Massa Sovada dos Açores

A massa sovada dos Açores é um doce típico regional dos Açores, sendo característica e presença nas Festas do Espírito Santo. A sua confecção é diferente de ilha para ilha, ainda assim a base de ingredientes e resultado final acaba por ser semelhante.

É conhecido igualmente como Bolo das Festas do Espírito Santo. É também o bolo de massa sovada que acompanha a única e magnífica Alcatra da Terceira.

Massa Sovada dos Açores

Onde comprar Massa Sovada

Encontra facilmente a Massa Sovada durante todo o ano nos supermercados e superfícies comerciais. Pode ser encontrada igualmente online com um preço médio de 4,50€ (loja online)

Ingredientes

Fermento

  • 1 batata doce;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 20g fermento padeiro
  • 125g farinha;

Massa

  • 2kg farinha de trigo;
  • 250g açúcar;
  • 10 ovos
  • 400g manteiga;
  • 500ml de leite;
  • 1 colher de chá de raspa de limão;
  • Sal qb;

Sovar a massa é o passo essencial para esta receita dado que ao esticarmos a massa facilitamos a obtenção do glúten, o que lhe dá textura e ajuda a distribuir os gases produzidos pelo fermento.

Preparação

No dia anterior

Deverá preparar o fermento no dia anterior. Coza a batata com pele, devendo depois pelar a mesma, reduzindo-se a puré. Ao puré junte um ovo batido, açúcar e fermento padeiro diluído em água morna.

Adicione a farinha por forma a obter uma consistência média. Abafe e deixe levedar durante toda a noite.

Confecção da massa sovada

No dia seguinte, e de manhã, peneire a farinha num recipiente juntamente com o açúcar. Faça uma cova no meio e coloque os ovos no centro. Deve bater os ovos em misturar com a farinha.

Derreta a manteiga (não deixe ferver) e junte-a. E, por fim, junte igualmente a massa de fermento feita no dia anterior. Deverá amassar muito bem a massa até fazer bolhas e se soltar. Depois de amassada, deixe o recipiente tapado, abafado, deixando levedar por cerca de 10 minutos. Após esse tempo deverá sovar a massa por cerca de 30 minutos. Volte a tapar e volte a sovar uma vez mais antes de retirar a massa.

Dica: Prepare de manhã e coza ao final da tarde

Cozinhar a massa sovada

Agora que chegou a hora de colocar a massa no forno, pegue em pequenos bocados de massa (do tamanho que desejar), estique e dobre. Coloque sobre uma toalha empoada com farinha e deixe levedar um pouco. Antes de colocar no forno pincele-os com ovo batido.

De seguida leve-os a cozer em forno quente (180ºC).

Massa Sovada dos Açores

Vídeo receita passo a passo

Como habitual, Leonor Santos do Canal de Youtube Sabores dos Açores partilha connosco a sua receita de Massa Sovada:

Versão da receita apenas para 1 bolo grande

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores