Lagoa do Paul – Ilha do Pico

A Lagoa do Paul fica localizada na freguesia da Ribeirinha, concelho de Lajes do Pico, na Ilha do Pico. A Lagoa fica a cerca de 800 metros de altitude e integra a Reserva Florestal Natural Parcial do Caveiro.

No interior da ilha e a cerca de 10 quilómetros das Lajes do Pico, está a Lagoa do Paul. Junto com as lagoas do Caiado, do Rosado e do Ilhéu, forma um conjunto de belíssimas lagoas e de grande interesse para quem quer conhecer os monumentos naturais da Ilha do Pico.

Lagoa do Paul - Ilha do Pico, Açores

(C) SIARAM

História

Antigamente, era na Lagoa do Paul que as mulheres da localidade lavavam as suas roupas. Este era um momento social, onde a tarefa era realizada num ambiente festivo e rodeado de muita alegria.

Como a lagoa está a uma altitude bastante elevada, provoca condensação nas suas encostas, desta forma, contribui significativamente para a manutenção do lençol de água. Na Lagoa do Paul também é muito frequente a presença de nevoeiro, conferindo-lhe uma aparência misteriosa e de beleza ímpar.

Lagoa do Paul - Ilha do Pico, Açores

(C) SIARAM

A lagoa é rodeada por uma paisagem verdejante, onde vivem uma fauna muito rica e um ótimo lugar para a observação de diversas espécies de aves. A estrada que leva até às lagoas tem uma grande altitude, proporcionando uma boa visão das belas paisagens da Ilha do Pico.

No verão é comum o nível da água diminuir bastante.

Observação de Aves

No entorno verdejante da Lagoa do Paul, com as suas pastagens repletas de charcas, de juncos, e por matos de cedro e vassoura, é um dos melhores lugares da ilha para a observação de espécies de aves.

Além de galinholas e narcejas, entre as espécies mais comuns na lagoa são o melro, a lavandeira, a ferfolha e o tentilhão dos Açores. As aves raras que fazem parte da paisagem da lagoa são as: marrequinha-americana, marreca-d’asa-azul, piadeira-americana, zarro-de-colar, narceja de Wilson, perna-amarela-pequena, pilrito-de-colete.

Lagoa do Paul - Ilha do Pico, Açores

(C) SIARAM

A Lagoa do Paul é um local de paragem obrigatória para quem quer estar em contato com a natureza quase selvagem da Ilha do Pico. Cercada por uma longa cordilheira de cabeços vulcânicos, com campos muito verdes e o som dos pássaros, é o local perfeito para encontrar momentos de muita tranquilidade e comunhão com a natureza.

A melhor época para observar as espécies residentes na Ilha do Paul é de Março a Julho. Já as espécies mais raras que são migratórias, estão na lagoa de Outubro a Março.

Outras espécies que também podem ser observadas na lagoa são a marrequinha, a piadeira, a milhafre, a perna-verde, a toutinegra dos Açores, a vinagreira, o canário-da-terra.

  • Mais informações sobre Observação de Aves na Lagoa do Paul, aqui.
Lagoa do Paul - Ilha do Pico, Açores

(C) SIARAM

Curiosidades

Recentemente a Lagoa do Paul recebeu um investimento de mais de 200 mil euros, beneficiando a agricultura e reforçando a capacidade de armazenamento de água no Concelho das Lajes do Pico. Na região da lagoa vivem em torno de 27 mil animais, a sua maioria aves, que dependem da Lagoa do Paul para sobreviverem.

Localização no Mapa

Estando com viagem marcada para a Ilha da Montanha, não deixe de incluir no seu roteiro as belas lagoas da Reserva Florestal Natural Parcial do Caveiro.


Promoções de Viagens para os Açores

Encontre os melhores preços em alojamentos nos Açores.

Data de Check-in
Data de Check-Out
Irá ser redirecionado para o site do nosso parceiro Booking.com