Meloa de Santa Maria – Ilha de Santa Maria

A Meloa de Santa Maria é um fruto diferenciado da ilha de Santa Maria. Possui algumas características que a diferencia de outras cultivações em outras regiões, tais como a textura, o sabor e o aroma.

Estas características da Meloa de Santa Maria só são possíveis devido às condições naturais da ilha e ao modo de produção utilizado pelos produtores locais. Pelas suas características especiais, foi classificada como Indicação Geográfica Protegida.

O que é a Meloa de Santa Maria

A Meloa de Santa Maria é um fruto produzido na Ilha de Santa Maria. A meloa tem um peso médio de 800 gramas e mede cerca de 13 centímetros de diâmetro, apresentando uma forma ora oval ora arredondada. A sua coloração é esverdeada e mais amarelada na maturação, a polpa tem coloração alaranjada e o sabor é adocicado.

O fruto é consumido fresco e é comercializado inteiro. Apenas os frutos com mais de 10 centímetros e de calibre I (com o peso entre 800 e 1400 gramas) e II (peso entre 600 e 799 gramas) são aceites para comercialização.

A Meloa de Santa Maria ganhou o estatuto de Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia em 2015. Deste modo, juntou-se aos mais de mil produtos regionais portugueses que possuem este estatuto. A Meloa de Santa Maria é o primeiro produto na ilha a receber este título, e o que pesou na classificação foi o sabor doce e suculento da fruta e o alto teor de vitamina C que apresenta, muito superior aos níveis das meloas comuns.

Características Particulares

A Meloa de Santa Maria distingue-se de outros frutos da mesma categoria produzidos noutros locais pelas suas características fisioquímicas e organolépticas.

A sua coloração alaranjada, textura macia e sabor adocicado são características próprias do fruto produzido na ilha de Santa Maria. O seu aroma também é de chamar à atenção, pois há uma liberação de ácidos que deixam no ar um aroma característico do fruto.

Possui alto teor de vitamina C, minerais, tais como potássio, magnésio e cálcio, e ainda proteínas, lipídios e hidratos de carbono. Estes são valores superiores comparados aos da meloa comum.

As suas características especiais são devido às condições climáticas, ao tipo de solo e do relevo da ilha. O facto dos produtores utilizarem métodos locais de produção e por terem amplo conhecimento do fruto também ajudam a acentuar as características da Meloa.

Meloa de Santa Maria - Açores

via RTP Açores

História

A Meloa foi introduzida na ilha de Santa Maria no século XVI por colonizadores. Nos primeiros tempos era produzida localmente para consumo próprio. Já na década de 70 do século XX começaram a ser trazidas novas variedades de meloas por imigrantes americanos.

Os produtores da região perceberam rapidamente que essa nova variedade de meloa era especial e desenvolvia-se rapidamente, além de ser de boa qualidade.

Deste modo, viram o potencial comercial que apresentava e começaram a expandir a sua área de produção na ilha. A partir dessa nova variedade de meloa foi-se testando diversas meloas e verificando qual delas se adaptavam melhor às condições climáticas da ilha até chegar à versão actual.

Processo de produção

A Meloa de Santa Maria é produzida em todas as freguesias da ilha. Ela é produzida ao ar livre e na ilha existem cerca de 14 produtores.

Quando a meloa atinge a máxima maturação ocorre a queda do pedúnculo, que é onde abre espaço para a entrada de fungos, diminuindo, assim, a capacidade de conservação.

A colheita deve ser feita antes do amadurecimento total e antes que ocorra a queda do pedúnculo.

A colheita deverá ser feita muito cuidadosamente de forma a não danificar os frutos. A produção do fruto é limitada, sendo permitido a produção de cerca de 150 toneladas por ano.

Esta decisão, da cooperativa de produtores agrícolas da ilha, foi tomada a fim de defender e garantir a qualidade do produto da ilha. Os frutos são vendidos nos mercados regionais e do continente, normalmente entre os meses de julho e setembro.

A Meloa de Santa Maria é um fruto diferenciado. Após diversos testes chegou-se a meloa ideal e é a que é comercializada a nível regional e nacional.
A Meloa distingue-se de todas as outras e quem a prova não se arrepende! Experimente e delicie-se com a Meloa de Santa Maria

Referências:

Caderno de Especificações da Meloa de Santa Maria Açores Indicação Geográfica Protegida
> https://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/5B1E3BCC-D1AB-4048-9988-4C84E6850B99/762626/10CEspecificaes_Meloa_Fev2013.pdf