Monte da Senhora da Ajuda – Ilha Graciosa

Tempo de leitura: 4 minutos | Ilha Graciosa

O Monte de Nossa Senhora da Ajuda fica localizado na freguesia de Santa Cruz, no concelho de Santa Cruz da Graciosa, na Ilha Graciosa. A vista panorâmica do Monte é a mais deslumbrante do interior da Ilha Graciosa.

Com uma altitude de 280 metros, foi a partir do Monte que a vila se desenvolveu, na sua base, devida à excelente localização e observação da costa. Além disso, o Monte protegia os fortes ventos costeiros e possuía solos muito férteis, ideal para o desenvolvimento de uma comunidade.

Monte da Ajuda - Graciosa - Açores

Monte da Ajuda – Graciosa – Açores

História

O Monte de Nossa Senhora da Ajuda fica numa Zona de Protecção Especial da Natureza, abrangendo o cone vulcânico do Monte da Ajuda e tudo que está acima dos 30 metros de altitude. A partir deste tem uma vista de tirar o fôlego da vila de Santa Cruz da Graciosa e de toda a parte interior da Ilha Graciosa.

Ermida Nossa Senhora da Ajuda - Monte da Ajuda - Graciosa

Ermida Nossa Senhora da Ajuda – Monte da Ajuda (C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

O Monte encontra-se hoje quase todo florestado e no seu meio fica a praça de touros da vila, que se aproveita de localização privilegiada, levando-se em conta a forma de “anfiteatro natural” da antiga cratera. Esta praça só é utilizada duas vezes ao ano: durante as Festas do Santo Cristo dos Milagres.

Praça Touros - Monte da Ajuda - Graciosa, Açores

Praça Touros – Monte da Ajuda (C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Esta elevação, de origem vulcânica, possui três ermidas: a Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, a Ermida de São Salvador, e a Ermida de São João. Nesta Zona de Proteção Especial, as construções são proibidas por lei.

O Monte de Nossa Senhora da Ajuda oferece paisagens únicas de grande beleza. Ao visitar a Ilha Graciosa, é fundamental subir até ele e observar a vila e a Ilha de cima.

Ermidas

No ponto mais alto do Monte de Nossa Senhora da Ajuda, encontram-se três ermidas:

  • A ermida que dá nome ao Monte: Ermida de Nossa Senhora da Ajuda. Esta é um belíssimo exemplar de arquitetura religiosa do século XVI. Junto à Ermida, restaurada em 2012, existe uma casa destinada a acolher os peregrinos. É nesta Ermida com ares de fortaleza que em maio finaliza a procissão da Nossa Senhora de Guadalupe, “a maior em comprimento dos Açores”. Também foi a primeira a ser construída no Monte e está relacionada com a lenda de Nossa Senhora da Ajuda.
  • A Ermida de São Salvador, que foi construída entre 1709 e 1715;
  • A Ermida de São João, que teve seu nome mencionado pela primeira vez em 1557.
Ermida de São Salvador, Monte da Ajuda

Ermida de São Salvador, Monte da Ajuda (C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Miradouro / Vista para Santa Cruz

No miradouro do Monte, que possui 192 metros de altura é onde se tem a melhor vista panorâmica de Santa Cruz da Graciosa e de toda a zona Norte da ilha.

O miradouro fica junto à Ermida de Nossa Senhora da Ajuda e além da vila se avista o mar e os recortes das encostas. Junto a esta capela ficava um posto de vigilância de baleias.

Localização no Mapa

Curiosidades

Lenda da Ermida de Nossa Senhora da Ajuda

Conta-se que há muito tempo atrás, quando não havia nenhuma edificação no Monte de Nossa Senhora da Ajuda, num local chamado Caminho Velho, apareceu misteriosamente uma imagem de Nossa Senhora. Os fiéis logo foram contar ao padre, que trouxe consigo a imagem para a igreja Matriz da Vila de Santa Cruz.

No entanto, a imagem desaparecia do altar e voltava a aparecer no lugar onde tinha sido encontrada. Esse fato ocorreu três vezes até que os fiéis entenderam que a imagem gostaria de permanecer ali e decidiram construir uma morada para ela.

No entanto, não conseguiram construir a ermida exatamente onde a imagem tinha sido encontrada pois era uma encosta muito inclinada. Acabaram construindo-a no cimo do morro. Ao finalizar a construção da ermida, colocaram a imagem na sua nova casa e com surpresa perceberam que a imagem voltava a aparecer onde tinha sido encontrada pela primeira vez.

Decidiram então, assinalar este local com um cruzeiro, indicando que era ali que a Virgem queria a Sua morada. Depois disso, a imagem nunca mais saiu da ermida.


Promoções de Viagens para os Açores