar pelo recheio, que é feito um dia antes!
Coloque o arroz em água a ferver, com um pouco de sal, e deixe cozer bem. Em seguida, escorra o arroz e reduza-o como puré. Leve o açúcar ao lume com 300 ml de água até torná-lo “ponto de pérola”, que é quando a calda fica espessa e corre em fio, a criar uma gota suspensa na extremidade, similar a uma pérola.

Agora, deixe a calda esfriar um pouco e misture com o puré de arroz, levando mais uma vez ao lume para que engrosse. Ao engrossar, retire e adicione as amêndoas e as gemas, voltando ao fogo para cozer as gemas. Assim que estiver cozido, repouse e espere o dia seguinte para fazer a massa.

Massa

Para começar a fazer a massa, peneire a farinha e faça uma cova no meio, adicionando a manteiga, o açúcar e as gemas. Logo após, misture tudo e amasse com um pouco de água. Desenvolva a massa, coloque um pano por cima e deixe descansar. Passado alguns minutos, estenda a massa de forma a ficar bem fina, recheie os pastéis e corte-os em formato de meia-lua.

Por fim, é só colocar os pastéis em um tabuleiro untado, polvilhar com açúcar em pó e deixar cozer sem que fiquem dourados. Quando estiverem cozidos, é só retirar os pastéis com muito cuidado do tabuleiro.

Pastéis de Arroz da Graciosa, Açores

Pronto! Agora já pode provar os famosos Pastéis de Arroz da Graciosa, sendo uma ótima opção para o Natal!

Fonte foto 02

Pastéis de Arroz da Ilha Graciosa
Avalie este conteúdo